Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Atividades de leitura em inglês para sala de aula

Atividades de leitura em inglês para sala de aula

9 de setembro de 2021
3 min
Post modificado em:
6/6/2022

As novas legislações educacionais brasileiras tornaram o ensino de língua inglesa obrigatório. Esta tendência está conectada às necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade contemporânea, em que somos confrontados cotidianamente com a língua, através de palavras, termos, vídeos, músicas e etc.

Dito isto, é essencial que transformemos o desafio do desenvolvimento da habilidade leitora em inglês em algo simples de ser executado no cotidiano. Por isso, este texto traz quatro dicas de atividades de leitura em língua inglesa para tornar o cotidiano mais dinâmico. 

1 - Caça ao significado

O exercício da língua é primordial para que o estudante consiga desenvolver seu vocabulário. Você pode tornar este momento mais dinâmico e interativo. Proponha a leitura de textos jornalísticos, biografias e outros pequenos textos autorais, fuja do óbvio.

Depois disso, crie pequenos desafios em busca do significado das palavras que causam maior estranhamento. Você pode pontuar os vencedores e criar uma verdadeira gincana ao longo do semestre. Essa pode ser uma forma eficiente de engajar seus estudantes na busca por vocabulário.

E-book gratuito

Saiba tudo sobre Educação Bilíngue!

Se você é gestor escolar, baixe nosso material gratuito sobre como aplicar a educação bilíngue na sua escola.

Baixe agora!

2 - Ouvindo e aprendendo

Que tal propor a leitura coletiva e em voz alta? As nuances da língua inglesa reverberam na relação entre a grafia e a pronúncia. Logo, uma dica importante é estimular o exercício da fala através da leitura.

Para isso, crie um ambiente descontraído em que os estudantes sintam-se confortáveis para colocar em prática a leitura em voz alta. A leitura em língua inglesa é fundamental para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao ouvir e falar. 

3 - Parta da realidade do aluno

Com a intensidade de trocas cotidianas é cada vez mais necessário que os objetos da leitura, os textos, estejam conectados à realidade do seu estudante. Por isso, proponha a leitura de pequenas biografias de artistas contemporâneos ou textos que abordem temáticas atuais comuns ao cotidiano de seus alunos e alunas. 

4 - Invista na leitura de jornais e revistas

Os textos jornalísticos são grandes aliados na hora de trabalhar a leitura em inglês. Portanto, você pode apostar na utilização de jornais e revistas do mundo todo, trabalhando diferentes temáticas.

Além do exercício da leitura, seus estudantes podem focar nas variações linguísticas do idioma ao redor do mundo, compreendendo melhor como a língua inglesa, utilizada em tantos países, se adapta às realidades locais. 

Leia também: Confira 8 livros em inglês para ler na escola!

Por ser uma demanda contemporânea, a leitura em língua inglesa não precisa estar restrita às aulas da disciplina, elas podem fazer parte do cotidiano de outros componentes curriculares e permear a vida escolar. Logo, tenha isso em vista na hora de propor atividades. Por fim, lembre-se da importância de trazer a realidade de seu estudante para sala de aula. 

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
ebook sobre educação bilíngue

E-book gratuito

Saiba tudo sobre Educação Bilíngue!

Se você é gestor escolar, baixe nosso material gratuito sobre como aplicar a educação bilíngue na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Entenda o que são tecnologias educacionais e como implementar na escola

Descubra as tecnologias educacionais e sua implementação na escola. Benefícios, exemplos e como a Árvore pode impulsionar o superpoder da leitura. Confira agora

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar