Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
5 dicas de livros para ler no carnaval

5 dicas de livros para ler no carnaval

23 jan 2016
2 min
Post modificado em:
23/2/2022

Carnaval chegando e todo mundo começa a pensar em fantasia, bloco, desfiles, viagens. Ah, mas não pra você? É do tipo que não gosta de carnaval? Sem problemas! Preparamos uma lista com 5 livros para ler no carnaval que você vai adorar conhecer.

Assim, você aproveita os dias de feriado da melhor maneira que existe: com leitura. E e de vez em quando olhando a apuração das escolas de samba, porque ninguém é de ferro. ;) Confira!

Leia também: Descubra como o livro digital pode tornar a leitura mais dinâmica.

Livros para ler no carnaval

1. Brinquedos Mortais - Saint-Clair Stockler e Tibor Moricz

A coletânea organizada por Saint-Clair Stockler e Tibor Moricz abre nossa lista de livros para ler no carnaval.O título reúne 12 autores que apresentam universos dissonantes, com um tom pungente de terror sempre no ar. É bom pra ler durante o carnaval porque o inusitado, o assustador, o cômico e o repulsivo aparecem ao longo de toda obra, em forma de bonecos cheios de más intenções, brinquedos ameaçadores, jogos estranhos e perigosos.

Boa leitura pra quem quer se desligar do mundo exterior e se concentrar em uma excelente leitura de entretenimento. Narrativas onde a morte é uma constante e onde a vida em todas as suas formas está sempre por um fio.

2. O Guardião - Cidade das Sombras - Daniel Polansky

Um universo fantástico tem tudo com a maior festa brasileira. E tem isso e mais na nossa segunda dica de livros para ler no carnaval.

Numa Los Angeles distópica, este romance policial se desenrola entre tramas noir, gangues multiétnicas, traficantes e o "Guardião", uma figura sombria que se apresenta ora como herói, ora como vilão - o famoso anti-herói!

Tal qual os romances de Raymond Chandler e James Ellroy, este livro conta com uma atmosfera asfixiante. É bom ler durante o carnaval principalmente por causa das referências a Quentin Tarantino e a fantasia de “O Senhor dos Anéis”, num cenário como o de “Blade Runner”.

Mas também por a leitura destas páginas proporcionarem uma rápida imersão num tipo de literatura que quase não vemos mais por aí: o romance policial.

“O Guardião - Cidade das Sombras” é uma trilogia fantástica, cujo primeiro volume é este alucinante romance de estreia que inaugura um novo gênero: a “fantasia noir”.

Tenso, com um suspense crescente, “O Guardião” surpreende pela ousadia, assusta com a previsão de um futuro sombrio para a humanidade e garante uma leitura de impacto do começo ao fim.

3. O Muro - Celine Fraipont | Pierre Bailly

No melhor estilo grafic novel, nossa terceira indicação de livros para ler no carnaval, se passa em 1988, numa monótona cidadezinha do interior da Bélgica.

Ao som do punk rock e das influências do metal industrial, os traços que complementam a narrativa são frios, diretos e parecem compôr a vida de Rosie, uma menina de 13 anos, que se vê entregue à própria sorte. Sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa, e seu pai vive mergulhado no trabalho.

Imersa numa rotina monótona e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida.

Vale a pena ler no carnaval porque histórias em quadrinho costumam tratar temas sérios de maneira poética, artística e sempre deixando a cargo do leitor vislumbrar o trabalho entre artes visuais e literatura.

4. A Gata do Rio Nilo - Lia Neiva

Que tal viajar por diversas épocas literárias em um único livro? É essa a proposta da quarta indicação da nossa lista de livros para ler no carnaval.

Iniciado com uma intrigante troca de cartas, este livro possui uma trama misteriosa, desvendada ao longo da narrativa, sobre um assassinato aparentemente sem suspeitos. Excelente obra para os amantes da literatura!

É uma boa pedida para o carnaval pois a autora, Lia Neiva, trabalhou não com capítulos, mas com contos. O livro é dividido em 5 contos que se apropriam das linguagens literárias de determinadas épocas.

Assim, ela vai apresentando as características do Barroco, do Naturalismo, chegando até o Modernismo e o Pós-modernismo, de maneira a não transformar sua escrita em algo teórico, mas deixando a literatura fluir em seu texto.

Como os movimentos são apresentados em ordem cronológica, o livro começa com uma troca de cartas recheadas de metáforas e jogos de palavras, características do Barroco.

O capítulo seguinte, dedicado ao Romantismo, apresenta um herói angustiado e sem sintonia com o mundo que o cerca, mas na parte que aborda o Realismo o relato passa a ter o distanciamento narrativo que marca esse estilo literário.

5. Minimundo - Bernardo Moraes

A última indicação da nossa lista de livros para ler no carnaval é recheada de pequenos contos, ora fantásticos, ora realistas. Alguns momentos brilhantes de ironia.

Mesclando a linguagem do conto moderno com super-heróis, fantasmas, cultura pop, mitos, Coca-Cola, Deus jogando videogame e outros personagens incomuns em situações mundanas, Bernando  Moraes, o autor, consegue um ótimo resultado contemporâneo.

Bom para ler durante os dias de folia do carnaval porque é curto, objetivo e extremamente divertido e enriquecedor. Os fãs de cultura pop e história contemporânea vão se apaixonar por esta obra.

Leia mais: Como despertar o hábito de leitura nas crianças?

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar