Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Os melhores livros para jovens: 7 clássicos da literatura

Os melhores livros para jovens: 7 clássicos da literatura

3 nov 2016
2 min
Post modificado em:
3/10/2022

O seriado “Chaves”, criado pelo grande Roberto Gómez Bolaños, trouxe diversos ensinamentos para os fãs mais saudosistas. Um deles, que sempre vem à minha memória, aprendi através de uma canção: “Se você é jovem ainda, amanhã velho será.

Ao menos que o coração sustente, a juventude que nunca morrerá”. E como sustentar essa juventude? Uma das maneiras mais prazerosas é definitivamente, através dos melhores livros para jovens.

A frase, ainda que um pouco ingênua, tem sua beleza justamente por isso. Ela traduz de uma maneira simples, porém não simplista, o segredo para um dos maiores questionamentos de quem já deixou a adolescência há um tempo: Como eu faço para voltar a me sentir jovem?

A resposta não poderia ser mais simples: Sustente em seu coração a juventude. Como falamos anteriormente, uma das maneiras para manter a juventude viva entre nós é, através da leitura dos melhores livros para jovens.

Separamos 7 do que consideramos os melhores livros para jovens, que contam histórias emocionantes, que com certeza vão trazer de volta aquela criança que ainda mora dentro de você.

O 7 melhores livros para jovens (e para quem não é tão jovem assim)

1. As Aventuras De Tom Sawyer | Mark Twain

Tom Sawyer é um garoto muito esperto, que sempre está se metendo em muita confusão com seus amigos. Órfão e morando com seus avós, Tom e seu melhor amigo Hucleberry Finn levam uma vida normal, até que diversos eventos mudam totalmente o dia-a-dia deles e de todos ao seu redor. Que eventos? Só lendo para descobrir…

2. O Menino Maluquinho | Ziraldo

Com toda certeza um dos melhores livros para jovens, ou para quem quer voltar à juventude na imaginação. Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

3. A Ilha do Tesouro | Robert Louis Stevenson

Jim Hawkins é o filho dos proprietários de uma pensão em Bristol, uma cidade litorânea da Inglaterra do século XVIII.  O garoto passará a viver diversas aventuras após a chegada de um velho marinheiro, conhecido como Billy Bones. Vários acontecimentos terminam por colocar o jovem Jim num verdadeiro navio pirata e, em seguida, em contato com um valioso tesouro. Nesta obra aparecem os detalhes mais comuns das histórias de piratas, como o mapa do tesouro e o local marcado com um X onde estão as riquezas.

4. Reinações de Narizinho | Monteiro Lobato

Reinações de Narizinho reúne as onze histórias que Moteiro Lobato começou escrevendo em 1920.Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix, todos ilustres convidados de cada uma das festas. Um dos melhores livros para jovens, crianças e adultos, e criado por um ilustre brasileiro!

Leia também: Aprendendo a ler o Livro Ilustrado

5. Alice no País das Maravilhas | Lewis Carrol

Na obra prima de Lewis Carrol, conhecemos Alice, uma menina muito curiosa que, ao seguir um coelho, conhece o País das Maravilhas. Vivendo entre lagartas falantes, chapeleiros malucos, gatos misteriosos e uma Rainha de Copas com um exército inteiro de cartas de baralho, acompanhamos a jornada de Alice num misto de surpresa e êxtase.

6. Meu Pé de Laranja Lima | José Mauro De Vasconcelos

O menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de sua dura realidade, conferindo alma a animais e árvores. Assim, um pé de laranja lima se torna seu confidente, a quem o menino conta suas travessuras e suas tristezas. No hostil mundo adulto, ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, que substitui a figura do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais. A ingenuidade da infância perde-se no precoce aprendizado da dor e da saudade. Um comovente exemplar entre os melhores livros para jovens de todas as idades.

7. O Pequeno Príncipe | Antoine De Saint Exupéry

Talvez o melhor entre os melhores livros para jovens, o Pequeno Príncipe narra o encontro, no deserto do Saara, de um piloto francês, cujo avião sofrera uma pane, com um menino “de cabelos de ouro”.Num longo diálogo, o narrador descobre um pouco da vida do pequeno príncipe, percebe seu olhar infantil sobre a vida e o mundo; o pequeno príncipe, por sua vez, se vê diante de questões da vida dos adultos, e aquele encontro se transforma numa ligação forte, um dependendo do outro, compreendendo a importância que têm todos aqueles que cruzam nossa vida. Esses são apenas alguns dos motivos de por que você deve ler o Pequeno Príncipe.

Para quase todos esses livros você tem acesso ao livro digital ou impresso, basta escolher a opção mais atrativa e mergulhar na leitura. Ah, e se você acha que é muito velho para ainda ser jovem ainda, ouça a música novamente. A resposta está lá: “Existem jovens de oitenta e tantos anos, e também velhos de apenas vinte e seis! Porque velhice, não significa nada! E a juventude volta sempre outra vez!”.

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Compreensão leitora dos alunos: como melhorar

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar