Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Sistema S de educação: como a leitura pode ajudar

Sistema S de educação: como a leitura pode ajudar

22 dez 2022
5 min
Post modificado em:
22/12/2022

O Sistema S de educação é um conjunto de instituições criadas para a formação dos estudantes, a fim de prepará-los para a vida em sociedade e o mundo do trabalho, estimulando o empreendedorismo, a pesquisa e a inovação.

Composto por 9 organizações: 

  • Serviço Social do Comércio (Sesc);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac);
  • Serviço Social da Indústria (Sesi);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop);
  • Serviço Social do Transporte (Sest);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat);
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O Sistema S de educação oferece à sociedade uma diversidade de serviços. O Sesc e o Sesi, por exemplo, se dedicam à oferta de atividades culturais e artísticas. Além disso, há mais de 200 unidades escolares em todo o Brasil, que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Técnico. 

O Senai é uma das instituições mais antigas do grupo, estruturada no governo Getúlio Vargas, em 1942. As instituições do Sistema S de educação oferecem cursos profissionalizantes, de atualização, treinamento, pesquisas e serviços de consultoria. 

A importância da leitura

O propósito do Sistema S de educação é desenvolver indivíduos autônomos, flexíveis e que saibam aprender. Profissionais capazes de se adaptarem às mudanças e aos desafios do mercado ocupacional trabalhista. 

Os textos técnicos, manuais e livros didáticos são fundamentais nesses objetivos. No entanto, não são suficientes. Isso porque as atitudes e valores necessários para a vida em sociedade são apreendidos por meio do contato com novas ideias, narrativas e perspectivas, ou seja, por meio de experimentações.

E é aí que a leitura literária ocupa uma posição privilegiada! Ela é capaz de ampliar a visão de mundo, o repertório cultural e experimental do leitor. Desse modo, é um recurso valioso para o desenvolvimento de práticas cognitivas e socioemocionais, e para a formação de um profissional atraente aos processos admissionais. 

Veja como a Árvore pode ajudar 

Para especialistas da educação da Universidade de São Paulo, a leitura é uma das  responsáveis pelo nosso desenvolvimento cerebral. Tem o papel de contribuir com processos reflexivos e de interpretação, fazendo com que a nossa capacidade analítica seja aprimorada.

Essa informação nos ajuda a compreender porque a leitura é apontada por especialistas como a principal arma no combate ao analfabetismo funcional. Hoje, ele atinge 29% da população, se tornando um grande obstáculo para o mercado de trabalho.

Tendo em mente esse e tantos outros desafios que a leitura pode ajudar a enfrentar, destacamos abaixo como a Árvore pode ser uma grande aliada dos Sistema S de educação! Os diferentes módulos de leitura oferecidos pela plataforma da Árvore apoiam na preparação dos estudantes para uma atuação crítica e autônoma na sociedade e na esfera do trabalho.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

A Árvore Livros

  • Bibliodiversidade

Considerado o impacto da leitura na formação dos discentes e os desafios das instituições que desejam oferecer uma educação integral aos estudantes, a Árvore Livros apresenta um acervo de 600 editoras e mais de 40 mil títulos.

São poesias, romances, contos, crônicas, além de narrativas gráficas, como as histórias em quadrinhos, que proporcionam o contato com experiências múltiplas de leitura!

Essas experiências vão contribuir na expansão de horizontes dos estudantes do Sistema S de educação, ampliando seu vocabulário, apoiando na habilidade de comunicação, da escrita e argumentação.

  • Personalização do ensino

A Árvore Livros apresenta aos usuários uma experiência personalizada. Na plataforma há o recurso de indicação de livros, que pode ser feita individualmente ou para grupos de alunos específicos de acordo com a necessidade pedagógica observada. 

Além disso, o recurso do relatório de leitura ajuda os educadores a acompanharem a performance de leitura dos alunos. Dessa maneira, podem avaliar as dificuldades mais comuns da turma, registrar o progresso de cada aluno e, assim, ter maior propriedade para pensar no planejamentos de aulas.

A Árvore Livros conta ainda com recomendações automáticas realizadas pela nossa Inteligência Artificial. À medida que o estudante for efetuando leituras, a plataforma indicará títulos que dialoguem com o seu gosto, baseados em seu histórico. 

  • Atividades e Projetos de Leitura 

Uma das missões do Sistema S de educação é estimular a inovação, o pensamento científico e a criatividade. 

Na plataforma Árvore, com os materiais criados por nossos especialistas pedagógicos, os estudantes poderão experienciar práticas que estimulam a memória, a criação, elaborar ideias e hipóteses, a partir de atividades lúdicas e engajadoras.

 Os professores encontram atividades adaptáveis com  propostas de leitura e práticas interdisciplinares elaboradas para diversos componentes curriculares, que combinam o físico e o digital, para todos os segmentos escolares. 

  • Acervo curado 

Visando expandir as referências conceituais e bibliográficas e, assim, aprofundar o conteúdo pedagógico das aulas, na plataforma Árvore os educadores contam com um acervo curado.

