Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
3 atividades de leitura em grupo para sala de aula

3 atividades de leitura em grupo para sala de aula

13 fev 2017
2 min
Post modificado em:
31/1/2022

Você tem costume de ler sozinho? E ter uma leitura em grupo, você já experimentou? A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica que 44% da população brasileira não lê. Embora este dado seja alarmante, o levantamento feito pelo Instituto Pró-Livro traz também algumas conclusões positivas. Em 5 anos, o número de leitores do nosso país cresceu 6%.

De fato, sabemos que ainda falta muito para sermos considerados um país de leitores, mas existem várias iniciativas que podem modificar este cenário. Uma destas práticas é promover atividades de leitura em grupo na sala de aula. Assim, os professores estarão contribuindo para a criação de um público leitor mais crítico e engajado.

No post de hoje preparamos 3 atividades de leitura em grupo bem divertidas que podem ser aplicadas em sala de aula! Vamos dar uma olhada?

Atividades de leitura em grupo

1) Contação de história

Uma atividade de leitura em grupo que funciona muito bem para todas as faixas etárias é a contação de histórias, já que ela pode ser facilmente adaptada para servir a diversos propósitos.

No caso dos segmentos infantis, o ideal é que o professor reúna todos os alunos em círculo e conte a história. Já no caso de alunos mais velhos, cada um pode ler um trecho da obra escolhida ou um aluno pode ser o responsável pela leitura a cada dia, o que torna a atividade mais dinâmica.

Esse método estimula a imaginação e, ao colocar todos para lerem juntos a mesma obra, cria-se um senso de coletividade e de interação que auxiliará na aprendizagem.

Leia mais sobre a importância da contação de histórias na educação infantil aqui.

2) Dramatização de obras

É um método muito rico e interessante de aprendizagem. Afinal, ele engloba não só a literatura, mas também as artes cênicas. A obra escolhida deve ser dramatizada.

A técnica permite variações, já que o livro pode ser interpretado pela turma dividida em grupos ou pelo próprio professor. Além disso, pode ainda ser apresentada por um grupo de teatro convidado. Aliás, é algo costuma funcionar muito bem com os pequenos!

Essa é uma atividade de leitura em grupo que pode ser realizada tanto por alunos das séries iniciais como por aqueles de turmas já mais avançadas, incluindo os do Ensino Médio. A técnica tem bons resultados quando se trata das leituras obrigatórias de vestibulares, já que estimula a memória dos estudantes.

Além disso, por meio da dramatização das obras, os alunos se sentem curiosos a respeito do livro e buscarão mais informações, tendendo, assim, a ler a obra não só para entendê-la melhor, mas também para partilhar com os colegas.

Veja também: Como escolher o livro ideal para seus alunos lerem? Confira

3) Júri simulado de obras

Nessa atividade de leitura em grupo, cada equipe precisa defender um ponto de vista sobre o livro escolhido e, ao final, o professor dará seu parecer sobre o desempenho argumentativo dos alunos em convencer o júri — que pode ser composto só pelo educador ou pode contar com mais alguns convidados — sobre o seu ponto de vista.

Ao criar um espírito de competitividade e de responsabilidade, essa atividade de leitura em grupo estimula um estudo mais aprofundado e detalhado das obras. Afinal, ninguém quer que sua tese perca.

Uma boa ideia para começar com um júri simulado é Dom Casmurro. Afinal, a pergunta que não quer calar já há algumas décadas é: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Além disso, a obra Dom Casmurro pode ajudar a melhorar até o rendimento em provas, segundo essa outra postagem aqui.

O júri simulado de obras, diferente das duas atividades anteriores, não pode ser realizado com todas as faixas etárias. Para realizar essa atividade de leitura em grupo é necessário um nível maior de entendimento e reflexão acerca da leitura, o que virá com o amadurecimento intelectual dos alunos.

Mais dicas de leitura em grupo

Por fim, duas dicas importantes: invista nos clássicos, mas não deixe de propor a leitura de best-sellers. Eles podem ser os grandes incentivadores de uma nova geração de leitores. Lembre-se, também, de adequar as obras escolhidas e as atividades à faixa etária dos alunos — isso fará toda diferença.

Essas sugestões de atividades de leitura em grupo podem ser implementadas em sala de aula e estimular o hábito de ler nos alunos de todas as idades. Além dessas, inúmeras outras práticas de leitura em grupo podem ser adotadas. Por exemplo, saraus literários e feiras de leitura podem ser boas opções. Cada um traz seu livro favorito e a troca de obras entre os estudantes é promovida.

Gostou deste texto? Então compartilhe essas dicas em suas redes sociais.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

5 motivos para presentear crianças com livros!

Nesta postagem, descubra 5 motivos pelos quais presentear crianças com livros é benéfico. Acompanhe o blog Arvore para saber mais sobre este assunto.

Continuar
Leitura

Incentivo à leitura: veja a importância dos pais!

Como os pais podem participar da formação de leitores? Qual a importância e influência que exercem com crianças e jovens? Confira neste post!

Continuar