Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Veja como a ONU celebra o Dia Internacional da Educação

Veja como a ONU celebra o Dia Internacional da Educação

14 jan 2022
2 min
Post modificado em:

O dia 24 de janeiro foi o escolhido em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Educação. A escolha da data representa o compromisso que a ONU possui com a Agenda 2030 de ter um dos focos na educação. Vamos conhecer mais sobre esse dia?

Por que a escolha da data?

A data foi escolhida para reafirmar a importância da educação para a construção do futuro. A Agenda 2030, criada em 2015, é um pacto global com diversos países para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento de um futuro sustentável. Ela possui 17 objetivos principais e um deles é o objetivo 4, chamado de Educação de qualidade.

Com esse objetivo, os países devem “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, conforme o documento da ONU.

Mas a maior parte do mundo ainda está distante de cumprir esse objetivo. De acordo com dados da UNESCO, há mais de 262 milhões de crianças e jovens fora das escolas ao redor do mundo. Além disso, mais de 617 milhões não sabem ler e resolver equações básicas de matemática. Por isso a importância de destacar o fator da qualidade que a educação precisa ter.

Assim, o Dia Internacional da Educação é uma forma de promover debates ao redor do mundo. Ademais, é a possibilidade para lançar luz a esse objetivo e essas questões.

Como a ONU celebra essa data

Normalmente, a Unesco realiza debates online e ao redor do mundo com debates atuais sobre a educação e as principais ações necessárias para alcançarmos os objetivos da Agenda 2030.

Além disso, a ideia é que a data possa servir de alerta e lembrete para todas as nações sobre a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. De acordo com comunicado da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay:

“Este dia é a ocasião para reafirmar os princípios fundamentais. Em primeiro lugar, a educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. Em segundo lugar, a educação é a força mais poderosa de que dispomos para garantir melhorias significativas em matéria de saúde, estimular o crescimento econômico e aproveitar o potencial e a inovação de que precisamos para construir sociedades mais resilientes e sustentáveis.”

Dia Internacional da Educação e a Agenda 2030

Como já destacamos, o Dia Internacional da Educação está totalmente ligado aos objetivos da Agenda 2030. Ao acessarmos a página do Objetivo 4 Educação de Qualidade, encontramos ações e metas específicas para cumprir com a agenda.

As ações propostas vão desde garantir o acesso, qualidade e inclusão do ensino para todas as crianças e adolescentes do mundo à educação técnica e universitária que garante a formação profissional de qualidade para os cidadãos.

Ações para melhorar a educação

As três primeiras ações propostas para o objetivo ligado à educação são:

“4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes

4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário

4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade”

Dessa forma, é possível acompanhar de forma detalhada e explicativa todo o caminho que se pretende criar para a construção de um futuro sustentável

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Educação

Cinema na sala de aula: como aplicar

Veja como usar o cinema na sala de aula e a entenda a importância de usar filmes para o processo de ensino e aprendizagem.

Continuar
Educação

Dinâmica de acolhida para professores: 10 ideias

Tenha em mãos exemplos de dinâmica de acolhida para professores para a gestão escolar aplicar na escola.

Continuar