Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Tecnologia e inovação em escolas tradicionais: como praticar

Tecnologia e inovação em escolas tradicionais: como praticar

2 set 2022
3 min
Post modificado em:
2/9/2022

O desafio de aliar a tradição e a inovação é um velho conhecido de escolas que possuem uma longa história de compromisso com a educação.

As escolas tradicionais têm como missão oferecer uma educação baseada na transmissão de valores e princípios, aliados à formação intelectual e moral de crianças e jovens.

Já a inovação na educação, pode ser pensada com o objetivo de melhorar os processos de aprendizagem dos estudantes, em todas as fases de interação com o conteúdo pedagógico.

Fazer dialogar esses dois universos é, muitas vezes, um movimento que exige muita cautela e pode gerar certa tensão entre os gestores das escolas tradicionais.

No entanto, é justamente o propósito dessas escolas que dá todo o sentido para que você, gestor de uma escola tradicional, busque continuamente inovação e tecnologia para sua instituição.

Mas o que é inovação na escola?

Vale notar que a inovação educacional, não necessariamente, tem a ver com mudanças extraordinárias na rotina da escola.

A ampliação do engajamento dos alunos, a melhora no desempenho da aprendizagem, e a simplificação do trabalho do professor, em um contexto diverso, já pode ser sim considerada inovação educacional!

E pode ocorrer por meio da inserção de ferramentas tecnológicas e plataformas simples no dia a dia dos alunos, professores e demais colaboradores dos ambientes escolares.

Considerando esses aspectos, vamos te ajudar a entender como a sua escola pode praticar a inovação e a tecnologia sem interferir nos valores do ensino tradicional!

A tecnologia na escola como aliada

A partir de um trabalho conjunto entre professores, coordenadores pedagógicos e a tecnologia, estudos têm mostrado que é possível construir uma interação mais efetiva dos estudantes com o objeto de ensino, tanto entre o professor e o aluno, quanto entre os estudantes.

De acordo com a teoria de aprendizagem do psiquiatra norte-ameriacano William Glasser, autor da Teoria da Escolha, o estudante aprende mais efetivamente quando está exposto a métodos ativos de aprendizagem, isto é, aqueles em que é motivado a interagir como um autor, um interlocutor com objeto.

Assim, as tecnologias educacionais são parceiras que podem ampliar as oportunidades de mediação e acompanhamento do professor, como também beneficiar uma interação dos alunos muito mais ativa com o objeto de aprendizagem, ampliando seu engajamento.

A leitura e a tecnologia

Aqui na Árvore, por exemplo, o educador e as famílias podem acompanhar os relatórios de leitura dos estudantes que, quando combinados aos demais resultados de desempenho, permitem uma avaliação sobre desenvolvimento das habilidades leitoras.

Além de possibilitar o conhecimento do professor sobre as preferências literárias dos estudantes, facilitando uma intervenção personalizada nas aulas.

A tecnologia também oferece à gestão, aos professores e às famílias a tranquilidade de contar com um acervo diverso e curado por especialistas, que respeita a faixa etária e segmento dos estudantes.

Mas é importante notar que, na nossa plataforma, os professores têm total autonomia para compartilhar com sua turma o livro que achar necessário para o seu trabalho.

A tecnologia digital pode ser uma grande parceira ainda, na oferta de livros que trabalhem as questões mais caras às escolas tradicionais.

Valores como a solidariedade, a responsabilidade, a empatia com o próximo, assim como a justiça social, podem ser encontrados em diversos títulos presentes em nosso acervo.

Vantagens da leitura digital

Ter a facilidade de encontrá-los em um só lugar é uma vantagem que pode ser aproveitada por toda a comunidade escolar:

  • Para o professor, mais obras podem ser exploradas para sua pesquisa antes da aula e até mesmo para mais referências e riqueza de exemplos na prática de ensino.
  • Para o estudante que não possui a prática da leitura bem estabelecida, ter acesso a multiplicidade de títulos pode ajudar na familiarização com o universo dos livros, facilitando seu livre deslocamento exploratório para outros gêneros literários.
  • Além disso, para aqueles que já possuem uma relação mais aproximada com os livros, ter um acervo disponível no celular e no notebook, oferece maiores oportunidades para que a leitura atravesse fronteiras e se torne, de fato, uma prática que o acompanhe para além da sala de aula.

