Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Confira dicas de livros para as férias escolares!

Confira dicas de livros para as férias escolares!

20 de julho de 2021
3 minutos
Post modificado em:
2/1/2023

A leitura não precisa parar durante as férias escolares! O tempo livre pode e deve ser aproveitado para brincadeiras e descanso. Assim, os livros também podem fazer parte desses momentos.

Confira abaixo sugestões de leituras e atividades para as férias! Dividimos as dicas por idades. Dessa forma, fica mais fácil encontrar a mais adequada para sua turma.

Leia também: Como estimular a leitura dos alunos nas férias?

Educação Infantil (2 a 6 anos)

Esta é uma fase onde a imaginação é a protagonista! Dessa forma, escolha livros que estimulem a criatividade das crianças. Incentive-as nas criações de suas próprias versões e continuações para as obras escolhidas.

Nuvem no céu, nuvem de papel

Autor: Fabiola Braga

Editora: Editora DSOP

Sinopse: Neste livro, vamos conhecer Kira, uma menina que adora observar as nuvens e inventar histórias sobre os personagens que nelas vivem. Assim, a obra conta com belíssimas e coloridas ilustrações, que também enriquecem a experiência.

Leia na Árvore

Dica: Após a leitura, acompanhe o pequeno até uma janela e imaginem juntos quem são os personagens e histórias escondidos atrás das nuvens. Enquanto isso, faça perguntas pontuais. Assim, você estimula a criatividade, imaginação e autonomia da criança.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (6 a 11 anos)

Para que a criança desenvolva seu próprio repertório, é importante que ela tenha contato com práticas expressivas. Nesse sentido, sugerimos que os livros escolhidos também contenham figuras e textos que despertem o interesse dos pequenos leitores.

Quando tudo começou: mitos da criação universal

Autor: César Obeid

Editora: Panda Books

Sinopse: Em "Quando tudo começou" você encontrará pequenos contos que narram a história dos mitos da criação do universo a partir do olhar de diferentes culturas. Além disso, todos os contos receberam uma ilustração única, que busca retratar um pouco do estilo artístico daquele país ou região.

Leia na Árvore

Dica: A princípio, que tal uma sessão de desenho após a leitura? Com papel e lápis em mãos, cada pessoa da família pode escolher um conto para representar. Outra opção é fazer uma releitura das ilustrações do livro.

Anos Finais do Ensino Fundamental (11 a 14 anos)

Para que empatia e senso crítico sejam desenvolvidos, é fundamental que crianças e jovens entrem contato com outras realidades. Dessa forma, nossa sugestão é de que os livros escolhidos possuam diversidade e riqueza de temas e cenários. Temos certeza que boas conversas sairão dessas leituras.

O Pescador de Histórias

Autor: Heloísa Pires Lima

Editora: Melhoramentos

Sinopse: Em "O Pescador de Histórias", você irá conhecer um pescador que navega pelas águas doces da África, recolhendo contos mitológicos sobre o continente. A obra aborda um importante aspecto da cultura africana que é a oralidade, bem como a importância de se pensar em ancestralidade.

Leia na Árvore

Dica: Proponha uma conversa sobre as diferentes percepções de África que cada um possui. Quais são as manifestações culturais que Brasil e África compartilham? Além disso, encontramos alguma delas na obra?

Ensino Médio (15 a 17 anos)

Primeiramente, a juventude não é um período simples. Afinal, é uma fase repleta de dúvidas e anseios. É importante que o adolescente se sinta confortável e acolhido para ser e sentir da maneira que desejar.

Dessa maneira, para essa turma, nossa dica é que a escolha de livros considere a experiência contemporânea de ser jovem. Levando-os assim, à reflexão sobre suas vivências e experiências.

Jamais peço desculpas por me derramar: poemas de temporal e mansidão

Autor: Ryane Leitão

Editora: Planeta

Sinopse: Através da poesia, a autora retrata a diversidade de sentimentos e emoções que habitam em nós. Além disso, o poema é um gênero textual que se aproxima muito bem desse público.

Leia na Árvore

Dica: Após o retorno das férias das escolares, faça uma roda de conversa sobre a obra. O bacana é que todos se sintam se confortáveis para compartilhar suas opiniões e impressões. Desse modo, busque criar um ambiente confortável e acolhedor.

Curtiu nossas dicas? Temos certeza que farão muito sucesso nas férias escolares! Afinal, a leitura deve ser prazerosa.

Leia também: Conheça 9 livros que todo jovem deveria ler

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Educação antirracista: como a leitura pode ajudar

Que tal refletir sobre educação antirracista e aplicar atividades práticas que reconheçam e valorizem a diversidade? 

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar