Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Learning analytics: entenda o que é e quais as vantagens 

Learning analytics: entenda o que é e quais as vantagens 

5 dez 2022
5 min
Post modificado em:
5/12/2022

Gestor, sua escola sabe como utilizar dados para aumentar a eficiência da aprendizagem? No texto de hoje vamos falar sobre o Learning Analytics, uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no contexto educacional, visando potencializar o trabalho da escola no desempenho dos estudantes! Vamos lá? 

O que é Learning Analytics?

Learning analytics é um termo em inglês utilizado para definir o processo de obtenção e análise de dados de performance dos estudantes visando melhorar a eficiência da aprendizagem e, consequentemente, seu desempenho. 

A utilização de dados na educação faz parte de uma crescente ampliação do acesso às tecnologias nas instituições de ensino. Principalmente se pensarmos o período da pandemia, em que se intensificou o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. 

Em uma plataforma digital, a coleta de dados de navegação como acesso, cliques, tempo de permanência, resultados, entre outros, viabiliza o uso dessas informações para posteriores análises dentro do próprio software ou em um combinação integrada de sistemas. 

Assim, abre-se um leque de possibilidades em relação a esses dados, seja na elaboração de hipóteses ou na interpretação de resultados que vão fortalecer as tomadas de decisão pelos educadores.

O uso do Big Data na educação 

A estratégia do Learning Analytics faz uso do que hoje é conhecido como Big Data. Você já ouviu falar? Big Data é uma área do conhecimento que estuda grandes volumes de dados obtidos através das interações dos usuários em um determinado sistema ou ambiente digital. 

No Learning Analytics se utiliza esse conjunto massivo de dados, que podem ser obtidos através da interação de estudantes em determinada plataforma educacional. 

Por meio da análise minuciosa dos dados gerados, é possível elaborar interpretações de alta relevância no contexto educacional. Como identificar lacunas de aprendizagem, controlar a evolução das turmas e mapear casos de evasão, por exemplo.

Quais as vantagens proporcionadas pelo Learning Analytics?

Uma das principais vantagens do Learning Analytics está em um outro conceito que também vem ganhando destaque na área da educação, a personalização do ensino

Quanto mais personalizado o trabalho da escola ou de um educador em relação aos seus alunos, mais eficiente vai ser a aprendizagem. Por outro lado, sabemos que na prática, esse conceito é algo tido como inalcançável, sobretudo quando consideramos todas as demandas de uma rotina escolar. 

E é nesse contexto que o Learning Analytics ganha espaço. Justamente por possibilitar as mais diversas interpretações através de softwares e ferramentas de tratamento de dados disponíveis no mercado. Eles que vão garantir ao educador embasamento e clareza sobre onde e como ele precisa atuar na personalização do ensino em sua turma. 

Listamos abaixo algumas outras vantagens oferecidas pelo Learning Analytics nas escolas: 

  • Otimização do tempo dos educadores

Como foi dito anteriormente, um sistema que consegue obter e analisar os dados de desempenho dos estudantes de forma automática, garante que o professor otimize seu tempo de trabalho na hora de avaliar a turma, entender as dificuldades e tomar decisões embasadas.  

  • Estudante protagonista no seu processo de aprendizagem

Ao conhecer seus pontos fortes e o que precisa ser desenvolvido com clareza, o estudante passa a investir seu tempo de estudo de maneira cada vez mais assertiva. Promovendo o desenvolvimento de habilidades como autonomia e autoconhecimento na sua trajetória escolar. 

Além disso, através das informações obtidas na análise de dados ele também pode perceber quais metodologias pedagógicas são mais eficientes para a sua forma de aprender. O “aprender a aprender”, nesse caso, vai sendo construído pelo estudante, com apoio das ferramentas de Learning Analytics e orientação dos educadores. 

  • Planos de aula mais estratégicos 

Com uma visão detalhada dos resultados da turma, fica fácil definir quais são os pontos de atenção e os destaques positivos. Permitindo que as práticas planejadas atuem tanto no coletivo, quanto no individual, de acordo com as necessidades identificadas, visando um melhor aproveitamento do tempo de aula e das aptidões dos estudantes. 

