Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Confira agora a importância da educação global!

Confira agora a importância da educação global!

20 set 2016
3 min
Post modificado em:
16/8/2022

Globalização. Uma palavra já cansada de aparecer em publicações, círculos sociais, acadêmicos e em quaisquer outras conversas sobre os tempos modernos. Já nos parece óbvio que o “mundo é plano” e que temos que nos adaptar às constantes mudanças e aos intensos intercâmbios de informações. Clichês.

Afirmar ser “globalizado” já parece ser uma condição que nasce conosco e que faz parte de quem somos. Mas será mesmo?

Viver em um mundo não-globalizado não é mais uma opção… mas ser um cidadão global educado e competente para viver neste mundo ainda é uma opção. Muitos optam e outros muitos não encontram as oportunidades necessárias para desenvolver esta competência tão importante.

Mas afinal, o que significa ter uma educação global?

Em um curso recente da Universidade de Harvard, o Think Tank on Global Education, a competência global foi definida como possuindo várias dimensões. Descrevemos abaixo duas destas dimensões:

  • A dimensão afetiva: uma disposição positiva frente às diferenças culturais e ao novo. A habilidade de enxergar diferenças como oportunidades para interações construtivas, respeitosas e pacíficas.
  • A dimensão acadêmica: possuir conhecimento e compreensão de temas da história mundial, geografia e áreas que impactam diversas nações, tais como meio ambiente, comércio global, saúde, dentre outros. Este ferramental permite pensar criticamente os desafios globais atuais, passados e futuros.

Em suma, é possível pensar em competência global como o conjunto de conhecimentos, competências e motivações para investigar o mundo, reconhecer diferentes perspectivas, comunicar ideias e se tornar agente de mudanças na sociedade.

E as razões para incentivar este tipo de educação podem ser de ordem econômica ou cívica.

A melhor forma de preparar os estudantes para o futuro é equipá-los para que eles o inventem.

No lado econômico, o crescimento de organizações multinacionais e multiculturais e de profissões ditas “globais” demandam que os novos (e os não tão novos!) profissionais demonstrem flexibilidade, disposição e competências cosmopolitas. Neste sentido, ser globalmente competente maximizaria a empregabilidade do indivíduo e, em larga escala, o crescimento econômico dos países.

The best way to prepare students for the future is to equip them to invent it” – Alan Kay (A melhor forma de preparar os estudantes para o futuro é equipá-los para que eles o inventem).

Além da questão econômica, talvez mais imediata aos olhos de muitos, o incentivo ao cosmopolitismo gera frutos de longo prazo que garantem os fundamentos das lideranças democráticas e da cidadania. Uma nação de cidadãos cosmopolitas estaria mais apta a administrar conflitos de forma pacífica e construtiva, devido ao seu conhecimento e disposição para entender diferentes perspectivas e colocá-las em contexto histórico e social adequados. Esta é a razão humanista pela qual a Educação Global se faz necessária.

E-book gratuito

Saiba tudo sobre Educação Bilíngue!

Se você é gestor escolar, baixe nosso material gratuito sobre como aplicar a educação bilíngue na sua escola.

Baixe agora!

Educação Global e benefícios para aprendizagem

A partir do trabalho com uma educação global, é possível ver muitos ganhos para a aprendizagem. Entre eles, estão:

  • Desenvolvimento de diversas competências socioemocionais, como autonomia, empatia e trabalho em equipe;
  • Ensino bilíngue e desenvolvimento de outras línguas, ampliando a aprendizagem e expandindo os horizontes de conhecimento do aluno;
  • Pertencimento e espírito comunitário;
  • Melhores resultados em disciplinas como Histórias e Geografia.

Como implementar na escola?

Intercâmbios internacionais, visitas a museus e exposições sobre outras culturas e povos, introdução a pratos de culinárias diversas, leituras de textos e autores de outros países e uso da tecnologia para se conectar ao conhecimento e a pessoas em todos os cantos do planeta – estas são algumas formas que podemos utilizar para incentivar a criação desta competência.

Além destas, aprender línguas estrangeiras, conhecer crianças de outros lugares e interagir (mesmo que virtualmente) com os temas globais atuais também são maneiras de instigar a educação global nos jovens.

Você já pensou em periodicamente ler o jornal com seu filho ou aluno e introduzir alguns temas internacionais, de forma leve e suave? Perguntas simples aguçarão a curiosidade da criança, que vai perguntar mais. Busque imagens do local em questão na internet e mostre sites interessantes sobre aquele novo tópico. Algumas escolas, por exemplo, começam o dia com a leitura e breve discussão de uma notícia do jornal. Isso pode ser aplicado de maneira transdisciplinar e não sobrecarrega o currículo demasiadamente.

Leitura e educação global

Como destacamos anteriormente, a leitura pode ser uma excelente ferramenta para se trabalhar a educação global. Tanto a partir da leitura de atualidades, colocando os alunos a par do que está acontecendo no mundo, como a partir da leitura de títulos em diferentes idiomas.

Além disso, a leitura também ajuda a formar o senso crítico dos alunos, os tornando mais capazes para entender a globalização e o mundo ao redor.

Curtiu nosso conteúdo? Então leia nosso post sobre a Agenda 2030, um assunto que tem tudo a ver com a educação global!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
ebook sobre educação bilíngue

E-book gratuito

Saiba tudo sobre Educação Bilíngue!

Se você é gestor escolar, baixe nosso material gratuito sobre como aplicar a educação bilíngue na sua escola.

Você pode gostar também

Educação

Exemplos de práticas pedagógicas com jogos digitais

Confira neste post exemplos práticos de como utilizar jogos digitais em sala de aula!

Continuar
Educação

Qual a importância dos jogos na educação e como usar?

Você sabe por que é importante usar jogos na educação? Quer conferir como essa prática pode potencializar o ensino? Confira agora nosso post!

Continuar