Nela, os educadores encontram livros de autores renomados no campo da educação para apoiá-lo nos planejamento didático e na sua trajetória de formação continuada. Além de muitos títulos para a fruição!

A Árvore Atualidades

  • Confiabilidade das informações

A Árvore Atualidades foi pensada para ser um veículo seguro de informações, em que os estudantes têm acesso a conteúdos livres de propagandas e notícias falsas. A plataforma concede aos usuários um conteúdo elaborado por jornalistas, que respeita a linguagem e temas adequados às suas idades e segmentos escolares. 

  • Parceria com grandes periódicos

Temos também jornais e revistas de mais de 80 países, como The Washington Post, The Guardian e Clarín. E a colaboração do jornal Nexo, oferecendo conteúdos exclusivamente para o Ensino Médio.

O acesso a uma gama de fontes de conteúdos confiáveis e de referência, como reportagens, artigos, tirinhas, infográficos, crônicas, entre outros formatos, é um estímulo importantíssimo para o desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação, essenciais à autonomia e criticidade dos estudantes do Sistema S de educação.

O propósito da Árvore Atualidades dialoga diretamente com o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acredita:

"A escola que acolhe as juventudes deve: [...] garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política;” (BNCC, p. 465)

A Árvore Inglês

A língua inglesa ocupa um espaço muito importante na dinâmica mundial. Afinal, é considerada uma das línguas mais faladas do planeta, fazendo com que seja utilizada para o compartilhamento cultural, informacional e científico.

Nas escolas profissionalizantes, como as do Sistema S de educação, os estudantes são preparados para lidar com tecnologias internacionais cada vez mais competitivas e dinâmicas. Por isso, a auto-suficiência no idioma é fundamental.

Para aprender uma nova língua, sabemos que um esforço imersivo é necessário. Aqui na Árvore Inglês, entendemos esse desafio e proporcionamos aos usuários o acesso a áudio livros e textos em diversos formatos a partir de um acervo de mais de 3 mil títulos.

  • Qualidade do acervo 

São clássicos, contemporâneos e textos informativos sobre temas variados. Composto por editoras internacionais renomadas como E-future Classic Readers, Teacher Created Materials, Time for Kids, Graphic Universe e National Geographic Learning.

  • Nivelamento de referência

Todos os livros do acervo da Árvore Inglês são classificados por complexidade textual. Essa classificação é baseada em uma metodologia internacional para proficiência em leitura, o nivelamento A-Z inspirado em Fountas & Pinnell.

É um formato utilizado por vários países, em razão da sua credibilidade com instituições internacionais, como universidades e escolas modelo. Essa diversidade de acervo facilita a contextualização cultural e o aprofundamento no idioma, permitindo que o estudante do Sistema S de educação se aprofunde a partir do gênero literário de sua escolha.

O Sentir

Sentir é um programa digital de educação socioemocional da Árvore, fruto da união com o Educa, de Rossandro Klinjey. 

A educação socioemocional  pretende contemplar o estudante em todo o processo formativo, trabalhando competências que vão favorecê-lo em suas relações com ele mesmo, com os outros e com o mundo.

Com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o estudante consegue reconhecer, identificar e lidar com as próprias emoções. Assim como construir relações saudáveis e levar uma vida mais harmoniosa em sociedade. 

  • Inteligência socioemocional no mercado de trabalho

Sabemos que, cada vez mais, o mercado de trabalho vem procurando pessoas que apresentem habilidades para além dos conhecimentos técnicos. Entre elas estão as habilidades comportamentais, autogestão de aprendizagem, capacidade de planejamento, gestão de tempo e equilíbrio das emoções. 

Portanto, desenvolver esses conhecimentos pode ser um diferencial para os estudantes do Sistema S de educação. Principalmente quando os alunos, professores e famílias podem contar com um material didático completo e um acervo de livros e audiolivros de mais de 500 títulos. 

  • Escola Parental 

As escolas, pais e professores recebem também o apoio da Escola Parental, que tem o intuito de apoiar e orientar famílias no acompanhamento dos alunos nesse processo. Já os educadores podem usufruir da formação continuada, pensada para dar suporte ao trabalho socioemocional com os estudantes.

Gestor, para conhecer um pouco mais sobre como a Árvore apoia escolas como as do Sistema S de educação, preencha o cadastro abaixo! Você encontrará uma tecnologia educacional que vai transformar a formação leitora da sua instituição, aliada a um time de especialistas preparado para te apoiar no seu dia a dia.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Qual a relação do Enem e o Novo Ensino Médio?

Neste post, o especialista no assunto Eduardo Deschamps conta pra gente qual a relação do Enem com o Novo Ensino Médio.

Continuar
Educação

Veja 4 brincadeiras para trabalhar emoção com crianças

Confira algumas ideias de brincadeiras para trabalhar emoção com crianças e jovens, em casa ou na escola.

Continuar