  • Mapeamento da evolução da aprendizagem

O Learning Analytics permite um acompanhamento constante e ativo da evolução da aprendizagem dos alunos. Se hoje a escola já faz isso através das provas e avaliações de desempenho, com as informações obtidas pela análise do Big Data, essa verificação se torna mais integrada, rápida e objetiva. 

Ou seja, é possível obter relatórios completos com métricas de performance que vão favorecer um olhar personalizado sobre os discentes.   

  •  Vantagens para a instituição 

Além de um avanço nas práticas pedagógicas que serão percebidas nos resultados dos estudantes a curto e médio prazo, o Learning Analytics bem aplicado vai dar visibilidade à instituição ao finalizar o ano com alunos bem colocados no Enem, vestibulares e outras avaliações do Brasil e do mundo! 

A escola passa a ser uma referência em ensino personalizado, que contempla as potencialidades de cada indivíduo, investindo no desenvolvimento do que realmente é necessário. 

E não é só isso, quanto antes a escola começar a registrar esses dados de aprendizagem, ao longo dos anos vai ser possível obter cada vez mais informação sobre o papel da escola na vida dos estudantes. Ajudando a entender o índice de aproveitamento das turmas e recalcular rotas. 

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

Como aplicar análise de dados na educação? 

A análise de dados pode ser aplicada das mais diversas formas, o que vai determinar a escolha de cada escola, depende da pergunta a ser respondida. Pense: o que você, gestor, quer saber sobre o desempenho dos alunos na sua escola? 

A resposta dessa pergunta vai nortear a escolha do sistema de Learning Analytics ideal. Isso quer dizer que o tratamento e análise de dados não são, necessariamente, feitos pela escola. A ideia é que as ferramentas de tecnologia educacionais sejam integradas ao conceito de Learning Analytics e já forneçam resultados e informações à medida que os usuários interagem nas plataformas. 

Para te apoiar a pensar nessas possibilidades, deixamos aqui algumas sugestões de uso do Learning Analytics na prática:  

- Desempenho em avaliações 

Com a aplicação de provas ou simulados no AVA, os resultados vão permitir que o professor visualize quais questões foram as que apresentaram maior taxa de erro e acerto. 

Entendendo o objetivo da questão e quais competências e habilidades estavam sendo contempladas em cada uma delas, o planejamento pode ser estruturado considerando aqueles pontos que ainda precisam ser trabalhados na turma de forma geral ou em grupos específicos de alunos. 

- Performance em redação 

Ao predeterminar o que será avaliado na redação, a correção da mesma poderá atribuir notas aos diferentes quesitos. Assim, o educador identifica onde está a maior dificuldade da turma na hora de escrever e pode elaborar atividades que desenvolvam esses aspectos de forma mais direcionada. 

- Acompanhamento de eficiência das práticas 

O professor identificou os pontos de atenção, trabalhou nisso durante um período e aplicou uma nova avaliação. Como foi o desempenho dos estudantes? As atividades planejadas foram efetivas na hora de preencher as lacunas de aprendizagem observadas? Essas e outras perguntas podem ser respondidas pela análise do Big Data. 

- Comparação entre turmas do mesmo ano escolar 

O que faz uma turma apresentar resultados tão distintos, tendo os mesmos professores e as mesmas práticas? Mapear essas diferenças pode ser a grande virada de chave para que todas as turmas tenham os melhores resultados, dentro da diversidade de habilidades dos estudantes. 

Gestor, gostou de ler sobre o Learning Analytics? Quais tipos de ferramentas de análise de dados sua escola já faz uso hoje? Como esse trabalho pode ficar ainda mais robusto e eficiente? Se quiser saber mais como o uso de tecnologia na gestão pode facilitar sua rotina, acesse o nosso texto “Uso de tecnologia na gestão escolar: confira relato”. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Quais são as habilidades do século 21 e como garantir na sua escola?

Entenda quais são as habilidades do século 21 e ações práticas para integrá-las ao currículo e à rotina escolar.

Continuar
Educação

Melhores Livros de História do Brasil: Aprenda tudo sobre o nosso país

Veja algumas dicas de livros de História do Brasil para aprender mais sobre a história do nosso país.

Continuar