Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Saiba a importância de trabalhar textos jornalísticos

Saiba a importância de trabalhar textos jornalísticos

11 de junho de 2018
5 min
Post modificado em:
21/12/2021

Você já parou para pensar que usar e realizar a leitura de textos jornalísticos em sala de aula pode ser uma ótima forma para ensinar os diferentes gêneros textuais e para ampliar o universo de seus alunos? Além de funcionar como um estímulo à leitura, essa alternativa estabelece um vínculo com os fatos do cotidiano e permite a distinção entre o que é fato e opinião.

Toda escola comprometida com o exercício de cidadania deseja formar cidadãos competentes e com pensamento mais crítico, por isso criamos este artigo para falar sobre a importância e os benefícios de se trabalhar a leitura de textos jornalísticos em sala de aula. Acompanhe!

A importância da leitura de textos jornalísticos na escola

Não é segredo para ninguém que o jornal é um veículo de informação que permite a leitura de diversos gêneros em um mesmo lugar, de forma dinâmica. Não só conecta o leitor com o que acontece, como também dá a ele a possibilidade de se posicionar ativamente e abrir questionamentos diante de uma determinada situação. Nesse sentido, a leitura de textos jornalísticos é fundamental para ambientar o estudante à realidade em que vive, transformando-o em um cidadão crítico. Afinal, esse tipo de discurso permite o contato com diferentes posicionamentos e ideologias, o que agrega muito ao desenvolvimento social dos alunos. Veja outros benefícios de se trabalhar textos jornalísticos em sala de aula:

  • faz com que o aluno aprenda a ler, avaliar diferentes pontos de vista e diferenciar posicionamento estratégico, opiniões e fatos;
  • ajuda a formar leitores habituais;
  • permite que o estudante identifique as diferentes finalidades dos textos que circulam à esfera jornalística;
  • proporciona interdisciplinaridade e estudo de temas diversos;
  • colabora para que o aluno pense mais criticamente sobre os fatos;
  • contribui para que o estudante perceba a relação entre os títulos dos textos e a coerência com as editorias em que são publicados;
  • exercita o aluno para que ele saiba discernir diferentes vozes.

Como trabalhar com a leitura jornalística em sala de aula

De modo geral, os jornais apresentam uma linguagem voltada para o interlocutor adulto, o que pode dificultar a escolha de textos adequados para se trabalhar com uma turma de ensino fundamental. Ainda assim, não é impossível encontrar conteúdos capazes de envolver seus alunos e algumas medidas podem ser tomadas para facilitar o processo. Confira, agora, três boas práticas para se trabalhar com a leitura de textos jornalísticos em sala de aula!

1. Promover um debate na sala de aula

Uma ideia interessante é promover um debate na sala de aula, colaborando, assim, para o desenvolvimento do senso crítico e argumentação dos estudantes. Para que eles se mantenham engajados na discussão, opte por assuntos atuais e polêmicos e que de preferência estejam presentes no dia a dia e nas conversas deles.

2. Utilizar o formato digital para leitura de textos jornalísticos

A sua escola não pode ignorar a mudança de mentalidade causada pelo avanço da tecnologia. Portanto, sugira a leitura de materiais jornalísticos disponíveis na internet, inserindo seus alunos nessa nova realidade de letramento digital. Caso o interesse, saiba que já existem soluções que trabalham o gênero jornalístico de forma digital para o público infantojuvenil, possibilitando uma avaliação eficaz e personalizada das habilidades leitoras dos jovens.

3. Estudar fake news em sala de aula

Um problema recorrente da era digital é disseminação de notícias falsas e essa pode ser uma boa oportunidade para propor em sala de aula atividades que avaliem o discernimento do aluno entre fato e opinião. Estudando as notícias falsas, ou fake news, além de perceberem as diferentes vozes presentes do texto, os estudantes podem analisar o contexto de produção dos gêneros jornalísticos para, assim, saberem o posicionamento de quem escreve, para quem escreve e quando escreve. Dessa forma, conseguem ler criticamente uma matéria e perceberem marcas de notícias falsas.

Confira também como ensinar a leitura crítica de notícias.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Compreensão leitora dos alunos: como melhorar

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continuar
Leitura

Qual é a importância da leitura?

Qual a importância da leitura para a formação de um aluno? Qual a função da leitura e como desenvolver na escola? Se você quer as respostas, visite nosso post!

Continuar