Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Livros sobre carnaval para a sala de aula

Livros sobre carnaval para a sala de aula

23 fev 2022
2 min
Post modificado em:
6/6/2022

Iniciamos mais um ano sem poder celebrar, como de costume, uma das festas mais populares do Brasil: o nosso carnaval! Tradicionalmente, a essa altura, já estaríamos nos preparando para a folia nas ruas, becos e avenidas, com muita música, animação e criatividade nas fantasias e adereços.

Entendendo a leitura como um meio de acessar universos distantes da realidade e das possibilidades, levantamos títulos de livros e pensamos em atividades que possam levar o carnaval para dentro de sala de aula, de forma lúdica e divertida. Dessa forma, mesmo com a limitação sanitária imposta pela pandemia para a segurança da população, podemos promover um gostinho da experiência do carnaval no ambiente escolar.

As propostas vão partir das leituras e serão apresentadas de acordo com o segmento escolar dos alunos.

Livros sobre carnaval e como trabalhar o tema em sala de aula

A Educação Infantil em ritmo de folia

Para este segmento, vamos guiar os alunos numa imersão pela música, afinal, carnaval combina com samba e batucada! As sugestões de leitura a seguir vão  proporcionar um momento de exploração de ritmos com a mediação dos professores. Partindo da literatura, com suas cores, imagens e traços, à musicalidade pela força do som e movimento.  

- Dum-dum-dum, o tambor - Ziraldo

- Jongo - Sônia Rosa

- Maracatu - Sônia Rosa

- Cartola - Edina Diniz

Você pode propor que a turma se inspire nas imagens dos instrumentos musicais presentes nas obras lidas para recriá-los a partir de objetos acessíveis em casa. Por exemplo, um chocalho de garrafa pet e sementes, um tambor de balde ou vasilhas de plástico, baquetas de lápis e canetas. Com os instrumentos em mãos e as leituras fresquinhas na cabeça, é hora de se divertir criando rimas, melodias e muita festa.  

Além da interação através dos sons, a atividade também possibilita aos alunos conhecerem mais da origem do samba e do carnaval através dos textos, imagens e vocabulário presentes nos livros.

Leia também: Livros para ler durante o carnaval!

Os Anos Iniciais colocam o bloco no pátio!

Para o carnaval dos alunos dos Anos Iniciais a ideia é criar um bloco da turma. Os livros que vão inspirar essa atividade estimulam os alunos a pensarem nas simbologias da folia nas ruas.

- O carnaval dos bichos aloprados - Januária Cristina Alves

- O rapto do galo - Fabiana Karla

- O caraminguá - Bia Bedran

A proposta é que as turmas, após a leitura dos livros, criem um estandarte para seus blocos. O que é um estandarte de carnaval? Para responder a essa pergunta e incrementar a criatividade na produção, vale aqui uma breve pesquisa sobre esse item simbólico dos carnavais.

Com o estandarte pronto e os alunos adereçados, é hora de colocar o bloco no pátio! Lembre-se de selecionar músicas carnavalescas com antecedência para garantir a cadência dos integrantes e a harmonia dos pequenos foliões na avenida.

Os Anos Finais viajam no tempo pelos bailes de carnaval

Os alunos dos Anos Finais vão aterrissar na folia por uma outra via, através das histórias contadas de carnaval! De Machado de Assis à Martinho da Vila, passando por Helena Theodoro, as narrativas dos livros sugeridos serão a inspiração dessa festa.  

- Os ibejis e o carnaval - Helena Theodoro

- Um dia de entrudo - Machado de Assis

- Martinho da Vila conta Cartola - Martinho da Vila

Após as leituras, incentive que seus alunos busquem por mais histórias de carnaval entre seus familiares e que tentem identificar o que elas têm em comum com o que foi lido. É provável que surjam boas lembranças dos tempos de bailes de carnaval. Sugira ainda que os alunos perguntem sobre as músicas, as fantasias e os adereços da época.

Guiados pelo carnaval descrito nos livros e pelos familiares, você e seus alunos podem organizar um baile de máscaras! Assim, vocês fazem uma viagem no tempo pelo carnaval dos antigos bailes e ainda colocam a mão na massa nas produções das máscaras.

Se quiser se aprofundar, aproveite a oportunidade para que os alunos possam comparar as máscaras dos carnavais de bailes clássicos com as que atualmente são utilizadas pelos foliões nas ruas.

O Ensino Médio nos carnavais pelo Brasil

Quando falamos de carnaval, somos imediatamente transportados para quais cidades do Brasil? Recife? Salvador? Rio de Janeiro? O objetivo dessa proposta é incentivar que as turmas conheçam os carnavais de diferentes regiões e usem a representação dessa diversidade carnavalesca para planejar uma das manifestações artísticas mais conhecidas deste evento: os desfiles das escolas de samba.

Os livros sugeridos trazem um aprofundamento sobre a festa nas cidades mais tradicionais em folia.

- Dona Mocinha - Raphaelle Batista

- As matriarcas da avenida - Fábio Fabato, Gustavo Gasparani, João Gustavo Melo , Luis Antonio Simas, Luis Carlos Magalhães

- Meu bloco na rua - Rita Fernandes

- Carnaval do Recife - Leonardo Dantas Silva

A partir das leituras e contando também com uma breve pesquisa, a ideia é que a turma se divida em grupos para estruturar um desfile de uma escola de samba fictícia. O tema para essa produção será: “A diversidade dos carnavais pelo Brasil”.

Os elementos de um desfile, em conjunto na avenida, contam uma história. Para isso, cada grupo pode ficar responsável por planejar uma seção dessa grande produção (enredo, alas, fantasias, carros alegóricos, comissão de frente) lembrando que elas devem estar sempre conectadas. Ao final, as turmas podem apresentar o resultado desse projeto para toda a escola.  

Carnaval não é bagunça!

A última sugestão é para você, professor! O livro “A ciência no universo da folia” destina-se àqueles que são entusiastas das pesquisas científicas e do carnaval, demonstrando de que maneira a ciência se revela no desfile de uma escola de samba.

A leitura dessa obra mais teórica pode te inspirar a levar diferentes temas para a sala de aula sob uma ótica menos usual, a do carnaval!

Esperamos que você tenha gostado das dicas e possa também levar conhecimento e diversão aos seus alunos nessa época de folia!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

5 dicas para incentivar a leitura na escola

Quer conferir como incentivar a leitura na escola entre seus alunos? Trouxemos cinco dicas infalíveis para educadores!

Continuar
Leitura

Como os quadrinhos incentivam a leitura?

Neste post, mostramos como as histórias em quadrinhos podem ajudar a incentivar o hábito de leitura em sala de aula.

Continuar