Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Sistemas de gestão escolar: entenda como a tecnologia pode ser aliada!

Sistemas de gestão escolar: entenda como a tecnologia pode ser aliada!

17 de agosto de 2021
5 minutos
Post modificado em:
5/8/2022

A rotina da gestão escolar inclui desafios em múltiplas esferas, como: financeira, operacional e pedagógica. Por isso, em um mundo em que as informações se disseminam com maior velocidade, a tomada de decisão baseada em dados é cada vez mais importante para o funcionamento de uma escola. Neste sentido, os sistemas de gestão escolar podem facilitar o cotidiano e auxiliar na tomada de melhores decisões.

Se você quer conhecer mais sobre os softwares de gestão escolar, continue acompanhando este artigo e entenda:

  • o que são os sistemas de gestão escolar;
  • como os sistemas de gestão podem ser aliados na administração das escolas;
  • como os sistemas de gestão escolar auxiliam a área financeira da instituição;
  • como os softwares de gestão apoiam a área operacional da escola;
  • como utilizar os sistemas de gestão escolar na área pedagógica.

O que são os sistemas de gestão escolar?

Uma das principais dores dos gestores é o levantamento de informações para tomar decisões nas diversas esferas envolvidas no cotidiano escolar. E para superar esse desafio, é preciso conhecer bem a instituição de ensino e seu panorama geral. Os sistemas de gestão escolar permitem a observação integrada de diferentes áreas, com foco na gestão de pessoas, estudantes e finanças.

Como os sistemas de gestão podem ser aliados na administração das escolas?

Com seus recursos, esse tipo de software pode auxiliar na integração de dados, no desenvolvimento de relatórios e na gestão de matrículas, fluxos de pagamentos e notas. Outra vantagem dessas soluções é o sistema de armazenamento dos dados escolares em nuvem, garantindo maior segurança e eficiência.

Sobretudo, é preciso ter em vista que os dados gerados não facilitam somente a gestão interna. Eles também podem pautar decisões sobre quais áreas precisam de mais investimentos e quais tipos de iniciativas podem solucionar os problemas identificados.

Além disso, é essencial que todas as áreas estejam organizadas e integradas, especialmente devido às demandas da legislação educacional e à necessidade de fornecimento de dados sobre o funcionamento das escolas, como o Censo Escolar.

Como os sistemas de gestão escolar auxiliam a área financeira da instituição?

Manter a saúde da finanças é um dos grandes desafios da gestão escolar. Mas os softwares de gestão para instituições de ensino que oferecem recursos para o controle da área financeira podem ajudar a otimizar desde o fluxo de pagamentos até os gastos com manutenção, assegurando melhores resultados administrativos para a escola.

Além disso, os sistemas de gestão escolar podem gerar boletos de pagamento, emitir notas fiscais e mapear a inadimplência. Logo, são aliados para uma gestão financeira mais integrada e saudável.

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

Como os softwares de gestão apoiam a área operacional da escola?

Além de permitirem maior autonomia e eficiência na gestão de tarefas relacionadas à área financeira, os sistemas de gestão escolar também auxiliam na gestão de pessoas e do espaço físico das escolas.

Essas soluções ajudam a organizar escalas da equipe, fluxos de professores e outras demandas operacionais, sempre integrando-as aos sistemas financeiros, garantindo uma gestão mais eficiente de recursos e do time.

Como utilizar os sistemas de gestão escolar na área pedagógica?

Na área pedagógica, as soluções de gestão escolar são responsáveis por uma série de revoluções. Com ela é possível gerir bibliotecas, organizar horários, emitir boletins, controlar a frequência e facilitar a comunicação entre gestão, time e responsáveis pelos alunos.

Além disso, esses sistemas permitem o acompanhamento do rendimento dos estudantes ao longo do ano letivo em todos os componentes curriculares. Eles também mostram situações nas quais é necessária a intervenção de professores e equipe pedagógica. Com isso, ajudam na gestão acadêmica e aproximam todos os atores envolvidos na gestão pedagógica da escola.

Gerir uma escola é uma função desafiadora e a tecnologia é um facilitador desse processo. Por isso, para escolher o sistema de gestão escolar mais adequado à realidade da sua escola, mapeie suas dores e as da sua equipe.

Dessa forma, com o objetivo de simplificar e otimizar processos, esteja atento à possibilidade de integração de todos os sistemas utilizados. Por fim, não esqueça da importância de treinar seu time para que ele esteja apto a utilizar todos os recursos disponibilizados por esses sistemas. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Aproveite e confira tudo o que você precisa saber para desenvolver excelência na gestão escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

8 fatores que os responsáveis esperam da escola

O que os responsáveis esperam da escola? Confira a resposta neste post exclusivo!

Continuar
Gestão Escolar

A comunicação com os pais interfere no desempenho escolar?

Afinal, a comunicação com os pais interfere no desempenho escolar? Neste artigo damos algumas sugestões práticas de estreitar o vínculo familiar.

Continuar