Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como identificar o perfil de leitor dos alunos?

Como identificar o perfil de leitor dos alunos?

27 jun 2017
3 min
Post modificado em:
1/11/2022

A leitura é uma forte ferramenta no desenvolvimento do senso crítico e de habilidades básicas, como a escrita e a compreensão de conteúdos. O perfil do leitor brasileiro é muito particular, e isso se estende às crianças.

Para os professores, conhecer quais são os gostos dos seus alunos quando se trata de leitura, é fundamental para tornar a atividade mais aceita e mais interessante. Existem alguns hábitos e características que auxiliam bastante na hora de identificar se determinado aluno tem uma predisposição à leitura e como ele se relaciona com os livros. Quer saber mais a respeito? Então, continue a leitura!

A importância de saber o perfil do leitor

Estimular os alunos a lerem é uma das missões mais desafiadoras dos educadores, levando em conta os benefícios que o hábito pode trazer para a formação acadêmica.Tão importante quanto o estímulo é conhecer o perfil de leitor dos alunos. Ter o domínio destas informações é um auxílio fundamental para que os educadores possam otimizar e, até mesmo, estabelecer essa atividade para eles.

Uma das possibilidades é direcionar a leitura do aluno. Sabendo suas preferências quanto ao estilo de obras, o professor pode sugerir outros títulos na mesma linha. Isso permitirá que o jovem descubra mais possibilidades, estimulando naturalmente a continuidade da atividade de leitura.

Uma vez que eles tenham seu próprio perfil, a leitura se tornará uma atividade prazerosa. Isso será um grande passo para que o aluno amplie ainda mais seu gosto e preferência pela leitura e para que atividades relacionadas possam ser melhor aproveitadas em sala de aula.

As formas de identificar o perfil do leitor

A primeira atividade do professor na identificação do perfil deve ser natural, propondo leituras aos alunos. Sugira um autor, por exemplo, e observe quais serão as escolhas das obras. Proponha posteriormente um resumo sobre o livro lido.

Outro método, mais mecânico e objetivo, é a pesquisa. Recomendada para alunos mais velhos, ela é composta de uma ficha que questiona o aluno sobre suas preferências literárias.

O questionário pode abordar gênero preferidos, tempo dedicado à atividade, o que desperta interesse em uma obra, qual formato de livro (tradicional ou digital) eles preferem e uma série de outras características que vão definir o perfil de leitor do aluno. A partir daí, você terá em mãos dados valiosos para um ponto de partida no estímulo e na consolidação do hábito da leitura nos alunos.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

As características gerais do perfil dos alunos

Algumas características no perfil de leitura de alunos se repetem constantemente, sendo constatadas por meio de pesquisas ou por experiência diária de professores, originadas de muita observação.Muitos destes hábitos também refletem nos resultados de pesquisas feitas em caráter amplo, como a realizada pelo Ibope, em 2016. Conheça algumas destas informações:

  • Os alunos gostam de ler, mas a leitura geralmente fica atrás de atividades como ver TV e navegar na internet;
  • Casa, sala de aula e biblioteca, respectivamente, são os locais onde os alunos mais costumam ler;
  • O livro físico ainda é a preferência, mas o uso de ferramentas digitais vêm crescendo e tem ótima aceitação entre os alunos;
  • O tema é o fator decisivo para a escolha do livro, seguido pelo autor e por dicas de outras pessoas;
  • Os pais costumam ser os mediadores e incentivadores da leitura, seguidos pelos professores;
  • Aventura é o gênero preferido entre os estudantes.

Com base nesses dados, é possível buscar ainda mais o avanço na leitura e, então, torná-la uma atividade com alta adesão entre os estudantes.

Como incentivar a leitura entre os alunos?

Para cada perfil de leitor, existirá uma melhor forma de incentivar a leitura. Entre alunos que ainda não possuem o hábito de ler, que tal combinar algumas poucas horas por semana para começar a cultivar esse hábito? Já leitores mais assíduos podem experimentar participar de um clube de leitura para exercitar a argumentação e o desenvolvimento daquilo que foi lido.

Para todos os perfis de leitores, é importante também dialogar com os interesses dos alunos. Ouvir o que eles gostariam de ler, sugerir temas dentro do universo infanto-juvenil e dialogar com os assuntos do momento são ótimos caminhos para estimular a leitura entre os estudantes.

Curtiu o nosso conteúdo? Que tal continuar aprendendo mais sobre o tema com o nosso e-book sobre Literatura Infantil? Baixe agora gratuitamente!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

5 dicas para incentivar a leitura na escola

Quer conferir como incentivar a leitura na escola entre seus alunos? Trouxemos cinco dicas infalíveis para educadores!

Continuar
Leitura

Entenda o que são tecnologias educacionais e como implementar na escola

Descubra as tecnologias educacionais e sua implementação na escola. Benefícios, exemplos e como a Árvore pode impulsionar o superpoder da leitura. Confira agora

Continuar