A tecnologia e as várias áreas do conhecimento

Para as escolas tradicionais que prezam por um desenvolvimento pleno dos estudantes a partir da aquisição horizontal das competências cognitiva, ética, e de responsabilidade pelo meio social, as áreas do conhecimento não possuem limites rígidos.

Pelo contrário, elas estão em diálogo contínuo para que todas essas aquisições sejam possíveis ao estudante.

Desse modo, sabemos que o diálogo com a literatura não se dá apenas pela área das linguagens e suas tecnologias.

Os diversos campos do conhecimento, inclusive a química e a biologia, por exemplo, podem usar de narrativas presentes na literatura para envolver seus alunos no processo de ensino, e assim trabalhar o conteúdo de forma interdisciplinar, além de dar oportunidade de envolver valores e princípios.

Leitura digital e BNCC

Essa é uma prática que dialoga diretamente com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que entende que a habilidade leitora deve ser trabalhada transversalmente, isto é, em todas as áreas do conhecimento.

Essa orientação da BNCC se dá principalmente porque é amplamente sabido que a habilidade de leitura não é um processo que se aprende automaticamente.

Pelo contrário, para que o aluno desenvolva todas as competências necessárias para uma concepção plena da habilidade, é necessário ser desenvolvido um trabalho contínuo e a longo prazo.

Um trabalho de múltiplos processamentos cognitivos que se unem colaborativamente, como a identificação das palavras, inferência e muitos outros aspectos linguísticos e cognitivos, como a Revista de Neuropsicologia Latinoamericana sugere.

Como a Árvore pode ser sua aliada?

Considerando todos esses aspectos, gestor, a tecnologia na educação pode contribuir com a visão da sua instituição de diversas maneiras, veja abaixo nossos destaques:

  • O vasto acervo de livros e editoras favorece aulas mais ricas em referências para os estudantes. Servindo também para enriquecer os projetos desenvolvidos pela escola, como a Feira de Ciência, por exemplo.
  • Ah! E se você precisa de apoio ou ideias para trabalhar os fenômenos sociais e ambientais, por exemplo, poderá contar com os ricos materiais de apoio para os professores e estudantes que temos disponíveis na nossa plataforma. Eles são elaborados visando proporcionar uma experiência completa de leitura para o aprendizado dos alunos de todos os segmentos escolares.
  • E mais, se a sua escola também está comprometida em oferecer uma educação que realmente desenvolva todas as áreas da vida do estudante, promovendo um impacto multicultural, o módulo Inglês da Árvore é uma solução.
  • A catalogação feita por especialistas bilíngues, leva em consideração a etapa de desenvolvimento individual de cada estudante. Assim, todos os livros são especificados considerando o nível de dificuldade da leitura, facilitando o acesso e o trabalho dos professores!
  • Também sabemos que as escolas tradicionais prezam por uma educação em que a autonomia e a responsabilidade social sejam competências alinhadas ao processo educativo do estudante, a fim de que possa interferir no meio em que vive e construir conhecimento autonomamente.
  • Pensando nesse referencial, o Módulo Atualidades da Árvore busca oferecer uma diversidade de notícias e artigos autorais e de jornais do Brasil e do Mundo. O intuito é dar condições para que o estudante possa ler, compreender, avaliar e interpretar o que lhe é apresentado.


Gestor, se você entende a importância de desenvolver a leitura crítica e comprometida dos seus estudantes, e precisa de ajuda nesse desafio, entre em contato conosco agora mesmo aqui, vamos te ajudar a aliar a leitura e a tecnologia de forma simples e inovadora!

Confira como apoiamos a Rede Santa Maria de Minas:

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Educação, tecnologia e inovação: Bett 2017

“Inovação: Novos horizontes para a Educação”, foi o tema da edição de 2017 da Bett Brasil Educar um dos maiores eventos de educação do país. Confira!

Continuar
Educação

BNCC nos currículos escolares: dicas de como aplicar

Como as escolas públicas e privadas estão se apropriando da BNCC e planejando suas ações? Confira no post como escolas têm feito na prática!

Continuar