Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
7 comandos para usar o ChatGPT na escola!

7 comandos para usar o ChatGPT na escola!

28 mar 2023
3 min
Post modificado em:
28/3/2023

Como usar o ChatGPT na escola? Gestor, você já pensou como essa inteligência artificial pode te ajudar no cotidiano escolar? Saiba mais:

O que é o ChatGPT?

O lançamento do ChatGPT é um dos assuntos mais comentados nos últimos meses! A nova tecnologia, capaz de simular a linguagem humana, utiliza uma técnica chamada machine learning e é treinada a partir de conteúdos, textos e códigos disponíveis na internet. 

A ferramenta, elaborada pela empresa estadunidense OpenAI, é um novo sistema de inteligência artificial, capaz de responder a qualquer pergunta, sobre qualquer temática, de forma otimizada – inclusive as questões carregadas de nuances e complexidades.

A novidade não veio sem polêmicas: quais são os limites éticos do uso dessa ferramenta? Será que todas as fontes que alimentam o seu banco de dados são confiáveis? E quais são os impactos do ChatGPT na escola, no ensino e no mercado de trabalho?

O debate em torno do ChatGPT traz muitas questões e está em polvorosa! Sobre um ponto, não restam dúvidas: essa é uma tecnologia disruptiva, e que veio pra ficar. 

O ChatGPT na escola

No universo educacional, essa nova inteligência artificial tem dividido opiniões. A presença do ChatGPT na escola e na universidade está sendo questionada em diversas partes do mundo, especialmente no que se refere ao seu uso em dinâmicas de ensino e aprendizagem.

Sabemos que o uso da tecnologia no contexto escolar é um dos debates que mais mobiliza os educadores do século XXI. E com razão! Para um uso responsável da tecnologia, a mediação de educadores é indispensável.

O uso imprudente de tecnologias na escola pode impactar negativamente a aprendizagem. Com o ChatGPT, não é diferente. Quando mal utilizado, ele pode criar obstáculos para o desenvolvimento do senso crítico, facilitar o plágio e aumentar a disseminação de notícias falsas.

Por isso, quando o assunto é o ChatGPT na escola, precisamos refletir e debater como utilizar essa tecnologia de forma ética, crítica e criativa.

Quando utilizada com intencionalidade, a novidade traz diversos benefícios. Hoje falaremos sobre uma das suas muitas utilidades! 

Aqui na Árvore, já testamos e comprovamos: essa é uma ferramenta que pode contribuir de forma significativa para a qualidade e eficiência da administração escolar.

Como o ChatGPT pode ajudar gestores?

Você já pensou como o uso do ChatGPT na escola pode facilitar os processos de gestão? A própria ferramenta tem muito a dizer sobre isso!

A título de exemplo, perguntamos ao ChatGPT quais tipos de modelos de documentação ele pode gerar para facilitar o trabalho do gestor escolar. E a resposta foi surpreendente! 

A inteligência artificial é capaz de elaborar modelos para: 

  • Escalas de professores;
  • Relatórios de aprendizagem;
  • Roteiros para encontros de formação de professores;
  • Documentos de pauta para reuniões com famílias;
  • Diversos tipos de convites e comunicados;
  • Documentos de prestação de contas;
  • Planos de aula… e muito mais! 

Mas será que esses modelos seriam demasiado genéricos? Para isso, a inteligência artificial também tem uma resposta:

"Para elaborar modelos de documentos que atendam às necessidades específicas de cada escola, seria necessário ter conhecimento sobre a sua realidade e contexto. No entanto, o ChatGPT pode criar modelos gerais que podem ser adaptados e personalizados posteriormente pelos gestores escolares."

Para tornar o modelo o mais próximo possível da realidade de cada escola, os gestores podem inserir informações mais específicas. O chat completa: "Quanto mais detalhes e informações você fornecer, maior será a possibilidade do ChatGPT gerar um modelo que atenda às suas necessidades."

7 comandos para apoiar gestores no uso do ChatGPT na escola:

E na prática? Como o gestor pode usar o ChatGPT na escola? 

A partir das nossas experiências, descobrimos que o mais importante é alimentar a ferramenta com [palavras-chaves] específicas e variadas. Esse é o segredo para respostas mais completas e em sintonia com as necessidades de cada instituição.

Por exemplo, você pode inserir no Chat o seguinte comando:

  • Liste [XX] sugestões de dinâmicas para tornar a reunião com as famílias da [NOME DA ESCOLA] mais lúdica e interativa. O objetivo da reunião será [INSERIR PAUTA]. O tempo disponível para as dinâmicas será de [TEMPO EM MINUTOS]

(Ex: Liste 10 sugestões de dinâmicas para tornar a reunião com as famílias da Escola Semente mais lúdica e interativa. O objetivo da reunião será a apresentação do Plano Político-Pedagógico da escola. O tempo disponível para as dinâmicas será de 45 minutos.)

A devolutiva do ChatGPT acontecerá em segundos e, a partir das sugestões levantadas, você pode selecionar qual dinâmica se adequa melhor à realidade de sua escola. Ou, se preferir, pode criar as suas próprias propostas usando como inspiração as que o chat te apresentou. Interessante, não é?

A seguir, compilamos mais algumas dicas de comandos que você pode inserir no ChatGPT para otimizar tarefas do dia a dia escolar. 

E não se esqueça: é necessário avaliar com cuidado as respostas dadas pelo chat para garantir a qualidade e a precisão das entregas! Confira a nossa lista:

  1. Crie um texto de e-mail para convidar as famílias dos estudantes do [ANO ESCOLAR] para o [EVENTO] a ser realizado no [DIA/MÊS/HORA]. No evento, acontecerão as seguintes atividades: [LISTE AQUI AS ATIVIDADES]

  1. Estruture um modelo de pauta para reuniões de planejamento escolar. 

  1. Dê sugestões para um cronograma de publicações nas redes sociais da escola sobre [TEMA ESPECÍFICO]. As redes sociais utilizadas são: [LISTE AQUI AS REDES SOCIAIS].

  1. Mostre um modelo de escala de [XX] professores do [SEGMENTO OU ANO ESCOLAR], considerando uma carga horária de [XX] horas semanais. 

  1. Crie uma planilha que possa servir de modelo para o orçamento de materiais escolares de um ano letivo.

  1. Faça um modelo de questionário com [XX] perguntas para mapear as preferências dos docentes em relação às práticas de formação continuada. Leve em consideração os seguintes critérios e temas: [LISTE AQUI].

  1. Elabore um modelo de relatório de aprendizagem para estudantes do [ANO ESCOLAR]. Liste [XX] itens considerando as seguintes dimensões: [LISTE AQUI]

Gestor, o ChatGPT pode te ajudar a melhorar alguns processos, como garantir a padronização da documentação da sua escola e automatização de tarefas burocráticas do dia a dia. 

Desse modo, os membros da gestão podem se dedicar a outras  ações estratégicas da escola, como a elaboração de práticas pedagógicas, o acompanhamento do desenvolvimento socioemocional dos estudantes ou a análise do orçamento escolar.

Para saber mais sobre a presença do ChatGPT na escola, confira o nosso artigo O que é o ChatGPT e como está modificando a escola? Até a próxima! 

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Clima escolar: o que é e qual o papel da gestão

Você sabe o que significa clima escolar? E qual o papel da gestão para manter um bom clima na escola? Confira no post!

Continuar
Gestão Escolar

Reprovação escolar: causas + 6 soluções eficientes

Neste post, explicamos as principais causas da reprovação escolar, além de indicar alguns caminhos para diminuir esse índice.

Continuar