Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
O que é edtech e como estão inovando a educação?

O que é edtech e como estão inovando a educação?

11 mar 2019
3 min
Post modificado em:
23/9/2022

Se hoje a tecnologia faz parte de tantas atividades do dia a dia, é natural que ela se torne um recurso importante também para a educação. O desenvolvimento de produtos relacionados a esse mercado têm levado as instituições a entenderem melhor o que é edtech. Além disso, é importante saber como aplicá-la para melhorar o desempenho dos estudantes.

Se você também está interessado em saber como usar a tecnologia para potencializar a aprendizagem, este post vai ajudá-lo. Explicamos o que são edtechs e de que forma elas estão revolucionando a educação. Confira!

O que é edtech?

Edtech é o nome dado ao desenvolvimento e uso da tecnologia para potencializar a aprendizagem. Ela é incorporada ao ensino por meio de produtos, aplicativos e ferramentas. Entre eles, estão a realidade virtual, inteligência artificial e gamificação incorporados ao ensino ou ações de treinamento.

Como as edtechs estão revolucionando a educação?

As edtechs estão contribuindo com a aprendizagem de diversas formas. Em classe, elas podem ser usadas por professores para tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas. No entanto, a tecnologia não se restringe a esse aspecto. Descubra como elas tem sido utilizada:

Adoção de novos recursos didáticos

As edtechs tornam as aulas mais atrativas, dinâmicas e divertidas. Além disso, em alguns casos, a tecnologia na sala de aula é a única alternativa para que o aluno tenha contato com uma realidade fisicamente invisível ou inacessível. Com isso, as edtechs acabam favorecendo a compreensão de um determinado tema.

Alguns dos exemplos são a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA). Por meio delas, a turma pode visualizar a produção de energia com a movimentação de elétrons, os processos que acontecem dentro de uma célula ou a organização interna de uma molécula.

Já existem ferramentas que usam a RA e a RV para fazer os alunos viajarem por outros continentes, pelos oceanos e até pelo espaço. Um exemplo é o Google Expeditions, um aplicativo que já está disponível para dispositivos Apple e Android.

Formação de professores com as edtechs

É fundamental que o profissional de educação se mantenha atualizado. E isso tanto no que diz respeito à realização de cursos quanto à possibilidade de trocar experiências. Além disso, os educadores precisam ter contato com métodos de ensino bem-sucedidos.

As edtechs tornaram essa formação contínua muito mais fácil. Isso acontece a partir de iniciativas como a educação a distância, webinars e podcasts, entre outros. Basta um dispositivo conectado à internet para participar de eventos formais ou informais nos quais a inovação na aprendizagem é discutida. As escolas também podem utilizar esse recurso para promover programas de capacitação.

Acompanhamento do progresso pedagógico

As edtechs trouxeram recursos para o setor educacional que facilitam o acompanhamento do progresso pedagógico. Existem plataformas nas quais os alunos realizam as atividades online e seus erros ou acertos são classificados de acordo com a habilidade ou conteúdo que os exercícios requeriam, com os resultados computados.

A Árvore, por exemplo, oferece esse tipo de recurso. Com os relatórios, o professor consegue visualizar de forma clara o desempenho individual do aluno e de toda a turma. Dessa forma, ele tem a possibilidade de identificar lacunas de aprendizagem e planejar intervenções apropriadas para solucioná-las.

Individualização do ensino

Outra vantagem das edtechs é a individualização do ensino. Nas plataformas adaptativas, por exemplo, o software consegue identificar o que o aluno já sabe e quais são suas dificuldades.

A partir desses dados, ele propõe uma trilha de aprendizagem específica para aquele estudante. Com isso, a plataforma apresenta conteúdos e exercícios compatíveis com seu nível de conhecimento e domínio do tema.

Metodologias ativas com as edtechs

Finalmente, com as edtechs o estudante tem a oportunidade de se tornar mais ativo na busca pelo conhecimento. Isso acontece porque vários desses recursos são atrativos. Além disso, as plataformas de possibilitam o progresso em um ritmo individual, de acordo com as características e necessidades de cada um.

Que tal contar para os seus colegas como as edtechs estão revolucionando a educação no Brasil? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e dê a eles a oportunidade de conhecerem melhor esse tema!

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Educação

Veja os benefícios da educação bilíngue nas escolas!

Saiba os benefícios da educação bilíngue na escola, e quais são as principais motivos para aplicá-los na escola!

Continuar
Educação

Recuperação da aprendizagem: como retomar pós pandemia

O post reflete sobre a recuperação da aprendizagem e os caminhos para se adotar na escola depois da pandemia. Confira relatos reais de gestores!

Continuar