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O que eu preciso saber sobre BNCC Língua Portuguesa?

O que eu preciso saber sobre BNCC Língua Portuguesa?

5 minutos

professora com alunos em biblioteca

A maioria das escolas irá enfrentar em 2019 um novo desafio: conhecer e aplicar a nova Base Nacional Comum Curricular, aprovada e homologada recentemente. Entender detalhadamente qual é a proposta para cada área de conhecimento é essencial e, por isso, neste post trataremos da BNCC Língua Portuguesa.

A implementação da BNCC envolve todo um processo que ainda está apenas no início. Neste artigo, trazemos uma visão introdutória sobre o tema. Explicaremos o que é a BNCC, como se organiza e quais são algumas das novidades para a área de Linguagens. Confira!

O que é BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento oficial criado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele define o conjunto progressivo de aprendizagens que os alunos devem desenvolver durante sua escolaridade. As etapas da BNCC são: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, contemplando toda a Educação Básica.

Como funciona a BNCC Língua Portuguesa?

A BNCC está organizada em torno de 5 áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. Apesar de sua importância, a Língua Portuguesa é apenas um dos componentes curriculares da área de Linguagem, juntamente com Artes, Educação Física e Inglês.

Portanto, é importante que a escola entenda que os conteúdos desses componentes curriculares são, na verdade, ferramentas para o desenvolvimento das competências definidas para a área em que a disciplina está inserida. Eles não podem ser considerados um fim em si mesmos. Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:

  • leitura/escuta;

  • produção (escrita e multissemiótica);

  • oralidade;

  • análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).

É fundamental destacar que, quando se trata desse último ponto, a BNCC é muito clara ao afirmar que o objetivo não é simplesmente estudar as regras e normas. Elas servem para que o estudante amplie sua capacidade de usar a língua ou linguagens em práticas situadas, tanto no que diz respeito à leitura quanto à produção.

Assim, o objetivo dessas normas é fazer com que os alunos se tornem capazes de compreender a mensagem transmitida pelo texto em sua plenitude, sem os ruídos de comunicação que podem surgir devido ao desconhecimento das normas. O mesmo vale para quando eles desejam expressar seus pensamentos e conhecimentos, seja de forma oral ou escrita.

Quais são as novidades do BNCC Língua Portuguesa?

Dentre as principais novidades trazidas pelo BNCC, podemos destacar algumas a seguir.

Valorização de diferentes gêneros textuais e linguagens

A BNCC entende que diferentes formatos e gêneros textuais fazem parte da vida das pessoas e devem ser explorados também em sala de aula. É válido trazer HQs e receitas, mas também abordar a produção digital, como e-mails, blogs, podcast, memes, vlogs e outros formatos típicos da cultura jovem atual.

Confira nosso episódio do podcast Plantando Histórias: Contando histórias em formatos inovadores, com Guga Mafra

Heterogeneidade de vozes

Os meios digitais facilitam a comunicação, mas também existe o risco de as pessoas dialogarem apenas com ideias muito semelhantes. Dessa maneira, o estudo da linguagem deve favorecer o conhecimento de vozes diferentes, heterogêneas, que expressem pontos de vista diversos daqueles compartilhados por uma determinada "bolha". Também é necessário abordar variações linguísticas em relação ao uso de expressões, vocabulário, gírias etc.

Interatividade

O consumidor da informação não é passivo. Ele tem acesso à linguagem por diversos canais, inclusive as mídias sociais. No entanto, ele recebe esse conteúdo e também interage, recontextualiza e o transforma. A publicação de memes é um exemplo. Os mesmos se adaptam a diferentes situações e funcionam para entender a reação do público a fatos, situações e notícias.

Um dos objetivos é justamente levar os estudantes à reflexão, ao entendimento da função social dessas peças de linguagem. Assim, analisá-las de forma crítica é essencial para uma postura interativa e responsável no mundo digital, a fim de entender as diferentes realidades e pontos de vista que representam.

É importante salientar que a BNCC Língua Portuguesa promove um ensino centrado nos multiletramentos. A escola tem o dever de preparar o estudante para lidar com a linguagem em diversas situações, o que inclui conteúdo digital e a presença de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC).

Quer conhecer uma ferramenta capaz de ajudá-lo a desenvolver as competências previstas pela BNCC Língua Portuguesa em sua escola? Converse com os especialistas da Árvore!

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