Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como ensinar inglês por meio da leitura?

Como ensinar inglês por meio da leitura?

24 de setembro de 2021
2 min
Post modificado em:
19/9/2022

Conversamos com a professora Jacqueline Lopes, do Centro Educacional Miraflores, para entender quais são os maiores desafios em ensinar inglês em uma escola bilíngue e de que forma a leitura pode auxiliar no aprendizado da língua.  

Quais são os principais desafios presentes no ensino de língua inglesa dentro da escola?

De forma geral, nós temos uma questão principal que é a de manter o engajamento dos alunos, considerando o contexto de ser uma língua estrangeira. Nós temos diferentes tipos de aluno com diversos níveis de inglês, então é difícil você provocar o engajamento e manter o interesse de todos os alunos simultaneamente. Assim, temos sempre que lembrar que a turma caminha junto, eles não podem andar cada um no seu ritmo. Além disso, é importante considerar que o aprendizado acontece em ritmos diferentes para cada um. 

Ainda, há uma crença de que o inglês é um idioma muito difícil, que é impossível aprender inglês. Isso porque muitas das aulas ainda estão presas no conteúdo gramatical, desconsiderando a aplicação prática da língua. Quando não trazemos a aplicabilidade daquele conteúdo, a aula acaba sendo pouco prática, gerando desinteresse no aluno. Dar aulas não é só transmitir o conhecimento, é necessário engajar o participante.

E-book gratuito

Saiba tudo sobre Educação Bilíngue!

Se você é gestor escolar, baixe nosso material gratuito sobre como aplicar a educação bilíngue na sua escola.

Baixe agora!

Quais são os benefícios do bilinguismo para crianças e jovens?

Além do benefício do desenvolvimento cognitivo, o aluno bilíngue tem a ganhar também como pessoa, não somente como aluno. Desenvolvendo habilidades socioemocionais, como: liderança, flexibilidade, tomada de decisão, entre outras. 

Ainda, reforço que o aprendizado de um novo idioma, seja qual for, expande nosso universo. Quando você aprende uma língua, você aprende muito mais do que só a gramática, aprendemos sobre cultura, história, filosofia, etc, aprendizados essenciais para a formação social dos alunos.

Qual é a importância da leitura no ensino de língua inglesa?

A leitura trabalha diversas capacidades do aluno. Aquela máxima de que quanto mais você lê, mais você aprende, é fato. Com a leitura você desenvolve a criatividade, estimula a memória, a imaginação. Seu entendimento e interpretação de mundo também são afetados e isso é extremamente positivo.

Como você utiliza a leitura em sala de aula? Pode citar um exemplo?

Eu prezo sempre para que meus alunos não estejam nos mesmos lugares todos os dias, para que assim eles possam desenvolver flexibilidade e adaptabilidade. Então, quando eu chego para iniciar a aula de leitura, eles já sabem qual será o livro, nós já estudamos sobre o autor, já temos uma ideia sobre o período histórico e cultural da época. Considero este conhecimento prévio importante para que os alunos compreendam questões de vocabulário, de uso da língua, gramática, etc. 

Nesse sentido, eu criei a prática: “Leitura do próximo”, funciona assim: a leitura é iniciada por um dos alunos, quando ele finaliza a frase que está lendo, ele diz “próximo” e a partir desse momento outro aluno deve retomar a leitura. Percebi que esta prática desperta o engajamento dos alunos, estimulando também a atenção. 

Outro ponto importante são as pausas, é muito difícil fazer a leitura em uma só “bateria”. Sendo assim, eu sempre busco fazer pausas entre os momentos de leitura, desta forma o momento se torna mais prazeroso e produtivo. Uma dica é que existem aplicativos que mediam essa leitura, cronometrando o tempo entre parágrafos e capítulos. Além disso, fazemos a leitura sempre acompanhados de dicionário. 

Quais aspectos devem ser observados na escolha de um livro para leitura em inglês?

O primeiro aspecto a ser observado é o gosto pessoal do aluno. É mistério? É fantasia? É ficção? Escolhendo assim leituras que se aproximem mais das predileções de cada estudante. Outra dica importante é se atentar às ilustrações do livro escolhido, se as imagens são mais vibrantes, por exemplo, podem chamar mais atenção dos alunos, atraindo-os para a leitura. Fora isso, é de extrema importância avaliar a indicação de faixa etária, tanto pelo conteúdo quanto pela complexidade do texto. 

Você teria alguma dica para os professores que querem começar a trabalhar com livros em inglês?

É importante considerar o interesse e o gosto dos seus alunos, de forma geral. Uma dica é fazer um rodízio entre os diversos gêneros textuais, por exemplo: promover um mês da leitura de mistério, no próximo uma leitura de livros de receitas e etc. Considero importante que haja esse contato com todos os gêneros, para que os alunos tenham condições e adaptabilidade de entender diferentes leituras. Além disso, considero que o ideal seja iniciar por leituras mais simples, como por exemplo gibis. 

Por fim, ressalto que é importante se aproximar da realidade da língua. Caso faça a leitura de um gibi, por exemplo, busque pela animação para que ela seja assistida em sala de aula após a leitura. É importante fazer uso das tecnologias que podem nos auxiliar positivamente, buscando trazer conteúdos de diversos canais. Entendemos que esta geração e as que estão por vir, são gerações com maior conexão com a internet, assim precisamos adaptar a leitura para essa nova realidade, adaptá-la para o aluno. 

Recentemente, A Árvore lançou o módulo inglês. Disponível em Árvore Livros, a solução conta com recursos como: livros com nivelamento, materiais de apoio exclusivos e troca de idioma da plataforma para total imersão! São milhares de livros digitais disponíveis. Conheça no site!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
ebook sobre educação bilíngue

E-book gratuito

Saiba tudo sobre Educação Bilíngue!

Se você é gestor escolar, baixe nosso material gratuito sobre como aplicar a educação bilíngue na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Entenda o que são tecnologias educacionais e como implementar na escola

Descubra as tecnologias educacionais e sua implementação na escola. Benefícios, exemplos e como a Árvore pode impulsionar o superpoder da leitura. Confira agora

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar