Por que implementar um software de gestão escolar?
Confira cinco motivos pelos quais a implementação de um software de gestão escolar é um vantajoso investimento para a sua instituição de ensino.
1. Otimiza as atividades administrativas e financeiras
Geralmente, atividades pertinentes às rotinas administrativas e financeiras são muito burocráticas e tomam bastante tempo do gestor escolar, impedindo que o profissional se dedique a assuntos mais importantes, como as atividades pedagógico-educativas.
Contudo, por meio de um bom software de gestão escolar, tarefas administrativas e financeiras são automatizadas, o que permite focar em áreas mais estratégicas da instituição de ensino, como a captação e a retenção de alunos.
Veja algumas vantagens trazidas por esse recurso:
total controle sobre as operações financeiras;
administração eficaz das contas a pagar e a receber — viabilizando a diminuição da inadimplência;
emissão de notas fiscais diretamente pelo sistema;
disponibilização de informações mais precisas.
2. Beneficia a elaboração de relatórios
Uma das principais vantagens desse recurso, tanto para gestores quanto para diretores de escolas, é a variedade de relatórios gerados dentro do programa, que podem ser utilizados para tomar decisões rápidas e precisas.
3. Aprimora a captação de alunos
Instituições que têm um sistema de gestão escolar conseguem estruturar melhor todas as etapas da prospecção de alunos. Isso porque elas projetam ações mais eficientes devido à visão completa do negócio.
Além disso, essas plataformas potencializam as ações de marketing educacional ao permitirem cadastros de contatos, para que o colégio não perca a comunicação com potenciais clientes e consiga dar sequência ao atendimento com qualidade e agilidade, visando à efetivação da matrícula.
4. Organiza os dados vitalícios da instituição
Do momento em que um aluno é aceito na instituição até o dia em que ele a deixa, são gerados incontáveis dados sobre ele, desde informações de matrícula, notas, ocorrências e até mesmo questões relacionadas ao setor financeiro.
O sistema de gestão escolar coleta e mantém todos os dados de maneira organizada e concentrada, substituindo o uso de planilhas pesadas e de difícil consulta.
5. Melhora a gestão acadêmica e pedagógica
Um bom software de gestão escolar também otimiza a gestão acadêmica e pedagógica. Com ele, é possível que o educador consiga lançar notas, faltas, tarefas, ocorrências e conteúdos didáticos via internet, além de acompanhar individualmente a situação de cada aluno.
Diferenciais ao escolher um sistema de gestão escolar
É importante se atentar a alguns pontos antes de decidir por um software de gestão escolar em sua instituição de ensino. Confira:
Acompanhamento dos recursos
Um ganho relevante ao se escolher um sistema de gestão escolar é a possibilidade de acompanhar o desempenho dos professores e assegurar a excelência do ensino ofertado.
Com esse recurso, o gestor escolar passa a ter acesso a todos os mecanismos que os profissionais empregam em sala de aula, como métodos de avaliação, atividades interativas e medidas preventivas para que o estudante não reprove.
Comunicação entre escola e família
Além desses benefícios, é interessante ressaltar que um bom sistema de gestão escolar ajuda a estabelecer uma comunicação efetiva com a comunidade escolar.
O recurso conta com ferramentas inovadoras, para que os pais consigam se aproximar e interagir com a instituição — como o aplicativo móvel e o web boletim de notas e faltas — e para realizar pesquisas de opinião com alunos, responsáveis e colaboradores.
Suporte
É fundamental que a empresa escolhida ofereça um serviço de suporte personalizado à escola. Afinal, todo software está sujeito à falhas técnicas, que irão demandar auxílio especializado.
Agora que você já sabe como a tecnologia de um sistema de gestão escolar fortalece a sua instituição de ensino, confira também como a agenda escolar digital pode ajudar na relação entre a escola e a família, melhorando a comunicação e a transparência.