Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

2021-07-22
3 min
Post modificado em:
20/7/2021
melhores livros para ler na prateleira

Quais os melhores livros para ler? Eles podem ser muitos e estar em diversas formas. No congresso Conversas que Transformam, os autores Conceição Evaristo e Daniel Munduruku falaram um pouco sobre as escolhas literárias.

Além disso, trouxeram o quanto estas escolhas afetam a formação de leitores. Quer conferir o que dizem os autores? Então segue a leitura e vem conferir!

Os melhores livros para ler satisfazem a curiosidade!

Para Conceição Evaristo, os melhores livros para ler sempre foram os que satisfazem a sua curiosidade. Desde criança, a autora acreditava que os livros poderiam trazer muitas respostas.

"A leitura era o lugar onde eu encontraria a explicação para o mundo", comenta Conceição Evaristo. Assim, aproveite a fase da curiosidade de crianças e adolescentes para despertar a leitura entre os mesmos.

Portanto, incentive sempre a si mesmo, seus alunos ou filhos a encontrar as respostas nos livros. As obras podem trazer muito acolhimento para nossas angústias e perguntas. Além disso, lembre-se: mais do que respostas, a leitura abre ainda mais perguntas e possibilidades!

Na natureza ou em qualquer lugar: os melhores livros para ler podem estar em diferentes formas

Daniel Munduruku, pertencente à etnia indígena Munduruku, ressalta que a leitura pode estar em diferentes formas. Assim, para o autor, as primeiras leituras eram do mundo ao redor e da natureza. "A natureza não dá saltos. Ela segue seu fluxo e seu caminho. Portanto, com a leitura da natureza, eu aprendi a não ter pressa. A aceitar o fluxo das coisas e viver o agora.", explica Munduruku.

Dessa maneira, a leitura do mundo é importante para incentivarmos a leitura de forma geral. Assim, ler a natureza, ler a sociedade, ler a cultura e toda a realidade ao redor pode ser muito enriquecedor. E, para ler o mundo, é preciso estar presente no agora.

Leia também: Compreensão leitora: técnicas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos

Diversidade e cultura para o incentivo à leitura

Os melhores livros para ler também precisam fazer sentido em cada cultura. Conceição Evaristo ressalta o quanto a formação de leitores pode estar em diferentes experiências de leitura. Assim, pode ser a leitura de um gibi, um jornal ou mesmo revista. Qualquer uma delas pode despertar o gosto pela leitura em alguém.

Afinal, essas leituras iniciais podem trazer o gosto por novos e diferentes formatos. As escolhas terão como base a experiência de cada um como leitor ou leitora. Portanto, Conceição Evaristo ressalta o quanto a diversidade e possibilidade de escolha ajuda na formação de leitores.

Os melhores livros para ler possibilitam o reencontro

Reencontrar a si mesmo e o nosso passado histórico. Para Daniel Munduruku, a leitura possibilita cada um de nós a nos reencontrar e encarar nosso passado histórico. Afinal, como parte de um povo originário do Brasil, Munduruku ressalta o quanto ainda não encontramos esse passado. A leitura pode ser o caminho necessário para esse reencontro.

"Como um estilingue, que precisa ser puxado para impulsionar para frente, a memória funciona do mesmo jeito", ressalta o autor. Assim, para ele, é através da memória e da leitura do mundo e dos livros que somos impulsionados para frente.

Além disso, Conceição Evaristo também ressalta esse ponto. "A literatura é um caminho que possibilita, a partir da multiplicidade de autorias, esse reconhecimento e preenchimento de um vazio histórico. Um vazio que existe pela negação de nossas existências.", conclui a autora.

Quer conferir toda a conversa? Assista à mesa no vídeo abaixo:

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Compreensão leitora dos alunos: como melhorar

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar