Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Árvore na Escola
Semeadores de Leitura: a comunidade de educadores da Árvore

Semeadores de Leitura: a comunidade de educadores da Árvore

30 jun 2022
3 min
Post modificado em:
30/6/2022

Neste texto você vai conhecer o Semeadores de Leitura, programa exclusivo da Árvore. Confira as várias possibilidades que a participação em uma comunidade de boas práticas pode te oferecer.

E para enriquecer esse post, entrevistamos uma educadora super especial que vai nos contar como o Colégio Santa Úrsula de Alagoas transformou o gosto pela leitura dos seus estudantes. Vamos lá!

O que é o Programa Semeadores de Leitura?

Sabia que a Árvore possui uma comunidade exclusiva de educadores que se apoiam e compartilham diversas ideias de atividades para formação leitora dos estudantes? Não sabia? É o Semeadores de Leitura!

Na comunidade de boas práticas, professores, gestores, bibliotecários e outros educadores parceiros da Árvore, reunidos via grupo de Whatsapp e email, compartilham dúvidas, dicas de livros, ideias e outras experiências desenvolvidas nas suas escolas com crianças e jovens.

Diversidade e troca na rede de educadores

Outra característica que enriquece as trocas é a diversidade de profissionais que compõem a rede. Uma vez que atores de escolas de todo o país podem contribuir, construindo um espaço de inspiração e colaboração, mediados por nossa assessoria pedagógica.

Além disso, é um meio seguro para que o trabalho, o esforço e a dedicação dos educadores de diferentes segmentos escolares sejam reconhecidos por outros profissionais.

Os educadores que se tornam semeadores de leitura ainda contam com eventos formativos mensais. Abordando desde discussões de temáticas da educação, com especialistas no tema, até oficinas e rodas de conversa.

O programa de Recompensas

E pensando em reconhecimento, sabemos o quanto os profissionais da educação se dedicam para construir uma escola transformadora e fazer com que os alunos leiam mais que o dobro da média nacional. É por isso que na nossa comunidade de boas práticas temos o Programa de Recompensas!

Nele, os educadores mais engajados podem receber diversas premiações elaboradas pela Árvore, como a participação especial nos nossos canais (Podcast e Blog, por exemplo), brindes e viagens para congressos educacionais! Incrível, não é?

Conheça as vantagens do Semeadores de Leitura

Uma comunidade de boas práticas é um agrupamento muito comum em diversas áreas de atuação. Profissionais que compartilham do mesmo interesse e enfrentam desafios semelhantes, podem coletivamente pensar em soluções, reunir forças e se apoiar. E assim, aprimorar suas ações.

Desse modo, dividir experiências e saberes enriquece não apenas o interlocutor que enfrenta desafios, mas também quem os compartilha. O mais rico dessas trocas é a possibilidade de envolver pessoas com diferentes perspectivas e momentos de suas carreiras.  

As comunidades de boas práticas ajudam a fortalecer redes profissionais, a ampliar a transmissão de conhecimentos, e ainda, são uma oportunidade de exercitar a criatividade e ajuda mútua.

Dentro do contexto da escola, a rede de educadores serve também para dar voz aos professores, contribuindo para a coleta e transmissão de informações e produção de conhecimento. O que tem impacto direto na ampliação do repertório de atuação e intervenção dos professores.

Semeadores de Leitura na prática

Vamos compartilhar com vocês uma entrevista com a semeadora premiada, em primeiro lugar, no programa de recompensas. Jaqueline Verçosa é bibliotecária e educadora há mais de 14 anos, atua no Colégio Santa Úrsula, em Alagoas.

Antes da entrevista, deixamos registrados aqui nossa admiração e reconhecimento pela sua dedicação em nossa comunidade! Obrigada, Jaqueline!

Como você enxerga o papel da Árvore na promoção da formação leitora na sua escola?

Dentro do nosso programa de leitura, “Quem gosta de ler é super!”, temos o Projeto “Superleitor”, no qual adotamos o Álbum de Leitura e Passaporte da Leitura. Usamos a plataforma Árvore Livros para indicar os títulos, como também para enviar as tarefas dos livros selecionados. Auxiliamos os professores sugerindo livros para desenvolver os conteúdos oriundos de suas disciplinas.

