Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Atividades de leitura para mediação em sala de aula

Atividades de leitura para mediação em sala de aula

9 dez 2021
3 min
Post modificado em:
1/9/2022

A prática de leitura pode transformar a sua sala de aula! Para encantar alunos e alunos, é preciso que haja uma mediação de leitura eficiente. 

Listamos dicas e atividades práticas para você aplicar com suas turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, listamos livros e atividades para apoiar você, educador, no planejamento de aulas. 

Atividade 1: Mediando a leitura na Educação Infantil

Na Educação Infantil, combinar a leitura com brincadeiras e passeios pode ser incrível, pois estimula uma memória lúdica para a prática da leitura.

Um exemplo de atividade prática é a leitura do livro “Nuvem no céu, nuvem de papel”, da autora Fabiola Braga. Depois de ler a obra, dê um passeio com os seus alunos no pátio da escola, onde seja possível ver o céu aberto e observar as nuvens. Estimule que os estudantes compartilhem entre si as impressões sobre o que observam.

Além disso, durante a leitura da obra, faça uma dramatização das falas e da narrativa, com diferentes vozes e expressões faciais. Essa imersão na obra também garante um maior engajamento dos alunos.

Dica extra: aproveitando o momento de leitura!

O momento da leitura também pode ser aproveitado com outras atividades. Que tal propor que seus estudantes criem outros personagens para a história? Ou ainda propor que escrevam uma nova narrativa sobre o tema? Por fim, que criem novas ilustrações para aquela história?

A intenção é que a brincadeira continue e que a imaginação seja incentivada! Todas essas atividades e propostas podem ser aplicadas ainda para algumas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a etapa de alfabetização.

Atividade 2: A mediação de leitura nos Anos Iniciais do Fundamental

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sugerimos algumas atividades com o livro “A Grande Fábrica de Palavras”, da autora Agnès de Lestrade. Mas antes da leitura, que tal propor uma provocação para seus estudantes em uma atividade? A ideia é que eles mesmos reflitam sobre a importância das palavras.

Na atividade, peça para que seus alunos reflitam sobre quantas palavras falam durante um único dia. Será que dá para contar? Quais palavras são mais importantes? Quais são ditas mais vezes? A intenção aqui é conectar a narrativa com o cotidiano dos alunos. Afinal, com essa conexão é mais fácil criar uma memória afetiva com as histórias.

Dica extra: Acolha os sentimentos

O importante dessa atividade é acolher todas as opiniões, sensações e sentimentos que as crianças transmitirem. Para isso, compartilhe também suas sensações e opiniões sobre o tema. Assim, a troca ficará mais fácil e rica, além de gerar acolhimento para todos os alunos.

Baixe agora: todas essas dicas e muito mais você encontra nas nossas Trilhas de Leitura!

Atividade 3: Como mediar a leitura nos Anos Finais do Fundamental

Que tal explorar os precursores da ficção científica? Para essa etapa, vamos explorar o livro “20.000 léguas submarinas”, de Júlio Verne. Para começar, vale acionar os conhecimentos prévios dos alunos e perguntar se eles já conhecem o autor, sobre o que é a obra e quanto tempo demorou para ser produzida.

E por que não explorar também o próprio oceano antes dessa leitura? Vale documentários sobre o desenvolvimento dos submarinos, explorando os contextos histórico, cultural e social da época. O contexto científico da época e como se dá esse cenário no Brasil também são dois pontos importantes para as discussões.

Atividade 4: A leitura no Ensino Médio

Para esse segmento, a gente sugere a leitura do livro “Sherlock Holmes - o caso do detetive morto”, escrito por Cirilo S. Lemos. Antes de começar, lembre-se: a leitura pode e deve ser um momento de diversão e muito diálogo.

Por isso, que tal ao final de cada capítulo pedir que os estudantes falem sobre suas ideias e impressões sobre a narrativa? Além disso, não deixe de fazer comparações entre personagens desse livro com outros de filmes e demais narrativas. Isso traz uma aproximação e maior engajamento na leitura.

Dica extra: trabalhe a interdisciplinaridade

Aqui, é possível trabalhar a interdisciplinaridade e envolver as disciplinas de história, biologia e sociologia também podem ser exploradas com essa obra! Destaque com eles os contextos espaciais e sociais onde se passa a obra, fazendo paralelos com a atualidade.

Confira também esse conteúdo em vídeo:


Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar