Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Dinâmica de acolhida para professores: 10 ideias

Dinâmica de acolhida para professores: 10 ideias

17 fev 2023
3 min
Post modificado em:
17/2/2023

Receber os professores bem na escola é um passo muito importante para toda gestão escolar. Para ajudar nessa missão, trouxemos aqui algumas ideais de dinâmica de acolhida para professores. Elas podem ser aplicadas facilmente na sua escola. Confira!

A importância em apoiar os professores

Os gestores e diretores de escolas têm um papel crucial na oferta de um ambiente de ensino seguro e motivacional para professores.

Ao acolherem os professores e colaborarem com eles, os diretores de escolas podem criar um ambiente educacional eficaz e envolvente que incentiva o trabalho dos educadores.

Ao apoiar os professores, os diretores de escolas promovem o desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades educacionais. Eles podem oferecer formação contínua e apoio para ajudar os professores a melhorar suas práticas pedagógicas.

Além disso, eles podem ajudar a criar um clima de motivação e empenho entre os professores. O que pode ajudar também a tornar o ensino mais eficaz e mais interessante para os alunos.

Os diretores de escolas também podem trabalhar para ajudar os professores a se engajarem com os alunos e compreenderem melhor seus problemas, dificuldades e necessidades.

Isso pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e flexível, onde os professores possam mais facilmente adaptar seus métodos de ensino para ajudar os alunos a atingir seus objetivos.

Por que realizar dinâmica de acolhida para professores?

A recepção de professores por diretores de escolas é uma prática importante, pois ela os coloca em contato com o ambiente para o qual eles estão se candidatando.

É essencial que os diretores criem um ambiente acolhedor, onde o professor se sinta bem-vindo, pois isso desempenhará um papel fundamental na motivação dos funcionários.

Ao abraçarem os professores e se engajarem em sua aprendizagem e desenvolvimento, os gestores escolares podem ajudar a aumentar a motivação deles e aumentar o ânimo para o ensino.

Leia também: Dinâmica para reunião de pais: confira 9 exemplos

10 ideias de dinâmicas de acolhida para professores

Uma maneira criativa e divertida de criar um ambiente acolhedor é a criação de dinâmicas de boas-vindas. Essas dinâmicas de acolhida podem ser usadas para ajudar os professores a entrarem no ambiente, além de facilitar sua adaptação ao seu novo trabalho. Algumas ideias de dinâmicas de boas-vindas são:

1 - Apresentação do diretor

Essa dinâmica de acolhida aproxima os professores do diretor e também facilita o reconhecimento. O diretor pode fazer uma pequena apresentação de si mesmo, de sua história como educador e de seus objetivos como diretor da escola.

2 - Reunião de boas-vindas

Uma reunião de boas-vindas também aproxima os professores e diretor, e também contribui para que os professores se sintam acolhidos no ambiente.

O diretor pode dar uma pequena palestra sobre a escola, seus objetivos como instituição e sua visão para o futuro.

3 - Jogo de perguntas e respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas para conhecer melhor os professores recém-chegados e descobrir seus talentos e habilidades.

Nesta dinâmica de acolhida, é importante deixar todos a vontade, sem perguntas muito sensíveis ou que possam gerar algum mal-estar entre os presentes.

4 - Roda de brainstorming

Convide os professores recém-chegados a se juntarem a você para um brainstorming sobre como melhorar o ensino na escola, o que os alunos realmente precisam aprender e como a escola pode ajudá-los.

Ao ouvir as ideias de seus educadores, os gestores escolares se mostram receptivos e isso ajuda a aproximá-los do corpo docente.

5 - Mesa redonda sobre temas atuais

Organize uma mesa redonda para discutir as tendências da educação, o uso de tecnologia na sala de aula, os novos métodos de ensino e assim por diante.

Essa dinâmica de acolhida pode ser um importante momento para levantar novas ideias e deixar todos da escola atualizados com as melhores práticas de ensino.

6 - Exposição de projetos

Envie os professores recém-chegados para uma exposição sobre projetos de ensino, juntamente com alguns membros da gestão escolar, para explorar os métodos de ensino e como eles são usados na prática.

Eventos educacionais, como a Bett e a ExpoEduc, podem ser momentos bem ricos para os educadores.

7 - Jogo de adivinhação

Peça para que os participantes formem duplas ou grupos de três pessoas. Faça uma lista de palavras-chave relacionadas à sua escola, como qual o métido de ensino usado, quais os valores da instituição, etc.

Peça para as duplas ou grupos discutirem sobre como cada palavra-chave é importante na escola e adivinhar o que os outros participantes diriam sobre cada palavra-chave.

8 - Questionário do desconhecido

Peça para os participantes encontrarem outras pessoas que não conheçam e responderem a um questionário. Pergunte sobre gostos, interesses e experiências pessoais.

Quando todos terminarem, peça que eles compartilhem as respostas de seus parceiros e que discutam sobre elas. É necessário criar um ambiente onde cada um deve respeitar o outro e entender a diversidade no corpo docente.

9 - Exploração do espaço

Peça para os participantes explorarem todos os ambientes da escola, algo como uma grande excursão escolar.

Em seguida, faça perguntas sobre o que eles descobriram. As perguntas podem ser diretamente relacionadas às atividades da escola, como quais são os próximos passos de um projeto em andamento, ou o que o local oferece para o crescimento e aprendizado dos alunos.

Cada participante pode trazer uma perspectiva diferente sobre como enxergam o dia a dia da escola. Essa pluralidade pode mostrar ótimos caminhos para o ano letivo.

10 - Apresentação espontânea

Peça para que os participantes se apresentem para os outros. Eles podem falar sobre como entraram na escola, suas expectativas e o que esperam dessa experiência.

Esta é uma excelente forma de dar as boas-vindas e deixar que todos se sintam em casa. As aprensentações quebrarão o gelo no primeiro dia de aula e devem dar um ótimo gás para os integrantes do grupo.


Gostou das nossas dicas? Se você é gestor escolar e está procurando trazer excelência para sua escola, baixe nosso Guia Definitivo da Gestão Escolar em 2023. É gratuito!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Ideb: o que é e por que é importante para as escolas

Neste artigo você descobrirá o que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e por que ele é um documento importante para as escolas.

Continuar