Apesar de possuirmos uma biblioteca da escola física muito boa, a praticidade da Árvore Livros nos favorece com mais dinamismo e celeridade para indicar os livros conforme a necessidade do leitor, seja ele do corpo discente ou docente.

O Álbum e Passaporte de Leitura fizeram sucesso como boas práticas! O que eles são e como surgiram as  ideias?

São projetos de promoção à leitura dos anos iniciais. Alguns alunos vinham à biblioteca para passar o tempo de muitas formas menos para ler ou estudar.

Então, em 2014, época de Copa do Mundo, esses alunos usavam a Biblioteca para trocar figurinhas para o álbum da copa. Foi aí que surgiu a ideia de fazer um álbum para colecionar os livros indicados pelas bibliotecárias.

Inicialmente, apenas com os alunos dos 2º anos, hoje, o projeto se estendeu para os 3º e 4º anos. Já o Passaporte surgiu com o mesmo objetivo, porém com o 5º ano, última série dos anos iniciais, pensamos em fazer algo diferente.

No Passaporte de Leitura, os alunos anotam as leituras realizadas conforme o gênero literário abordado pela professora. E a cada “viagem realizada,” o seu passaporte é carimbado. Quem não quer um passaporte repleto de carimbos? É importante mencionar que no final do ano entregamos um certificado de “SUPERLEITOR” aos alunos que preencherem o Álbum e o Passaporte.

Confira também: Árvore Livros: gestor escolar avalia e conta suas impressões sobre a plataforma

Como você enxerga o impacto dessas ideias na vida dos estudantes?

Eu posso dizer que o impacto causado pelos projetos mudou a forma de ver a leitura de nossos alunos. Ou seja, eles não estavam lendo para preencher uma ficha de leitura ou para fazer uma prova, ou até mesmo uma atividade sobre o livro. Não desmerecendo os métodos utilizados, claro.

Mas agora os alunos estavam lendo por prazer, sem perceber. Já que, aliado a isso, procuramos fazer uma curadoria, onde os livros consigam agradar a faixa-etária, como também agregar aos conteúdos abordados em sala de aula pelos professores. E qual professor não quer ter uma turma leitora no final do ano?

A corrida para ganhar o certificado ficou mais acirrada. Porém, não há uma concorrência para quem vai ganhar a figurinha primeiro. Os próprios alunos se ajudam entre si, para que o coleguinha também preencha o seu Álbum ou Passaporte.

O envolvimento da família ficou mais evidente, temos relatos de alunos e dos pais dizendo que vão emoldurar o certificado e a procura pela biblioteca para fazer empréstimo de livros está mais frequente.

Quais sugestões você daria para os educadores que desejam ampliar o repertório de leitura dos estudantes?

Apresentar a leitura de maneira prazerosa e criativa, sei que alguns livros “obrigatórios” não agradam o gosto literário dos estudantes, mas a forma de apresentar o livro faz toda a diferença no final. As metodologias ativas também auxiliam bastante nesse processo.

E como é para você fazer parte dos Semeadores de Leitura? O que você diria para os educadores que ainda não fazem parte?

Vejo como uma oportunidade de compartilhar projetos de incentivo à leitura que estão dando certo. É claro que cada um desenvolverá de acordo com o seu público. Porém, as ideias de todos no grupo são de grande relevância e muito bem vindas!

Eu diria para os educadores que vale muito a pena participar de uma comunidade que tem como principal objetivo estabelecer um elo entre o aluno e a leitura de forma dinâmica e prazerosa. Promovendo uma educação de qualidade calcada em boas práticas de iniciação e incentivo à leitura.


Educadores, o que acharam da nossa comunidade de Semeadores de Leitura? Se inspiraram com o relato da bibliotecária Jaqueline?

Se vocês também desejam transformar seus alunos em leitores apaixonados e trocar ideias com outros educadores de todo o Brasil, entre em contato conosco agora, e se torne parceiro da Árvore!

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Árvore na Escola

Leitura no ensino médio é sucesso com Árvore

Confira uma entrevista exclusiva com o Colégio Montessori contando como a Árvore tem ajudado a trabalhar a leitura no Ensino Médio.

Continuar
Árvore na Escola

Leitura e ciências: conhecendo práticas inspiradoras dos Semeadores da Árvore

Confira boas práticas com a Árvore e nossa comunidade de Semeadores de Leitura.

Continuar