Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Dicas para começar o seu ano letivo com o pé direito

Dicas para começar o seu ano letivo com o pé direito

2019-01-16
2 min
Post modificado em:
3/3/2023

O início do ano letivo é o momento certo para o planejamento da equipe pedagógica do colégio. Esta é a chance de coordenadores e gestores escolares motivarem seus professores e ajudarem seus alunos na direção da formação escolar ideal.

E você, está com tudo preparado? Separamos cinco dicas de planejamento que vão ajudar a sua equipe a começar o ano letivo com o pé direito e garantir um período escolar de muito sucesso!

Por que é importante planejar o início do ano letivo?

Planejar o ano letivo de forma eficiente é uma das atribuições de um gestor escolar. Afinal, é uma maneira de garantir que os melhores resultados possíveis sejam alcançados no período desejado.

Sendo assim, as ações contidas em cada etapa do planejamento escolar partem das atitudes tomadas durante o início do ano letivo. Da mesma forma, a priorização dessas tarefas contribui para o alcance dos principais objetivos da instituição de ensino.

Leia também: Saiba como fazer um planejamento escolar eficiente

Como começar o ano letivo?

Alguns passos fazem toda a diferença para iniciar o ano letivo de maneira assertiva. Ao estabelecer o planejamento da equipe pedagógica é possível prever ações e técnicas necessárias para que o novo período seja proveitoso e capaz de formar cidadãos comprometidos com o futuro. Confira algumas dessas medidas:

Leia também: Quais são as etapas do planejamento escolar?

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

1. Faça um balanço do ano anterior

Avalie o que deu certo na escola no ano letivo anterior e reflita sobre possíveis maneiras de potencializar o que funcionou. Da mesma maneira, ao analisar o que precisa ser aprimorado, avalie o que pode ser feito para alcançar melhores resultados.

Para isso, você pode responder perguntas como:

  • a minha escola está apresentando bons resultados?
  • estou satisfeito com aqueles que alcancei ou quero elevá-los?
  • o que faltou para que os resultados fossem melhores?
  • é preciso definir algum novo objetivo para formar melhores cidadãos?
  • como minha equipe pedagógica se sentiu diante do que foi proposto no ano letivo anterior?

Essa é uma forma prática de identificar e analisar pontos de melhoria. A partir disso, é possível determinar objetivos para a escola no novo ano, como veremos no próximo tópico.

Leia também: Quais são os desafios da gestão do cotidiano escolar?

2. Defina seus objetivos e suas metas para o ano

No início do ano, temos o hábito de pensar em objetivos e metas pessoais, como fazer uma viagem ou começar alguma atividade física nova... O mesmo pode ser feito com relação ao ambiente profissional. Faça uma lista de objetivos e, em seguida, outra de ações que vão ajudar você, gestor escolar, a atingir esses objetivos.

Trabalhe nessas tarefas ao longo do ano e não esqueça de retomá-las de tempos em tempos para garantir que está havendo um progresso. 

Você pode incluir um curso de aprimoramento na sua área, uma formação específica para a equipe docente, novos conteúdos a serem oferecidos para professores e alunos, reunião periódica com colaboradores para feedbacks e muitas outras opções.

Ouça no Plantando Histórias: Novas construções sociais de aprendizagem

3. Pesquise tendências e inove

É importante saber o que o mercado da educação oferece de novidade e ter uma noção do que outras escolas estão fazendo de diferente. Assim, a sua instituição pode continuar oferecendo um ensino de qualidade e diferenciado.

Pensando nisso, que tal aproveitar a semana de planejamento pedagógico para fazer essa pesquisa? Esse período também é ideal para incluir novidades no ambiente escolar. Buscar novos conteúdos e novas tecnologias para professores e alunos é um excelente primeiro passo para isso.

Alguns bons exemplos são:

  • propor o uso de uma ferramenta de comunicação escolar;
  • investir em novos recursos do laboratório de informática;
  • adotar uma solução digital de leitura para melhorar os resultados dos seus alunos e da sua escola como um todo;
  • buscar ferramentas que ajudem a obter melhores resultados para a sua escola.

Ouça no Plantando Histórias: Projetos de Inovação e tecnologia na educação

4. Mantenha a equipe integrada sobre os processos

Permita que sua equipe escolar tenha acesso a todos os planos e projetos do novo ano letivo. Afinal, cada um desempenha um papel fundamental na obtenção dos resultados diariamente e, por isso, podem influenciar os estudantes positivamente.

Manter todos informados e garantir o entendimento dos processos é dar mais um passo em direção ao sucesso, abrindo espaços para críticas, ideias e feedbacks de maneira democrática.

Leia também: Escuta ativa: como aprender a desenvolver essa habilidade?

5. Aproxime-se da comunidade escolar

Como gestor escolar, você conhece a importância da comunidade que a cerca. Nesse sentido, essa conexão deve ser mantida durante todo o ano letivo, considerando a oferta de uma comunicação sincera e caracterizada pela proximidade.

Assim, é possível estabelecer uma relação satisfatória entre alunos, responsáveis, professores e demais componentes do ambiente escolar. Como resultado, pode haver melhora da captação e da retenção de alunos, além de grandes chances de melhora do desempenho escolar.

Propor que os envolvidos respondam pesquisas de satisfação permite a análise dos resultados, o que pode levantar pontos críticos e fortalecer métodos existentes.

Baixe gratuitamente: Planilha do Planejamento Escolar 2023

Gostou das dicas? Esperamos que elas inspirem seu novo ano letivo e que sejam postas em práticas o quanto antes. Afinal, investir no futuro é o meio mais eficiente e eficaz para obter resultados cada vez melhores.

Aproveite para assinar nossa newsletter e receber as últimas notícias do mundo da educação em primeira mão. Essa também é uma excelente oportunidade de conhecer novas estratégias e acompanhar tendências relacionadas ao tema.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Gestão escolar na pandemia e como se atualizar

Neste post, conversamos com gestoras escolares para falar um pouco sobre os desafios e como a gestão escolar se atualizou nesse período de pandemia. Confira!

Continuar
Gestão Escolar

Sistemas de gestão escolar: entenda como a tecnologia pode ser aliada!

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na administração das escolas? Confira como isso pode acontecer por meio dos sistemas de gestão escolar.

Continuar