Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Empreendedorismo na educação: como aplicar

Empreendedorismo na educação: como aplicar

21 set 2018
3 min
Post modificado em:
11/5/2022

A escola tem o papel de contribuir para a transformação da sociedade. Por isso, é fundamental preparar os estudantes para se tornarem protagonistas de suas próprias vidas e dessa mudança. Nesse contexto, faz todo sentido aplicar os conceitos do empreendedorismo na educação.

Quer saber por que essa visão é importante e de que forma as escolas podem incentivar os alunos a se tornarem empreendedores? Descubra neste post!

Qual a importância do empreendedorismo na sala de aula?

Antes de começarmos essa reflexão, é relevante destacarmos que a sociedade está mudando. Especialistas preveem o fim do conceito tradicional de emprego, e quem pretende continuar no mercado deve se adaptar a novos modelos. Como educadores, preparamos uma geração para atuar no futuro próximo — ou seja, para esse novo contexto no qual o emprego perde espaço para o trabalho autônomo e para o empreendedorismo.

Além disso, não podemos nos esquecer de que estudos mostram que existe uma relação direta entre o empreendedorismo e o crescimento econômico. Atividades empreendedoras contribuem para a geração de postos de trabalho, melhor distribuição de renda e prosperidade.

Do ponto de vista pessoal, a capacidade de empreender cria oportunidades para exercer a criatividade, desenvolver um negócio a partir das próprias ideias e deixar uma contribuição individual relevante para a sociedade.

Como fomentar o empreendedorismo na educação?

Diante dessas considerações, podemos concluir que se a escola pretende formar cidadãos protagonistas de sua própria história e capazes de transformar a sociedade, não é possível fazer isso sem incentivá-los a se tornarem empreendedores. A grande questão é: como alcançar esse objetivo? Selecionamos alguns tópicos que vão ajudá-lo a colocar essa ideia em prática. Confira!

Estimule a inovação

A escola não deve ser o espaço onde o aluno apenas reproduz modelos ou repete conhecimentos. É preciso que ele tenha a oportunidade de usar sua criatividade para desenvolver soluções inovadoras, usando também a tecnologia para alcançar esse objetivo.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

Incentive a autonomia

A autonomia permite que o estudante se torne um sujeito proativo, que busca alternativas e encontra soluções quando se depara com um problema. Essa é uma competência essencial para o empreendedor, já que para criar um negócio de sucesso, ele precisa analisar o contexto em que vive, encontrar uma demanda que nenhum concorrente atende e oferecer uma alternativa compatível com as necessidades dos consumidores. Uma forma de estimulá-la é a pedagogia de projetos.

Ensine os alunos a analisarem o contexto

Empreendimento requer ousadia embasada em fatos, também conhecida no mundo dos negócios como risco calculado. A escola pode preparar o aluno para essa situação à medida que o ensina a ler o mundo onde vive: observar problemas da comunidade, analisar as soluções oferecidas à população, avaliar os prós e contras dessas medidas e propor opções mais efetivas. Em outras palavras, ele desenvolve um senso crítico que será útil para empreender.

Valorize os projetos

Para ser um empreendedor de sucesso, o estudante não pode apenas ter boas ideias. Ele precisa ser capaz de tirá-las do papel e fazê-las acontecerem. A escola contribui com o desenvolvimento dessa competência à medida que promove a aprendizagem por meio da elaboração de projetos. Trata-se de uma metodologia ativa em que o aluno precisa pesquisar o tema em várias fontes, debater sobre ele mas, principalmente, construir algo que possa solucionar o problema.

Proporcione oportunidades para trabalho em equipe

O trabalho em equipe permite que os alunos entendam a importância da cooperação, organização, fluxo de atividades, divisão justa de tarefas e liderança — necessidades essenciais para qualquer empreendimento. Para que esse método seja efetivo, deve ser aplicado em ações que realmente requerem uma construção conjunta. Um exemplo é o desenvolvimento de projetos, que já mencionamos no tópico anterior.

Finalmente, é fundamental que a escola fique atenta às necessidades da comunidade e as atenda por meio de sua proposta pedagógica. Diante de tantas mudanças econômicas e da substituição evidente do modelo baseado no emprego por uma sociedade voltada para o trabalho e geração de negócios, ela não pode negligenciar a relevância de aplicar os princípios do empreendedorismo na educação e preparar seus estudantes para essa nova realidade.

Gostou do post e quer descobrir mais sobre assuntos relacionados? Continue no blog e confira também a importância de desenvolver a autonomia dos alunos.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar