Saiba agora as 4 melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Uma educação flexível é a chave para melhorar a aprendizagem dos alunos em toda a escola. Por isso, é importante conhecer novas práticas pedagógicas em sala de aula e ações para melhorar o desempenho dos alunos. A maior parte delas coloca o estudante como ponto principal na construção do conhecimento. Assim, cada estudante é capaz de trilhar o seu próprio sucesso.

Pensando nesse estímulo, no post de hoje mostraremos 4 práticas pedagógicas em sala de aula. Confira!

1) Prática pedagógica de empoderamento do aluno

A ideia do empoderamento do aluno aborda o desafio de mudar a base de interação entre educador e aluno. Com isso, a ideia é envolver os alunos de forma mais ativa no processo de aprendizagem. Assim, haverá o processo de remodelar o aprender, o lecionar e a escola como um todo.

Essa prática pedagógica aplicada em sala de aula é sustentada pelo conceito da flexibilidade. Afinal, ela promove uma mudança nas relações entre professor e aluno. Além disso, ela conecta estudantes e educadores no esforço de recriar os paradigmas da educação.

Isto coloca em foco a natureza essencialmente política dos sistemas de ensino. Essa prática procura envolver os alunos não só na co-criação do projeto anual ou semestral da escola. Mais do que isso: o aluno participa do desafio de mudar as práticas sociais em suas vidas além do ambiente estudantil.

2) Educação voltada para o futuro

A educação voltada para o futuro é uma das práticas pedagógicas que transmite uma visão preocupada com a capacitação dos alunos. Afinal, o aluno precisará pensar de forma crítica e criativa em relação às perspectivas futuras e tecnologias atuais. Com isso, será possível gerar visões alternativas de possíveis problemas e a resolução dos mesmos.

Na sala de aula, a prática pedagógica voltada para o futuro nos leva diretamente a comentários sobre a falta de perspectiva no cenário atual. Por isso a importância dos alunos serem motivados.

O objetivo com essa prática é melhorar as perspectivas humanas e qualidade de vida. Tudo isso por meio do desenvolvimento de habilidades e capacidades que irão ajudá-los nos prováveis cenários futuros. Aliás, sem deixar de lado as mais recentes tecnologias.

Leia também: Com medo do uso dos celulares em sala de aula? Conheça 7 motivos para os professores usarem os celulares em sala de aula

3) Descolonização da educação

Essa prática pedagógica em sala de aula está preocupada com a desconstrução de quadros pedagógicos dominantes. Esses quadros promovem visões de mundo singulares. Portanto, a ideia aqui é ampliar a compreensão intercultural e experiências dos alunos.

A descolonização da educação surgiu como uma necessidade pedagógica importante para o ensino. Afinal, ela está ligada à rápida globalização e questões de diversidade cultural e inclusão.

Tem como objetivo uma aprendizagem voltada para a incorporação da diversidade. Isso inclui esforços para internacionalizar o currículo estudantil por meio de exemplos globais. Além disso, a prática buscar estender a alfabetização intercultural, melhorando a capacidade de pensar e trabalhar com diferentes perspectivas culturais e sociais.

4) Cruzando fronteiras

A ideia de cruzar fronteiras envolve a tomada de abordagens integradoras e sistêmicas para o conhecimento e aprendizagem. Afinal, a prática reconhece a necessidade de transcender os pontos disciplinares unifocais do ensino, enraizados nos sistemas estudantis.

Esta prática pedagógica busca uma visão interdisciplinar entre as matérias e conteúdos. Portanto, deve ser incentivada a leitura de livros diversos. Além disso, o professor precisa estabelecer uma conexão com as ambições do aluno. Ele também deve garantir a aplicação das complexidades e adversidades do cenário social real.

Novas práticas pedagógicas em sala de aula são importantes para questões críticas sobre modos de participação no ensino-aprendizagem. Dentro deste contexto, novas ideias devem ser exploradas com foco na construção da capacidade dos alunos em antecipar e se envolver com o futuro. Assim, será possível melhorar seu desempenho e navegar através da complexidade, incertezas e mudanças do mundo real.

E você, qual prática pedagógica irá usar em sala de aula?

Gostou do conteúdo? Entendeu como essas práticas pedagógicas em sala de aula podem te ajudar na construção do conhecimento dos seus alunos? Por fim, lembre-se: avaliações contínuas são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos. Com elas é possível encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais.

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilha de Leituras Árvore

Garanta o desenvolvimento da leitura na sua escola durante o ensino híbrido e remoto.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

alunos e professor utilizando jogos digitais em sala de aula
Educação

3 exemplos de práticas pedagógicas que utilizam jogos digitais

Confira neste post exemplos práticos de como utilizar jogos digitais em sala de aula!

Continuar
aluno usando tecnologia na sala de aula
Educação

Tecnologia na sala de aula: como pode beneficiar seus alunos?

Você sabe como a tecnologia na sala de aula pode ser usada a favor dos alunos? Vamos mostrar para você neste post!

Continuar