Como incentivar a leitura remotamente? Descubra agora!

O distanciamento causado pela pandemia exigiu uma nova postura frente às informações e conhecimentos que nos são apresentados dentro e fora do universo virtual. Nesse contexto, a leitura se mostra como uma habilidade indispensável, e na  mesma proporção, o papel da escola se apresenta como fundamental para a formação leitora dos estudantes.

Pensando em tamanho desafio, escrevemos este post para que você, professor e professora, incentive de forma fluida a leitura nas suas aulas remotas.

Dicas de como incentivar a leitura remotamente

A pandemia intensificou alguns elementos comuns ao nosso cotidiano, principalmente a livre circulação de ideias, informações e notícias. Essa liberdade de informação e expressão é um direito dos indivíduos, mas ao mesmo tempo exige enorme responsabilidade, isto é, uma postura crítica de compreender o que está sendo ativa e passivamente compartilhado.

A leitura, então, é uma habilidade fundamental para essa criticidade. E a escola, como uma das instituições basilares da sociedade ocidental, tem uma responsabilidade ainda maior, de estimular que os estudantes, para os quais contribui em suas trajetórias, sejam capazes de uma leitura reflexiva e consciente. 

Desse modo, faz-se necessário novos estímulos e metodologias de aprendizado centralizando o papel da prática da leitura. Para tanto, existem diversos recursos pedagógicos que podem e devem ser usados para incentivar o estudante a continuar aprendendo  nas aulas remotas. Considerando esses estímulos, separamos algumas dicas para que você saiba como incentivar a leitura na sua aula online.

1 - Explore os encontros virtuais!

Nas plataformas de vídeo chamada a leitura compartilhada pode ser muito bem explorada, podendo ser um espaço para compartilhar impressões, afinidades com a leitura e outras reflexões.

Na aula remota, o ambiente virtual pode ser um momento para que o professor faça a mediação da obra, compartilhando o contexto histórico que foi escrito, a imagem do escritor ou escritora, curiosidades sobre o autor, esses que são todos elementos que podem enriquecer o encontro virtual e aproximar o discente da leitura.

2 - Conecte o mundo!

Destaque elementos do cotidiano como notícias e acontecimentos científicos. Por exemplo, sabe aquela ossada de dinossauro encontrada em algum lugar do mundo? Ou que tal falar sobre o primeiro buraco negro já fotografado?

Explorar o universo que nos cerca e as novidades do dia a dia é um ensejo incrível para compartilhar e, assim, introduzir os livros na sua aula remota.

4 - Combine outros recursos!

Estimular a prática da leitura a partir de outros recursos como o audiovisual pode ser ainda mais interessante. Que tal misturar os livros com a hora do desenho? Aquele filme super em alta com os heróis da Marvel ou o desenho que toda a turma não para de comentar, combinam e muito com o universo dos livros e essa pode ser uma super oportunidade para que seus estudantes se apaixonem de vez pela leitura. 

5 - Investigue seus interesses!

E mesmo que suas preferências não sejam tão evidentes, pode ser muito proveitoso separar um momento na sua aula remota só para ouvi-los em um bate-papo bem descontraído. Pois a partir de seus gostos é possível encontrar livros que dialoguem com a temática ou mesmo que se aproximem de um modo surpreendente.

Talvez o livro não aborde diretamente o assunto de interesse, mas traga a história ou elementos fundamentais para o objeto, o que pode ser ainda mais interessante.

6 - Dialogue com os responsáveis!

Converse com seu núcleo familiar, seu apoio é essencial! Com o incentivo da escola, os responsáveis podem encontrar um horário do dia em que todos os membros da família se sintam confortáveis para uma leitura compartilhada.

Nesse momento, o envolvimento dos pais com a leitura pode transformar uma tarefa da escola em um espaço de cuidado e afeto. 

Leia também: Leitura partilhada: saiba como funciona e forme leitores críticos e engajados!

7 - Não deixe a diversão de lado!

Gincanas e brincadeiras que explorem outras habilidades e competências dos alunos em torno do livro também podem ser usadas como forma de aproximação do tema. Assim a curiosidade e interesse pelo livro podem ser bem maiores!

Que tal desenvolver um concurso,  na sua aula à distância, em torno das melhores ilustrações dos personagens, das capas dos livros e por que não as melhores  releituras da história?

8 - Inclua as redes sociais!

Com atenção para a idade do estudante e o consentimento dos responsáveis, o uso das redes sociais também pode ser um bom catalisador. Esse uso incentiva que competências como a comunicação e a cultura digital sejam desenvolvidas e que o aluno tenha uma educação midiática. Além disso, o estudante estará na sua zona de afinidade, mas será surpreendido ao compreender as redes também como um espaço de aprendizado.

Há vários modos de explorar pedagogicamente esse ambiente, muito amado pelas crianças e adolescentes, os estudantes podem ser desafiados a compartilhar resenhas, imagens que remetam ao livro ou mesmo criar textos reflexivos e argumentativos sobre o título e assim compartilhá-los com amigos e seguidores.

9 - Leitura com inovação!

A tecnologia pode ser uma excelente aliada nas aulas remotas! Além de facilitar o acesso ao livro em diferentes espaços, com as plataformas digitais ficou muito fácil analisar o desempenho das habilidades de leitura de cada estudante. A partir do acompanhamento personalizado, a intervenção se torna muito mais assertiva. 

As tecnologias educacionais apresentam diversas soluções para o estímulo da leitura remotamente, uma delas é a gamificação, na qual mecanismos utilizados nos jogos são personalizados para o engajamento no aprendizado educacional, o que tem o potencial de intensificar o comprometimento dos estudantes!

Finalmente, ao explorar nossas dicas, esperamos que os encontros remotos com seus estudantes transformem a leitura em um momento ainda mais agradável, encantador e cheio de curiosidades, pois sabemos que os encontros virtuais vieram para ficar, tornando-se urgente a adaptação aos novos desafios e cada vez mais fundamental transformar a leitura numa companheira para todas as horas! Bons encontros!

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

professora incentivando aluno a ler
Leitura

Como incentivar a leitura na escola: 5 dicas para educadores

Quer conferir como incentivar a leitura na escola entre seus alunos? Trouxemos cinco dicas infalíveis para educadores!

Continuar
clube de leitura na escola
Leitura

8 dicas para organizar um clube de leitura na escola

Que tal organizar um clube de leitura na sua escola? Ele pode ser uma ótima forma para incentivar os alunos e formar novos leitores. Confira nossas dicas!

Continuar