Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Minecraft em sala de aula: conheça o MinecraftEdu

Minecraft em sala de aula: conheça o MinecraftEdu

14 dez 2016
2 min
Post modificado em:
16/8/2022

Que games e educação podem se unir para o processo de aprendizado das crianças, não é nenhuma novidade. Mas você sabia que um dos games mais populares entre as crianças possui uma versão exclusiva para ser usada em sala de aula? Trata-se do MinecraftEdu, uma versão do Minecraft exclusiva para a sala de aula, que foi lançada em 2011 pela Mojang. Confira mais no post!

MinecraftEdu: ferramenta para sala de aula

Recentemente, a Microsoft comprou a Mojang e assim adquiriu o MinecraftEdu. A empresa investiu em uma nova versão ampliada e com novas funcionalidades. A partir do dia 1º de novembro, a versão completa do programa foi liberada para compra em mais de 40 países (no Brasil, apenas a versão de teste foi liberada). De acordo com o diretor de Educação da Microsoft, Antônio Moraes, a nova edição, conhecida como Minecraft: Education Edition, busca atender melhor às necessidades de estudantes e educadores.

O Minecraft é um jogo em que a criatividade é a protagonista. A partir das matérias-primas coletadas, os jogadores podem construir objetos e prédios tudo em forma de blocos. A versão educativa traz a possibilidade de os alunos transitarem por lugares históricos, como as pirâmides do Egito. “Transportando o aluno para um mundo que, em geral, ele estudou, mas nunca conheceu”, diz o diretor.  Segundo Moraes, o Minecraft vem sendo utilizado em escolas de todo o mundo para ensinar desde disciplinas como ciências e matemática e até arte e poesia.

No Brasil, os professores têm acesso a versão teste e não há previsão para o lançamento da versão final no país. “Os recursos aos quais os professores podem ter acesso com a versão de testes são os mesmos do que em outros países”, explica Antônio. O Minecraft: Education Edition traz um modo multiplayer, que permite que os jogadores criem um mundo Minecraft juntos. Assim, até 30 alunos podem construir projetos e resolver problemas simultaneamente.

"Quando começar a usar o Minecraft na sala de aula, é importante evitar a tendência a usar uma linguagem excessivamente formal."

“Os jovens podem tirar snapshots (uma imagem do estado atual da máquina virtual, assim é possível guardar as informações do disco, que servem como uma forma de backup) para salvar na seção de Portfólio”, menciona o diretor ao falar do recurso de câmera, que permite que os alunos tirem fotos do seu trabalho. Dessa forma, os professores acompanham a progressão do aprendizado da turma. Além disso, no jogo, os educadores podem criar um personagem para agir como um guia e dar informações aos alunos ou mesmo para desafiá-los a resolver problemas. Caminhando pelo o mundo virtual do Minecraft, os estudantes também se depararam com pequenos quadros onde são colocadas instruções para o desenvolvimento dos projetos.

O aprendizado

Os jogos podem desenvolver habilidades para a solução de problemas lógicos além de estimular a criatividade. “Mas é importante que estejam atrelados a uma linha educacional para que tragam resultados”, destaca o diretor. “Um aspecto interessante para o professor é que quando começar a usar o Minecraft na sala de aula, é importante evitar a tendência a usar uma linguagem excessivamente formal. Se as regras e limites forem flexibilizadas, a capacidade dos estudantes de enfrentar desafios criticamente tende a florescer”.

shutterstock_317247461

“É importante ressaltar que os professores não têm de ser especialistas em games para usar essa ferramenta. Eles podem deixar que os estudantes sejam os especialistas, que passam a se tornar um grande recurso de inteligência”. Os professores que não conhecem a ferramenta podem acessar o site do Minecraft Education, onde estão disponíveis cenários de jogos para iniciantes e uma experiência tutorial. Além disso, há também o programa Minecraft Mentors, que conecta os educadores com outros que tenham experiência prévia com o jogo.

Professores podem fazer o download em português no site. O Minecraft Edition pode ser adquirido por organizações como escolas, bibliotecas e museus. Para saber se a plataforma está disponível para sua instituição, confira no site os detalhes específicos sobre elegibilidade.

Guia da gestão escolar
Guia gratuito

Confira o guia perfeito para a gestão escolar!

O Guia Definitivo da Gestão Escolar é o material que faltava para todo gestor de escolas! Com dicas exclusivas para fazer seu colégio ter muito sucesso.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Guia da gestão escolar

Guia gratuito

Confira o guia perfeito para a gestão escolar!

O Guia Definitivo da Gestão Escolar é o material que faltava para todo gestor de escolas! Com dicas exclusivas para fazer seu colégio ter muito sucesso.

Você pode gostar também

Educação

Como fazer uso de aplicativos em sala de aula?

Quer fazer o uso de aplicativos em sala de aula para melhorar a aprendizagem dos seus alunos? Confira nossas dicas!

Continuar
Educação

Como as metodologias ativas favorecem a aprendizagem

As metodologias ativas promovem o engajamento dos alunos e dos professores e um uso inteligente da tecnologia. Quer saber mais? Confere no nosso post!

Continuar