Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Árvore na Escola
Confira sucesso com Árvore na rede pública de Recife!

Confira sucesso com Árvore na rede pública de Recife!

29 set 2022
2 min
Post modificado em:
29/9/2022

A Árvore é a maior solução digital de leitura do Brasil e apoia a formação leitora nas escolas da rede pública de Recife. Na rede, os alunos têm acesso à plataforma Árvore Livros.

Confira neste post uma história de sucesso com a Árvore na rede pública de Recife. Você vai encontrar o depoimento da professora Andarlette Cruz, da Escola Municial de Dois Rios, na cidade de Recife. Ela dá aula para as turmas de 4º ano e é multiplicadora de práticas pedagógicas em escolas da rede. Acompanhe esse relato!

Professora Andarlette Cruz conta sua experiência com Árvore Livros
Professora Andarlette Cruz conta sua experiência com Árvore Livros

Conhecendo a plataforma Árvore

A Árvore é uma plataforma digital com mais de 40 mil livros, audiolivros e conteúdos pedagógicos para sala de aula. Para acessar, cada aluno e professor possui um código de acesso. Com a solução, alunos e professores têm muita autonomia no uso da plataforma e dos materiais disponíveis.

A professora Andarlette relata um pouco sobre esse ponto. "Quando comecei a utilizar a Árvore Livros, logo me apaixonei pela plataforma. Fui me familiarizando para ter domínio do que eu iria passar para os meus alunos, de acordo com o material e situações didáticas utilizadas", conta a educadora.

Andarlette conta que para começar a prática em sala de aula foi bem simples. "Baixei as carteirinhas na própria plataforma, para que eles pudessem acessar cada um a sua conta. Todos os alunos matriculados já estão cadastrados na plataforma de acordo com a escola de origem, então já facilita para tirarmos os dados dos alunos".

Árvore Livros nas salas de aula de Recife

Após a ativação dos alunos na plataforma, Andarlette começou as práticas em sala de aula. "Comecei a trabalhar, dentro da sala de aula, livros paradidáticos de acordo com a série de origem deles. Os alunos amaram! Com as leituras diárias, percebo que eles estão cada vez mais interessados em saber, em conhecer, em aprender e isso é muito gratificante", conta a educadora.

Andarlette conta que compartilha os resultados na plataforma, a partir das ferramentas de gamificação e dos relatórios, com os próprios alunos, que se engajam assim na própria aprendizagem.

"Semanalmente, eu mostro, através do data show, os resultados das árvores crescidas dos alunos, para eles saberem que eu estou monitorando continuamente. As árvores estão crescendo e isso me faz muito feliz! Saber que eu estou contribuindo como professora para o avanço de meus alunos, no decorrer de sua jornada, é muito gratificante", compartilha Andarlette.

A professora conta que utiliza a plataforma Árvore quase diariamente em sala de aula, tendo já trabalhado livros como Pluft, o Fantasminha, A Tabuada, Clarice Lispector, livros de cantiga e adivinhações, e muito mais!

Veja mais uma história de sucesso na Rede Pública de São José dos Campos!

Biblioteca física e participação dos pais

Se engana quem acha que uma biblioteca digital pode atrapalhar o trabalho na biblioteca escolar. Muito pelo contrário: o digital pode despertar o interesse pela leitura e fazer com que os alunos se interessem ainda mais pelos livros físicos.

Foi o que aconteceu com os alunos da turma de Andarlette. "Além da plataforma da Árvore, os alunos começaram também a pegar emprestados livros da nossa mini biblioteca em sala de aula, ou seja, eles leem no digital e leem no físico", garante a professora.

Além disso, a educadora conta que até os pais ajudam os seus filhos a escolherem os livros na plataforma Árvore. Dessa forma, a plataforma ajuda a engajar a família na aprendizagem dos estudantes.

Alunos da Rede Pública de Recife com a Árvore
Alunos da Rede Pública de Recife com a Árvore

Premiações e celebrações com Árvore Livros

Por fim, a educadora compartilha os momentos de celebração e culminância que proporcionou com a Árvore Livros. Com o ranking de leitura na plataforma, a professora pode realizar uma premiação em sala de aula, promovendo de forma lúdica a leitura entre os alunos.

Os estudantes também participaram de um desfile cívico vestindo com o tema da Árvore Livros, promovendo a leitura para fora dos muros da escola!


Gostou da nossa história de sucesso com a Árvore? Se você quer levar esses resultados também para sua escola, acesse o site e preencha o formulário!

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Árvore na Escola

Inovação na escola com a plataforma Árvore. Confira!

Que tal conferir o case real da Rede Santa Maria Minas e o uso da Árvore? Entrevistamos a gestora escolar da unidade de Betim.

Continuar
Árvore na Escola

Educação bilíngue: como a Árvore pode ajudar?

Saiba mais sobre a educação bilíngue e a solução Comunicar da Árvore pode ajudar sua escola.

Continuar