Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como incentivar a leitura na sala de aula? 8 dicas!

Como incentivar a leitura na sala de aula? 8 dicas!

21 fev 2017
3 min
Post modificado em:
6/7/2022

Aprender a ler é uma das principais conquistas do início da vida. O contato com a literatura favorece todo o desenvolvimento da criança. Sim, leitura e desenvolvimento infantil estão atrelados e você pode conferir tudo aqui. A leitura é capaz de melhorar a comunicação, fortalecer os laços afetivos e instigar o raciocínio lógico e a concentração. Saber como incentivar a leitura na sala de aula então é fundamental como exemplo e estímulo para adquirir esse hábito.

Em qualquer momento da vida, ler é prazeroso e educativo. Se para as crianças e adolescentes faz parte das tarefas e da descoberta do mundo, para adultos e idosos pode ser uma bela companhia para relaxar. O importante é que esta atividade nunca desapareça da sua rotina! Se você ainda tem dúvidas de como incentivar a leitura na sala de aula, não deixe de ler esse post até o final. Confira!

Por que investir na leitura

Ler é uma atividade com múltiplos benefícios: ativa o cérebro, desperta a criatividade, melhora a capacidade de interpretação, traz conhecimento, exercita a memória e trabalha a concentração. Sobretudo para o desenvolvimento infantil, é um exercício completo que ainda proporciona o aumento do vocabulário da criança.

Assim, a leitura facilita a comunicação e diversos outros aprendizados. A leitura em sala de aula reforça diariamente a aprendizagem, além de ajudar a criar esse hábito.

Apesar de o período escolar ser cheio de conteúdos e livros didáticos a serem devorados, é importante estimular a criança a ler nas suas horas vagas assuntos de seu interesse, que lhe tragam prazer, informação e lazer.

Como incentivar a leitura na sala de aula

Talvez um dos grandes desafios de um professor seja saber como incentivar a leitura na sala de aula e fazer uma criança se apaixonar por esse hábito. Não é incomum ouvir que, nessa fase, eles preferem brincar, praticar algum esporte, jogar videogame ou se dedicar a outras atividades.

A leitura em sala de aula pode ser o ponto de partida para adquirir esse hábito, principalmente se dentro de casa não há muitos estímulos. Estar atento aos pequenos costumes faz toda a diferença no resultado final, confira algumas dicas de como incentivar a leitura na sala de aula.

1 - Sinalize a importância da leitura

O passo primordial é demonstrar sempre a importância da leitura como fonte de informação, imaginação, cultura, vocabulário, valores. Incentive o contato e o respeito pelo livro e faça com que este não seja um objeto distante, mas sim parte do seu cotidiano. Essas são boas atividades para incentivar a leitura.

2 - Facilite o acesso às obras

A criação de um espaço lúdico e propício para a leitura, onde os estudantes tenham acesso às unidades literárias, também deve ser uma preocupação da instituição e é também um ponto fundamental de como incentivar a leitura na sala de aula.

Atualmente, isso pode ser facilitado e viabilizado até mesmo pela internet, reduzindo custos de aquisição de material, armazenamento ou problemas como perdas. As bibliotecas digitais permitem que todo o grupo de alunos consiga acessar diversos títulos, sem limitações de tempo ou unidades.

3 - Promova eventos

O teatro, a música, a dança e até a culinária podem ser bons aliados em como incentivar a leitura na sala de aula. Declamar poesias, representar romances ou comédias, testar receitas e diversos outros tipos de apresentações, ajudam a movimentar o ambiente escolar utilizando bases literárias e os talentos de cada um.

Você ainda pode sugerir a criação de um jornal ou revista da turma. Para isso, divida produção do conteúdo entre os alunos e programe um evento para o lançamento.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

4 - Diversifique os temas e os gêneros

Muitas crianças não se dedicam a ler as mesmas histórias que os outros colegas, mas gostam de ler enciclopédias, livros sobre animais, mapas ou outras curiosidades. Essa é uma maneira generosa de como incentivar a leitura na sala de aula.

O essencial é não deixar que esse prazer seja perdido ou visto como uma obrigação, apresentando diversos gêneros e formas de praticar a leitura até que cada uma encontre a que mais lhe agrada.

5 - Crie um clube de leitura

Promover um encontro período para a discussão de diferentes obras e a percepção dos alunos pode ser uma ótima maneira de como incentivar a leitura na sala de aula. Afinal, os alunos se sentem motivados a ler o livro para participar dos encontros.

Além disso, uma roda ou clube de leitura pode desenvolver algumas habilidades socioemocionais dos estudantes, como a empatia, a escuta ativa e o diálogo entre diferentes pessoas.

6 - Aposte na gamificação

A gamificação na sala de aula pode ajudar na aprendizagem de diferentes maneiras. Uma delas é no incentivo à formação leitora. 

Um ranking de leitura entre os estudantes de uma turma para conferir quem leu mais livros. Um sistema de recompensa para os alunos leitores. Todas essas são ideias simples de aplicação de gamificação para formação de leitores.

7 - Faça um projeto de leitura

O projeto de leitura é uma ferramenta de engajamento e promoção de leitura na escola que pode gerar muitos frutos. Ele consiste na escolha de uma temática e elaboração de uma trilha de leitura, que envolve também a leitura em si de obras e textos como a elaboração de atividades ligadas ao projeto.

Durante o projeto de leitura, é possível ainda trabalhar o trabalho em grupo, a apresentação de atividades e a inserção de diferentes atividades de leitura, como dramatização de obras, roda de conversa, etc.

8 - Dê espaço para o digital

O ambiente digital já faz parte da rotina de muitas crianças e jovens em idade escolar. Assim, apostar na leitura digital e no universo midiático para incentivar a leitura nos alunos pode ser um ótimo caminho.

O formato dos livros digitais irá dialogar com a realidade dos alunos, além de promover muitas trocas a mais, como o manejo de plataformas digitais, a interação com colegas e o manuseio do livro. Tudo isso ajuda ainda a promover a educação midiática na escola.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e baixe gratuitamente nossas Trilhas de Leitura, um material completo com atividades para incentivar a leitura em sala de aula.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Árvore chega à rede pública de Manaus com inovação

Confira a chegada da Árvore nas escolas municipais da rede de Manaus.

Continuar
Leitura

7 dicas infalíveis para a formação de novos leitores!

Vamos dar para vocês dicas infalíveis para formar leitores na sua escola, elaboradas pelo nosso time pedagógico de especialistas.

Continuar