Quantas vezes entramos em um livro e nos permitimos vivenciar a sua magia? Nos desligarmos um pouco do corre-corre diário e nos entregamos aos conflitos, as felicidades e as angústias de seus personagens? E mais do que isso, quantas vezes trazemos essa mágica para a nossa vida?Muito tem-se discutido sobre como a leitura obrigatória afasta as crianças de se apaixonarem pelos livros e como isso afeta cada pessoa ao longo de sua vida. Um hábito construído na infância é muito mais fácil de ser trabalhado e os benefícios são inúmeros para a construção de um pensamento crítico dentro da nossa sociedade. A magia morre em pequenas atitudesLer para decorar e ir bem em uma prova, tirar xerox de capítulos separados sem enfatizar a importância da obra como um todo, exigir a leitura de clássicos (imperdíveis) quando a turma ainda não está preparada ou até mesmo se ver obrigado a dedicar um tempo para a leitura de um livro que não interessa em nenhum aspecto, ler apenas para cumprir exigências da escola. Essas são ações que caíram na rotina tanto de alunos quanto de escolas e professores e que criam um abismo entre leitura dinâmica e a leitura efetiva.A leitura dinâmica é feita com o correr dos olhos, com o objetivo de captar as ideias centrais com palavras-chaves e frases de impacto. É aquela leitura em que não nos incomodamos de pular algumas frases longas uma vez que já entendemos o contexto. Com uma leitura dinâmica podemos até concluir um trabalho com aquele livro, mas pode ter certeza que ele não terminou seu trabalho em nós. A importância da leitura efetiva Quando usamos a leitura efetiva estamos nos entregando ao universo da obra. Uma leitura que tira o sono e que a gente quer ter o livro sempre perto para ler em qualquer brecha do dia. O dilema de ler tudo em uma noite ou de guardar para durar mais. A sensação de ler algo que foi escrito para um certo momento de vida, uma mensagem ou até uma identificação com os questionamentos. Essa leitura que agita, que faz pensar e que nos tira da zona de conforto é a leitura efetiva. O melhor benefício da leitura efetiva é o poder de propagação, é o poder de sair do universo literário e causar algum efeito de fato em nosso comportamento real. Quando lemos um livro que nos abraça queremos sair indicando para todo mundo. Ou então quando percebemos que um amigo tem o mesmo gosto literário, a gente indica. Ou até alguém desabafa algum conflito pessoal que a resposta está naquelas páginas, a gente indica de novo. E a indicação constante de livros passa a fazer parte da nossa rotina e a magia também. Afinal, não existe nada mais contagiante do que a magia de um livro. Acredite!
No items found.
Obrigada pelo seu feedback!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!
Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!
Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.
Você pode gostar também
Leitura
2017-02-14
/
3 min
5 dicas para incentivar a leitura por vontade própria
Veja 5 dicas para incentivar a leitura dos alunos e criar o hábito de ler nos alunos. Clique no artigo!
Continuar
Leitura
17 fev 2023
/
3 min
Concurso de leitura: passo a passo para promover na escola
Confira um passo a passo para montar um concurso de leitura na sua escola. Escrito por especialistas da maior plataforma gamificada de leitura do país.
Continuar