Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Conversas que transformam 2021: o que rolou no congresso digital!

Conversas que transformam 2021: o que rolou no congresso digital!

12 de julho de 2021
3 minutos
Post modificado em:
12/7/2021

O Conversas que Transformam é um congresso digital sobre educação e leitura realizado pela Árvore. Todo ano, reunimos nomes importantes para diálogos que realmente importam. Portanto, em 2021, não foi diferente! José Pacheco, Leandro Karnal, Conceição Evaristo, Dráuzio Varella e muitos outros fizeram parte do nosso evento.

Assim, neste post, você confere os melhores momentos e um resumo do nosso congresso digital Conversas que Transformam. Confira!

José Pacheco e novas formas de ensinar

O nosso congresso digital Conversas que Transformam teve José Pacheco na abertura. Pacheco é educador, nascido na cidade do Porto em Portugal e incentivador da gestão democrática na Educação. Portanto, na palestra, Pacheco fala um pouco sobre como praticar uma aprendizagem onde todos os envolvidos são importantes no processo.

Assim, o educador acredita na educação com afeto e com participação ativa dos alunos e dos professores. Em uma de suas falas, José Pacheco diz: "a aprendizagem é antropofágica: eu não aprendo o que o outro diz, eu aprendo o que o outro faz".

Quer conferir a conversa completa? Então, clique AQUI e assista!

Congresso digital discute o incentivo à leitura

Ainda no primeiro dia de conversas, tivemos uma mesa incrível com os escritores Conceição Evaristo e Daniel Munduruku. Eles ressaltaram a importância da pluralidade e da diversidade no processo de formação de novos leitores.

Conceição Evaristo destacou suas próprias memórias para mostrar como o incentivo à leitura pode acontecer desde cedo. Além disso, a autora falou sobre o quanto as escolhas dos livros e conteúdos que serão lidos também são políticas e importantes nesse processo.

Daniel Munduruku deixou a gente com uma frase muito especial: "a palavra tem alma e ela faz um caminho quando sai da gente e atinge a pessoa que nos escuta". Demais né? Assista essa conversa do nosso congresso digital clicando AQUI.

Leandro Karnal deixa mensagem para os professores

Leandro Karnal também fez parte do nosso congresso digital Conversas que Transformam. O escritor, historiador e professor deixou mensagens acolhedoras para todos os professores que estavam presentes no congresso. Karnal ressaltou o grande desafio que professores sempre passaram e encararam com mais força durante a pandemia.

Além disso, o educador ressaltou o quanto o caráter transformador da educação está, muitas vezes, na mão do professor. Nas palavras de Karnal, "esse é um mundo novo e os professores não foram preparados para eles, mas você, professor ou professora, são as pessoas mais aptas a tentarem achar a chave desse mundo novo". Não perca a conversa completa com Leandro Karnal!

Novo ensino médio, educação midiática e pandemia no congresso digital

Teve ainda muitos assuntos atuais e importantíssimos para a educação! O Novo Ensino Médio foi tema da conversa entre Eduardo Deschamps, Monique Evelle e Elaine Lima, que destacaram temas como itinerários formativos, empreendedorismo e o Enem. Você pode assistir tudo AQUI.

Já a educação midiática e a formação de alunos críticos na era das fake news foi tema de um papo incrível com Flávia Oliveira, Januária Alves, Daniela Machado e Renata Rizzi. As jornalistas e educadoras destacaram o quanto a leitura é chave importante desse processo e você pode conferir AQUI.

Além disso, teve ainda mesa abordando somente a relação família e escola na pandemia, com a participação de Roberta Bento (SOS Educação), Marcos Piangers e Fernanda Cordeiro. Os palestrantes deixaram dicas tanto para escolas quanto para as famílias sobre como lidar com a educação dos estudantes.

Por fim, Drauzio Varella, Lucas Veiga, Herbert Lima e Gina Vieira falaram sobre a saúde mental nas escolas, principalmente nesse período de pandemia. Você pode conferir todo o papo clicando AQUI.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Como fazer uso de aplicativos em sala de aula?

Quer fazer o uso de aplicativos em sala de aula para melhorar a aprendizagem dos seus alunos? Confira nossas dicas!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar