Dia Internacional da Educação: veja como a ONU comemora essa data

14 jan 2022
2 min

O dia 24 de janeiro foi o escolhido em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Educação. A escolha da data representa o compromisso que a ONU possui com a Agenda 2030 de ter um dos focos na educação. Vamos conhecer mais sobre esse dia?

Por que a escolha da data?

A data foi escolhida para reafirmar a importância da educação para a construção do futuro. A Agenda 2030, criada em 2015, é um pacto global com diversos países para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento de um futuro sustentável. Ela possui 17 objetivos principais e um deles é o objetivo 4, chamado de Educação de qualidade.

Com esse objetivo, os países devem “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, conforme o documento da ONU.

Mas a maior parte do mundo ainda está distante de cumprir esse objetivo. De acordo com dados da UNESCO, há mais de 262 milhões de crianças e jovens fora das escolas ao redor do mundo. Além disso, mais de 617 milhões não sabem ler e resolver equações básicas de matemática. Por isso a importância de destacar o fator da qualidade que a educação precisa ter.

Assim, o Dia Internacional da Educação é uma forma de promover debates ao redor do mundo. Ademais, é a possibilidade para lançar luz a esse objetivo e essas questões.

Como a ONU celebra essa data

Normalmente, a Unesco realiza debates online e ao redor do mundo com debates atuais sobre a educação e as principais ações necessárias para alcançarmos os objetivos da Agenda 2030.

Além disso, a ideia é que a data possa servir de alerta e lembrete para todas as nações sobre a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. De acordo com comunicado da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay:

“Este dia é a ocasião para reafirmar os princípios fundamentais. Em primeiro lugar, a educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. Em segundo lugar, a educação é a força mais poderosa de que dispomos para garantir melhorias significativas em matéria de saúde, estimular o crescimento econômico e aproveitar o potencial e a inovação de que precisamos para construir sociedades mais resilientes e sustentáveis.”

Dia Internacional da Educação e a Agenda 2030

Como já destacamos, o Dia Internacional da Educação está totalmente ligado aos objetivos da Agenda 2030. Ao acessarmos a página do Objetivo 4 Educação de Qualidade, encontramos ações e metas específicas para cumprir com a agenda.

As ações propostas vão desde garantir o acesso, qualidade e inclusão do ensino para todas as crianças e adolescentes do mundo à educação técnica e universitária que garante a formação profissional de qualidade para os cidadãos.

Ações para melhorar a educação

As três primeiras ações propostas para o objetivo ligado à educação são:

“4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes

4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário

4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade”

Dessa forma, é possível acompanhar de forma detalhada e explicativa todo o caminho que se pretende criar para a construção de um futuro sustentável

No items found.
e-book Ensino híbrido

E-book

Ensino híbrido

Aprenda novas habilidades para criação de aulas que realmente funcionam.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

game Assassin's Creed
Educação

Games e educação sob a perspectiva da neurociência

Confira o que a neurocientista Carla Tieppo traz sobre o tema dos games na educação.

Continuar
alunos em sala de aula
Educação

Como a escola ajuda o aluno a desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais?

Neste post, você entenderá o papel da escola no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, quais habilidades devem ser trabalhadas e como a tecnologia pode colaborar.

Continuar
alunos usando tecnologia educacional
Educação

Como a tecnologia educacional pode ajudar na sala de aula?

Você sabe os benefícios que a tecnologia educacional pode trazer para sua escola? Neste post, te contamos como!

Continuar