Como a leitura em inglês pode ajudar no ensino da língua?

16 de agosto de 2021
5 minutos

A língua inglesa tem invadido o nosso cotidiano e se provado cada vez mais necessário para nos comunicarmos com o mundo e seus acontecimentos. Além disso, é uma disciplina obrigatória na educação básica. Portanto, é importante trabalhar a leitura em inglês para avançar na aprendizagem da língua.

Nesse texto você vai encontrar as razões para  fazer da leitura sua principal ferramenta de apoio no ensino da língua. Confira!

Sumário

  • Leitura em inglês: por que é importante?
  • Avanço da proficiência
  • Possibilidade consistente de imersão
  • Possibilidade de medir o avanço
  • Desenvolvimento de confiança
  • Proximidade com o autor/a

Leitura em inglês: por que é importante?

A língua inglesa crescentemente tem feito parte do nosso dia a dia, desde a rede social que utilizamos o tempo todo até o nome de uma receita nova de cake. O avanço da globalização faz com que estejamos constantemente conectados com o mundo.

Assim, acontecimentos internacionais, política, viagens, oportunidades de emprego são possibilidades que exigem que estejamos atentos aos códigos de comunicação universais, que tem sido a ponte para esse vínculo.

Novo Ensino Médio e o inglês

Ademais, com o advento do Novo Ensino Médio pela Lei nº 13.415/2017 que altera a LDB de 1996, a disciplina torna-se obrigatória para todos os segmentos, a partir do 6° ano do ensino fundamental, tornando-se parte integrante do currículo escolar.

Assim, essas novas demandas fazem com que seja urgente o domínio e aprendizado do idioma. E para alavancar o conhecimento, a leitura em inglês pode e deve ser usada como um instrumento de aceleração do processo de aprendizado e imersão do seu estudante.

Abaixo destacamos algumas razões para adotar essa ferramenta como uma super aliada no ensino da língua.

Avanço da proficiência

O exercício da leitura em inglês impulsiona o aprendizado e memorização de frases, expressões e possibilita o contato direto com as regras gramaticais da língua.

Ademais, ler em inglês aumenta o vocabulário e a pronúncia, tendo em vista que a todo tempo se terá contato com novas palavras. Assim, tem-se a possibilidade de perceber com maior facilidade as diferenças na gramática formal e coloquial comum nos diálogos, como abreviações e siglas.

Possibilidade consistente de imersão

Para aprender outro idioma é necessário muita exposição e conexão com o universo da língua. Afinal, quem não quer poder ler aquela revista em quadrinhos que acabou de ser lançada ou compreender aquele filme novo da Marvel?

Desse modo, ler em inglês possibilitará o acesso a uma diversidade de assuntos, temáticas, culturas e possibilidades que introduzirá seu aluno e aluna a esse novo mundo.

Possibilidade de medir o avanço

Com a leitura do livro no idioma original o estudante vai aprender de forma natural iniciando com livros mais curtos e passando progressivamente para outros mais desafiadores.

Assim, as primeiras dificuldades obtidas na primeira leitura não existirão mais na segunda, e assim continuamente. Esse processo é individual e cada um tem o seu, mas será mais fácil dimensionar o avanço a partir da comparação dos livros lidos.

Desenvolvimento de confiança

A partir da leitura, o estudante também vai se sentir mais seguro para escrever, já que seu vocabulário vai se expandir significativamente. E mais, o exercício da leitura tende a desenvolver sua capacidade de articulação e confiança, ampliando sua habilidade de interpretação e raciocínio na língua.

Proximidade com o autor/a

Além desses aspectos, na tradução, algumas obras podem apresentar erros e má interpretações. Por isso, ler no idioma original pode aproximar o leitor das ideias originalmente pensadas pelo autor e do seu universo criativo, gerando ainda mais afeto por aquele autor ou autora internacional admirada.

Por fim, a leitura em outro idioma pode ser um super desafio no início, mas certamente vai se tornando prazerosa ao longo do tempo. Afinal, a leitura em inglês abre a possibilidade de conhecimento sobre um novo universo, expande perspectivas e as possibilidades de explorar o mundo. Ela permite ainda que se alcance um ritmo consistente de progresso e afinidade com a língua.

Ademais, o intercâmbio cultural proporcionado pelo conhecimento de outro idioma permite contato com outras tradições, costumes e ideias,  ampliando assim, a capacidade de empatia e respeito ao outro, habilidades fundamentais para o mundo do século XXI.

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilha de Leituras Árvore

Garanta o desenvolvimento da leitura na sua escola no ensino híbrido ou presencial.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

criança lê na escola
Leitura

Leitura na escola: como ela ajuda no desenvolvimento do aluno?

Neste texto, você entenderá de que forma a leitura ajuda no desenvolvimento do aluno e também conferir dicas para estimular a leitura em sala de aula. Confira.

Continuar
livro digital
Leitura

Vantagens do Livro Digital: 8 motivos para você pensar nessa ideia

Você sabe quais as vantagens de aderir aos livros digitais? Neste post, contamos para você porque a leitura digital veio para ficar!

Continuar
aluno assistindo filme
Leitura

Confira 7 filmes que mostram a importância da leitura. Imperdível!

Nesta lista, a gente traz sete filmes que mostram a importância que a leitura tem em nossas vidas. Conteúdo que pode ser trabalhado com seus alunos em sala de aula!

Continuar