Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Plataformas educacionais para usar em sala de aula!

Plataformas educacionais para usar em sala de aula!

8 out 2021
2 min
Post modificado em:
1/9/2022

A tecnologia veio para ficar nas escolas! E você pode aproveitar plataformas educacionais gratuitas para potencializar ainda mais o trabalho com os alunos.

Neste post, a gente traz dicas de 8 plataformas educacionais gratuitas que os professores da sua escola podem explorar. Confira!

1 - Google Sala de Aula

Uma das plataformas educacionais gratuitas mais famosas do mundo, o Google Sala de Aula (ou em inglês Google Classroom) é uma ferramenta que basicamente recria o ambiente de sala de aula no digital.

Essa plataforma digital tem inúmeras possibilidades: é possível convidar os alunos da turma, criar atividades, atribuir tarefas, enviar mensagens no mural e acompanhar o progresso dos alunos de forma online.

Através do Google Sala de Aula, é possível também utilizar o Google Meets para realizar chamadas de vídeo ao vivo com os estudantes e potencializar ainda mais o ensino.

2 - YouTube Edu

Dizem que é possível aprender de tudo no YouTube! Tirando os muitos tutoriais sobre absolutamente todos os assuntos, você sabia que o site possui um canal exclusivamente educacional?

É o YouTube Edu, que oferece playlists sobre vários assuntos ligados à aprendizagem. Os temas são variados e diversos: desde Romantismo, passando por placas tectônicas e como produzir seu primeiro robô. São conteúdos selecionados e ótimos para expandir o conteúdo de sala de aula.

Leia também: Tecnologia na sala de aula: como pode beneficiar seus alunos?

3 - YouTube Teachers

Além do YouTube Edu, os educadores também podem contar com o YouTube Teachers, canal que oferece conteúdos voltados especificamente para os professores.

Infelizmente, a maior parte dos conteúdos está em inglês, mas é possível ativar legendas e tradução para acompanhar em português. São conteúdos ricos que falam sobre a vivência nas escolas e questões pedagógicas importantes e atuais. 

4 - Microsoft Teams

Assim como o Google Meets, o Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação, que permite o bate-papo e realização de videoconferências. Pode ser uma boa saída para a transmissão de aulas online.

Além disso, o site permite o armazenamento de arquivos e criação de grupos para as chamadas.

5 - Kahoot

Para trazer um pouco de ludicidade para sala de aula, o Kahoot é uma plataforma ótima! Ele trabalha exatamente a partir da ideia de aprendizado baseado em jogos e permite criar quizzes personalizados e divertidos. 

É possível criar questionários sobre qualquer assunto e personalizar cada pergunta com fotos e vídeos para complementar. Para participar de um dos jogos, é só entrar utilizando o código do jogo no site ou aplicativo do Kahoot.

6 - TV Escola

O canal no YouTube da TV Escola também conta com bastante conteúdo educativo. Na verdade, são mais de mil horas de conteúdo gratuito para toda educação básica, produzido por profissionais da educação.

O canal conta com playlists sobre cada um dos programas e quadros da grade de conteúdo da TV Escola.

Leia também: Tecnologia nas escolas: conheça as vantagens e desvantagens

7 - Ted-Ed

Sabe aquelas palestras incríveis do TED que são inspiradoras e informativas? Com o Ted-Ed, é possível criar aulas em torno desses vídeos incríveis!

Os educadores podem criar no site uma aula em torno do conteúdo dos vídeos disponíveis, com tarefas que avaliam o entendimento dos alunos sobre o tema e materiais propostos.

Na seção “TED-Ed Originals”, é possível encontrar ainda uma curadoria especial com aulas exclusivas elaboradas por educadores do mundo todo.

8 - Versão trial da Árvore

A Árvore é uma solução digital de leitura que oferece plataformas voltadas para uma aprendizagem significativa. Com a Árvore Livros, alunos e professores têm acesso a mais de 30 mil títulos de grandes editoras e um ambiente inovador, com a possibilidade de atividades e relatórios de leitura.

Gestores escolares podem inscrever sua escola e experimentar a plataforma de forma gratuita com seus educadores. É só acessar o site e preencher o formulário! 

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Educação e tecnologia: 5 novidades para atividades extraclasse

Educação e tecnologia: confira neste post 5 novidades para atividades extraclasse que não podem faltar na sua escola!

Continuar
Educação

Educação, convivência e ética: confira palestra de Cortella na Bett Educar

Confira resumo da palestra de Mário Sérgio Cortella na Bett Educar, com uma reflexão sobre disciplina, ética e conviência em sala de aula.

Continuar