Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
As vantagens do uso da tecnologia na educação

As vantagens do uso da tecnologia na educação

2018-06-11
2 min
Post modificado em:
25/5/2021

Hoje, educadores têm acesso facilitado às aulas de informática, em que aprendem a elaborar provas e atividades com a ajuda de softwares. A modernização do ensino é inegável, mas ainda incomoda a alguns profissionais da educação. Para tirar suas dúvidas e mostrar as vantagens da tecnologia na educação, nosso artigo de hoje traz alguns benefícios provenientes da modernização do aprendizado. Acompanhe a seguir!

Facilidades oferecidas pelos celulares

Muitos smartphones já cumprem as funções de um computador, e a maioria dos professores ainda opta por proibi-los dentro de sala de aula. Porém, é difícil garantir que os estudantes não estarão se distraindo com os celulares debaixo das carteiras. Por isso, a proibição não é tão eficiente quanto a incorporação.

Isso mesmo! Por que não incorporar os celulares na rotina de aprendizado? Eles podem oferecer recursos interessantes, como a facilidade em pesquisas e consultas, e não custam nada para a instituição de ensino. Por meio desses dispositivos é possível simplificar o trabalho de pesquisa feito em livros, além de registrar imagens durante uma aula de campo, consultar vídeos, documentários, etc.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

Otimização da leitura

A linguagem utilizada na internet costuma ser informal e direta, o que não significa que ela seja absolutamente ruim. Fazendo uso dessa linguagem facilitada, a compreensão dos alunos será maior e a sua afinidade com o que estão lendo também, impulsionando o interesse e as interpretações. Bombardeados por palavras abreviadas e textos menos líricos e mais objetivos, parece complicado exigir que os jovens façam leituras elaboradas, não é mesmo?

Mas a internet pode sim ser sua parceira no incentivo à leitura! Com aulas mais dinâmicas, além da facilidade de encontrar bons materiais de leitura na internet, pode ficar mais fácil levar a literatura para os jovens.

De acordo com estatísticas, os brasileiros têm gradativamente lido mais. Em 2010, as pesquisas indicavam que 55% da população era constituída por leitores — em 2001, o índice era de 49%. Esse crescimento pode estar diretamente relacionado ao aumento constante das redes sociais e à difusão da informação, já que na rede o meio de interação dominante é a escrita. Por isso, em vez de travar uma batalha contra a tecnologia, permita que ela seja um caminho para encontrar livros e artigos!

Ensino mais dinâmico

O professor inegavelmente detém conhecimentos específicos e é totalmente interessante que ele exponha uma aula para a classe. Porém, a tecnologia pode contribuir muito para deixar as aulas mais dinâmicas. Com o uso do computador, dos smartphones e tablets, além de as pesquisas se tornarem mais fáceis e prazerosas, ainda estão disponíveis sites interativos, vídeos educativos, aulas e apresentações online.

Também se tornou mais simples tirar as dúvidas com os inúmeros professores que explicam assuntos específicos em canais do YouTube, por exemplo. Incentivar que o próprio aluno tenha a iniciativa de ir atrás do conhecimento é a nova tarefa dos professores.

O modelo de aula explanatória, com anotações no quadro e cópias nos cadernos, é interessante e não deve ser abolido. Mas a explanação fica mais interessante quando se faz uso das ferramentas modernas. Sem dúvida, a internet chegou para ficar e está modernizando o conhecimento cada dia mais.

Agora você já sabe que aproximar a realidade dos jovens com a sala de aula pode ser algo positivo, além de agregar mais conhecimento aos estudantes. Aproveite para aprender mais sobre o tema com o nosso Guia do Engajamento Escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Qual a importância da tecnologia na educação?

Entenda qual é a importância da tecnologia na educação e de quais formas ela pode ser introduzida no ambiente escolar. Confira o texto preparado pela Árvore.

Continuar
Educação

Volta às aulas: exemplo real de como se preparar

Quer se preparar para o volta às aulas na sua escola?

Continuar