Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Dica de Leitura: Confira 9 Formas de Incentivar o Hábito na Educação Infantil

Dica de Leitura: Confira 9 Formas de Incentivar o Hábito na Educação Infantil

21 set 2021
5 min
Post modificado em:
5/8/2022

Estimular a prática da leitura na educação infantil é um dos passos mais importantes para desenvolver a intimidade das crianças com os livros. E o resultado desse estímulo pode ser observado ao longo do desenvolvimento do aluno.

Além disso, o exercício da leitura é essencial para o crescimento intelectual dos pequenos no decorrer da sua vida escolar. Por isso, o contato com os livros deve ser incentivado antes mesmo de concluída a alfabetização.

Aproveite nossa dica de leitura e embarque nessa jornada, que por vezes parece um grande desafio. Esperamos ajudar a tornar o ato de ler uma prática cotidiana e muito amada pelos seus pequenos. 

 

1. Crie vínculos da criança com a história

O ato de ler deve ser encarado como um momento de diversão, então abuse das risadas e das brincadeiras na hora da leitura. Para isso, traga elementos do dia a dia da criança, contextualizando a obra e incentivando que ela crie um vínculo identitário com a história e seus personagens.

Além disso, não deixe de incentivar o contato com diversos tipos de textos e ilustrações. Os livros com desenhos coloridos e de cores fortes tendem a chamar mais atenção.

2. Dialogue com os responsáveis

Uma das dicas de incentivo à leitura mais importantes é conversar com os responsáveis pelas crianças. Oriente pais e mães a criarem momentos regulares de leitura doméstica, destacando que o exemplo é um importante impulsionador do hábito de ler. 

Você também pode propor a participação de outros membros da família nesse momento, como irmãos, primos, avós e amiguinhos. 

Uma ótima prática é oferecer ideias para que crianças e familiares realizem brincadeiras relacionadas à leitura durante as férias escolares.

3. Esteja atento aos interesses dos pequenos leitores

A melhor forma de você conhecer o interesse dos pequenos é conversando com eles! Dê atenção aos seus gostos e opiniões, ao que falam e compartilham com os colegas.

Além disso, perguntar aos pais sobre suas principais inclinações pode ser uma grande vantagem. A leitura orientada pelos interesses individuais vai tornar a prática de ler muito mais encantadora!!

4. Dramatize as histórias

Na sala de aula, a leitura precisa ser interativa. Peça sempre a opinião das crianças e suas impressões sobre trechos da obra. Também aproveite para dramatizar vozes, expressões faciais e os cenários que aparecem na história. Não se intimide e faça caras e bocas!

Além disso, por que não fazer uma peça teatral baseada no livro? Cada aluno pode ser um personagem! As crianças e seus responsáveis vão adorar!

5. Convide contadores de histórias para sua escola

Para enriquecer ainda mais a experiência de leitura, você pode promover eventos literários na sua escola, misturando músicas e danças.

Uma dica muito interessante é convidar contadores de histórias para o evento. Eles são profissionais especializados nessa tarefa! Além disso, trazer pessoas de fora do ambiente escolar fantasiados e maquiados pode causar muita animação, interesse pelas histórias e identificação com o ato de ler. Esse deve ser um momento festivo!

6. Combine leitura com passeios

Combinar a leitura com brincadeiras e passeios pode ser incrível, criando uma lembrança lúdica na criança. E, se não é possível levá-los para passear, a tecnologia pode ajudar muito.

Se o livro é sobre animais selvagens, mostre imagens reais dos lugares habitados por esses animais. Além de falar sobre a Amazônia ou o continente africano, por exemplo, explique esses espaços geográficos e conte algumas curiosidades.

7. Crie um ambiente de leitura

Criar um espaço de leitura pode ser uma ótima ação para estimular esse hábito. O local escolhido pode ser um cantinho confortável e colorido com almofadas, gravuras de livros, imagens de personagens famosos e, principalmente, desenhos feitos pelas próprias crianças.

Assim, quando você direcionar os leitores a esse espaço, eles saberão qual atividade os aguarda!

8. Incentive a imaginação

O que você propõe aos seus alunos no momento após a leitura? Para aproveitar o frescor das histórias, estimule que eles deem novas formas aos personagens, ou mesmo que criem suas próprias histórias com suas novas ilustrações.

A intenção desse momento é fazer com que a criança desenvolva a imaginação e continue brincando.

9. Selecione livros adequados à faixa etária das crianças

A escolha de livros deve estar de acordo com a idade do leitor. Por isso, é fundamental saber como escolher livros para crianças de acordo com sua faixa etária:

Crianças de 0 a 3 anos: 

Nessa idade, os livros manuseáveis, como aqueles feitos de plástico ou pano são bastante atrativos, assim como os que têm gravuras e texturas.

Crianças de 3 a 6 anos:

Nessa fase, os leitores já tiveram algum contato com as palavras, sendo capazes de identificar letras e formas. Por isso, os livros escolhidos devem misturar ilustrações e enredos mais simples.

Crianças de 6 a 8 anos:

As ilustrações ainda têm um grande apelo mesmo para crianças que já começaram a aprender a ler e a escrever. Além da parte lúdica, elas ajudam a compreender a história. Os quadrinhos são uma excelente forma de incentivar a leitura nessa idade!

Crianças a partir dos 9 anos:

A partir dessa faixa etária, o leitor compreende textos mais longos e pode interpretar e identificar alguns estilos linguísticos. Nesse momento é importante conhecer os gostos da criança e incentivar a leitura conforme seus desejos.

Gostou das nossas dicas de incentivo à leitura? Confira também como identificar o perfil de leitor dos seus alunos. Esperamos que essa prática se transforme em uma rotina encantadora e de muito aprendizado na sua escola!


Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

A importância da leitura na interpretação de texto

Qual o papel da leitura na compreensão e interpretação de texto? Você vai descobrir agora com nosso post!

Continuar
Leitura

Como incentivar a leitura na sala de aula? 8 dicas!

Se tem dúvidas de como incentivar a leitura na sala de aula, não deixe de ler esse post até o final. Confira as dicas.

Continuar