Compreensão leitora: técnicas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos

No items found.

Muito mais do que decodificar letras, palavras e frases, ler é compreender um discurso, seja ele oral ou escrito. A compreensão leitora está ligada à capacidade de se interpretar, atribuir sentido e alcançar a clareza sobre as informações que aquele conjunto de ideias apresenta ao interlocutor.Portanto, essa compreensão é fundamental para a construção de conhecimento por parte dos estudantes. Além disso, ela ajudará, consequentemente, a formar cidadãos mais críticos.

Compreensão leitora: trabalho e tempo para sua construção

Como sabemos, o processo de leitura e de compreensão leitora não é automático. Pelo contrário, ele exige trabalho contínuo. Por isso, as estratégias para melhorar a compreensão leitora devem ser desenvolvidas desde cedo. Assim, os alunos se tornarão cada vez mais ativos no processo de construção de conhecimento, de forma a entender e atribuir sentido às informações necessárias para a compreensão de um discurso.Neste post, traremos alguns exemplos de atividades que podem ser utilizadas para desenvolver a compreensão leitora. Confira!

Destaque palavras desconhecidas

É comum que o aluno desconheça o significado de alguns termos de um texto no decorrer da leitura. Uma sugestão para desenvolver a compreensão leitora dele é a ampliação de repertório por meio da apresentação de vocabulário novo.Para isso, você pode fazer uma leitura prévia de um texto que será indicado para o aluno e selecionar termos que supõe serem desconhecidos pelo jovem leitor. Depois que ele fizer a leitura, mostre as palavras que você destacou e peça que ele faça inferências sobre o significado delas naquele texto.Depois desse processo, deixe que o aluno procure o significado dos termos em um dicionário e confirme com ele se a definição encontrada está de acordo com o contexto. Isso irá ampliar o repertório do aluno e da próxima vez que ele se deparar com a palavra, saberá qual o seu significado.Assim, o processo de leitura vai se tornar cada vez mais fluido. Essa dinâmica pode ser feita em grupos e os alunos podem registrar juntos suas inferências.

Faça o aluno comparar textos para melhorar a compreensão leitora

Indique a leitura de dois textos que abordem o mesmo assunto de formas diferentes. Dessa foram, o estudante terá que identificar a proposta do autor de cada texto. Isso vale, por exemplo, para textos opinativos e, nesse caso, é interessante pedir que o aluno realize a produção de um artigo de opinião após a leitura.Isso incita o pensamento crítico do próprio estudante, que precisará refletir sobre o tema, avaliar se concorda ou não com os argumentos dos autores. Além disso, ele pode construir seus argumentos defendendo o próprio posicionamento.A comparação pode ser feita também entre textos com a mesma temática e de gêneros diferentes para que o aluno aprenda a identificar as características presentes em uma crônica, uma reportagem, um conto e assim por dianteLeia também: 9 desafios para a formação de leitores. Com dicas práticas!

Faça um quebra-cabeça com o texto

Essa proposta é muito útil durante o estudo de textos do gênero jornalístico. Matérias jornalísticas têm a estrutura de pirâmide invertida. Ou seja, o texto se desenvolve com as informações mais relevantes no início do texto e as menos relevantes ficam para o final.Selecione um texto jornalístico e recorte-o em partes. Dê as partes para os alunos e peça que eles montem na ordem que acham adequado, como um quebra-cabeça. Depois, discuta em sala quais são as informações mais relevantes e faça-os reorganizar o quebra-cabeças, se necessário.Essa dinâmica fará com que a turma identifique características de matérias jornalísticas. Vale destacar que nem sempre isso funcionará para reportagens especiais que podem misturar características do gênero literário.Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas suas redes!

teste-gratis-arvore-livros-escolas
No items found.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

professora lendo para alunos da educação infantil
Leitura

Qual a importância da leitura na educação infantil? 5 benefícios de incentivar esse hábito

Ler para crianças desde cedo é fundamental para a formação de leitores! Confira neste post os benefícios da leitura na educação infantil.

Continue lendo
alunos lendo de forma lúdica
Leitura

Como incentivar a leitura de forma lúdica: descubra agora!

Está com dificuldades para engajar seus alunos na leitura? Confira agora como incentivar a leitura de forma lúdica entre seus alunos!

Continue lendo