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Desenvolver métodos de avaliação escolar é essencial para o processo de ensino e aprendizagem, bem como aplicá-los adequadamente. O processo é importante não apenas para os alunos mas também para os professores e gestores escolares.
Isso se deve ao fato de que esse tipo de exame ajuda a iluminar e ajustar os caminhos até os objetivos de aprendizagens definidos pelos currículos em parceria com os agentes escolares.
Se você atua como gestor ou gestora de uma instituição de ensino, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.
Qual é o objetivo da avaliação escolar e quais são seus benefícios para a educação?
Um dos objetivos da avaliação escolar é mensurar o desempenho dos estudantes e verificar se estão aprendendo os conteúdos propostos. No entanto, ela vai além ao avaliar se competências e habilidades sugeridas estão sendo desenvolvidas da maneira adequada.
Ao estabelecer uma avaliação escolar aliada às concepções pedagógicas de ensino, também é possível verificar o nível de aprendizagem de cada aluno, se estão acompanhando a programação curricular e, caso existam, quais são as dificuldades apresentadas.
Por isso, podemos dizer que os benefícios da avaliação escolar incluem:
aprimoramento da qualidade do ensino;
facilitação do processo de ensino e aprendizagem;
identificação de necessidades de formação ou atualização para o corpo docente;
oferecimento de meios para promover o engajamento e a participação dos alunos;
possibilidade de construir um registro histórico bem elaborado que aborde todo o desempenho dos estudantes.
Para saber mais sobre como avaliar de forma que o aluno e o professor estejam conscientes desses percursos, conversamos com Leticia Reina, mestre Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Confira a entrevista a seguir:
Como deve ser feita a avaliação escolar?
Agora que você já sabe o que é avaliação escolar, chegou o momento de conhecer mais sobre o assunto e entender como elaborar suas próprias formas de avaliação. Por isso, confira a seguir uma entrevista imperdível com Leticia Reina!
Durante a sua trajetória como coordenadora pedagógica, como era a sua relação com o processo de avaliação escolar nas instituições de ensino por onde passou?
Fui coordenadora de Fundamental 2 e as avaliações sempre foram motivo de muita discussão, por entendermos que elas são parte do processo formativo. Mas, claro, muitas vezes nos vemos em situações em que as provas são colocadas para classificar e podem causar ansiedade nos alunos e muita pressão também nos professores.
O que discutíamos, para amenizar esse valor de classificar ou de trazer instrumentos e momentos únicos avaliativos, era como fazer a avaliação escolar estar presente em diversas situações. A resposta? Por meio de um debate, um seminário, a prova escrita, uma experiência no laboratório ou as apostilas de observação de um trabalho de campo.
Avaliar o aluno, então, deve estar inserido em um processo contínuo em que ele aprende também sobre os procedimentos de responder provas, de falar em público, de apresentar oralmente argumentos etc.
Leia também: A importância da avaliação qualitativa nas escolas
De acordo com a psicopedagogia, qual é a função da avaliação escolar? Por que e para que avaliar?
Avaliar tem que ter o intuito de entender os processos de aprendizagem do aluno a fim de rever a rota do ensino. A avaliação escolar, então, deve ter como objetivo compreender o que os estudantes estão aprendendo, aquilo que não conseguiram assimilar e qual é a melhor forma de cada um entender e construir conhecimento.
Isso é necessário já que diferentes formas de avaliar também devem ser levadas em consideração nesse processo. Alguns alunos aprendem mais e melhor lendo, enquanto outros aprendem escrevendo.
Há ainda quem assimile melhor as informações falando ou explicando um assunto pro colega, ouvindo ou vendo vídeos. Diferentes avaliações podem trazer as ideias de diferentes intervenções que atendam às diversas modalidades de aprendizagem.
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Com a presença cada vez mais frequente do ensino híbrido nas escolas, você considera que o processo de avaliação sofreu alterações significativas?
Percebo que existe uma discussão maior em torno dos processos de ensino e aprendizagem, mais do que antes. A utilização das ferramentas tecnológicas digitais na sala de aula trouxe novas possibilidades e essas permitiram que os educadores revisitassem as formas de avaliar.
Nesse sentido, avaliar o aluno por processo, dentro de um Projeto Pedagógico, por exemplo, não é algo novo, mas as TICS, ou Tecnologias da Informação e da Comunicação, trouxeram perspectivas e instrumentos novos.
Além disso, como temos hoje novas formas de comunicação, consumo e produção de conteúdo, as escolhas dos educadores foram revistas. Isso ficou mais evidente com a pandemia, pois as escolas recorreram à tecnologia para ensinar e avaliar, enquanto os alunos puderam viver novas formas de aprender. Isso foi significativo nas avaliações.
O que temos que pensar é que daqui pra frente os objetivos educacionais devem estar pautados nas habilidades que os alunos têm que desenvolver e as TICS devem atender a esses propósitos, e dessa forma, as avaliações também devem atender e ajudar a rever sempre e continuamente as propostas de ensino.
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