Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Acesse agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Quais são as melhores ações de marketing escolar? Confira 9 dicas

Quais são as melhores ações de marketing escolar? Confira 9 dicas

15 out 2021
5 min
Post modificado em:
15/7/2022

Com certeza você já ouviu falar em marketing, mas você sabia que ele pode ser aplicado em instituições de ensino? O marketing escolar é uma ferramenta importante para que colégios e universidades se destaquem entre os concorrentes e atraiam novos alunos.

O marketing educacional busca impulsionar o negócio em meios digitais ou a partir de ações de comunicação. Por isso, suas ações vão desde o disparo de e-mails à criação de perfis em redes sociais, passando pelo envio de materiais impressos para famílias e para a comunidade escolar.

Para colocar o marketing educacional em prática e entender como atrair alunos para escola, no entanto, é preciso conhecer bem suas estratégias. Por isso, selecionamos as melhores ações para trabalhar o marketing digital para escola e ao longo deste artigo você entenderá a importância de:

  • conhecer seu público-alvo;
  • montar sua persona;
  • definir os melhores canais de comunicação;
  • produzir conteúdo de qualidade;
  • investir em boas fotos e vídeos;
  • trabalhar o e-mail marketing para escola;
  • oferecer um excelente atendimento;
  • manter seu site atualizado;
  • acompanhar seus resultados no Google.

1. Conheça seu público-alvo

Você conhece o perfil da maioria dos alunos da sua escola? Qual sua formatação familiar? Quem busca a sua instituição? 

Ter a resposta dessas perguntas é fundamental para definir o público-alvo de uma escola, o que é indispensável para montar qualquer estratégia de marketing e guiar a escolha de estratégias e a produção de conteúdo.

Para conhecer o público-alvo da instituição de ensino, você pode realizar uma pesquisa entre as famílias dos alunos.

2. Monte sua persona

Com as respostas recebidas na pesquisa sobre o público-alvo, é possível definir a persona da sua escola: a representação do cliente ideal da instituição. 

Para criar a persona, é essencial mapear interesses, objetivos, dores e hábitos de consumo do seu público.

A partir desses dados, monte o perfil mais realista possível. Defina nome, gênero, idade, região onde vive e principais interesses e preocupações. Como resultado, você pode obter algo como: Maria, mulher de 35 anos, mãe e moradora do bairro X. Maria busca uma escola bilíngue para que seus filhos possam ter uma educação integral, e se preocupa com os valores da instituição.

3. Defina os melhores canais de comunicação

Ao longo do tempo, você deve ter percebido quais canais de comunicação são mais ou menos eficientes para falar com as famílias da sua escola. Por exemplo, enquanto o envio de e-mails é ineficaz, utilizar aplicativos de comunicação pode ser uma medida eficiente.

Por isso, analise quais canais de comunicação são mais úteis para se dirigir à sua comunidade escolar ou para famílias que estão cogitando a sua instituição como opção. Em seguida, aposte neles! Afinal, desenvolver uma boa comunicação escolar também faz parte das estratégias de marketing

4. Produza conteúdo de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade nada mais é do que criar materiais que sejam relevantes e realmente informativos. Eles podem ser disponibilizados no blog da sua escola ou em perfis criados nas principais redes sociais.

Pense sempre no seu público-alvo e considere os interesses da sua persona, como necessidades das famílias ou assuntos referentes ao primeiro dia de aula. As reuniões de pais e preocupações com a formação para o futuro também são temas interessantes.

5. Invista em boas fotos e vídeos

Nos conteúdos da sua escola, utilize fotos de qualidade e aposte em vídeos. 

Para as fotos, uma boa dica é utilizar o site Canva para editar as imagens.

Para os vídeos, que são ótimos para as estratégias de marketing educacional por terem bastante apelo, aposte em conteúdos criados pela própria equipe, sem grandes produções, para figurar nas suas redes sociais.

6. Trabalhe o e-mail marketing para escola

O e-mail pode ser um aliado para alcançar cada vez mais contatos. No seu site, no blog ou em materiais compartilhados, crie um formulário como estratégia para captar novos alunos. Em seguida, entre em contato com os inscritos e passe mais informações sobre sua instituição.

Além disso, é importante montar uma base de e-mails para as famílias que já são parte da sua escola. Estreitar o relacionamento com elas vai ajudar na retenção dos estudantes.

7. Ofereça um excelente atendimento

Oferecer um excelente atendimento faz parte da estratégia de marketing escolar. Afinal, isso ajuda a reter e a captar novas famílias para sua escola.

Para isso, invista no treinamento dos funcionários que atendem aos alunos e famílias que já frequentam sua escola, e também daqueles que estão em contato com possíveis novos clientes.

Isso inclui capacitar sua equipe para atender pelos meios digitais. Todo atendimento deve estar alinhado aos valores da escola e à forma como ela se comunica.

8. Mantenha seu site atualizado

O site da instituição é fundamental na campanha de matrícula escolar e para as estratégias de marketing educacional. Por isso, confira se todas as informações nele estão atualizadas e corretas.

Além disso, monte um site encantador, que realmente passe os valores da instituição. Traga argumentos relevantes para sua persona, tocando nas dores das famílias que buscam sua escola.

Por fim, é útil incluir um formulário de contato, o que torna mais fácil as famílias interessadas falarem com sua escola, e apoia na captação de novos leads e na estratégia de e-mail marketing.

9. Acompanhe seus resultados no Google

O Google é uma das melhores ferramentas de marketing escolar para captação de novos alunos. Para aprimorar seu desempenho, avalie os resultados obtidos e conte com estratégias mais avançadas de marketing e SEO para melhorar seu posicionamento nas ferramentas de busca.

Também é interessante criar um perfil da sua escola no Google Meu Negócio e editar suas informações, mantendo-as sempre atualizadas.

Essas dicas ajudam você a aplicar estratégias de marketing escolar na sua instituição de ensino. Aproveite e coloque em prática as melhores ações para captar novos alunos na sua campanha de matrícula.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Evento ‌escolar online‌:‌ ‌5 ideias para sua escola

Existem muitas maneiras de organizar um evento escolar online. Confira cinco ideias para colocar em prática na sua escola e se beneficiar da tecnologia!

Continuar
Gestão Escolar

CRM Educacional: o que é e por que aplicar na sua escola

Você sabe o que é CRM Educacional e como aplicar na sua escola? Confira nossas dicas e tenha sucesso na campanha de retenção e atração de novas famílias!

Continuar