Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
As vantagens do uso da tecnologia na educação

As vantagens do uso da tecnologia na educação

2018-06-11
2 min
Post modificado em:
25/5/2021

Hoje, educadores têm acesso facilitado às aulas de informática, em que aprendem a elaborar provas e atividades com a ajuda de softwares. A modernização do ensino é inegável, mas ainda incomoda a alguns profissionais da educação. Para tirar suas dúvidas e mostrar as vantagens da tecnologia na educação, nosso artigo de hoje traz alguns benefícios provenientes da modernização do aprendizado. Acompanhe a seguir!

Facilidades oferecidas pelos celulares

Muitos smartphones já cumprem as funções de um computador, e a maioria dos professores ainda opta por proibi-los dentro de sala de aula. Porém, é difícil garantir que os estudantes não estarão se distraindo com os celulares debaixo das carteiras. Por isso, a proibição não é tão eficiente quanto a incorporação.

Isso mesmo! Por que não incorporar os celulares na rotina de aprendizado? Eles podem oferecer recursos interessantes, como a facilidade em pesquisas e consultas, e não custam nada para a instituição de ensino. Por meio desses dispositivos é possível simplificar o trabalho de pesquisa feito em livros, além de registrar imagens durante uma aula de campo, consultar vídeos, documentários, etc.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

Otimização da leitura

A linguagem utilizada na internet costuma ser informal e direta, o que não significa que ela seja absolutamente ruim. Fazendo uso dessa linguagem facilitada, a compreensão dos alunos será maior e a sua afinidade com o que estão lendo também, impulsionando o interesse e as interpretações. Bombardeados por palavras abreviadas e textos menos líricos e mais objetivos, parece complicado exigir que os jovens façam leituras elaboradas, não é mesmo?

Mas a internet pode sim ser sua parceira no incentivo à leitura! Com aulas mais dinâmicas, além da facilidade de encontrar bons materiais de leitura na internet, pode ficar mais fácil levar a literatura para os jovens.

De acordo com estatísticas, os brasileiros têm gradativamente lido mais. Em 2010, as pesquisas indicavam que 55% da população era constituída por leitores — em 2001, o índice era de 49%. Esse crescimento pode estar diretamente relacionado ao aumento constante das redes sociais e à difusão da informação, já que na rede o meio de interação dominante é a escrita. Por isso, em vez de travar uma batalha contra a tecnologia, permita que ela seja um caminho para encontrar livros e artigos!

Ensino mais dinâmico

O professor inegavelmente detém conhecimentos específicos e é totalmente interessante que ele exponha uma aula para a classe. Porém, a tecnologia pode contribuir muito para deixar as aulas mais dinâmicas. Com o uso do computador, dos smartphones e tablets, além de as pesquisas se tornarem mais fáceis e prazerosas, ainda estão disponíveis sites interativos, vídeos educativos, aulas e apresentações online.

Também se tornou mais simples tirar as dúvidas com os inúmeros professores que explicam assuntos específicos em canais do YouTube, por exemplo. Incentivar que o próprio aluno tenha a iniciativa de ir atrás do conhecimento é a nova tarefa dos professores.

O modelo de aula explanatória, com anotações no quadro e cópias nos cadernos, é interessante e não deve ser abolido. Mas a explanação fica mais interessante quando se faz uso das ferramentas modernas. Sem dúvida, a internet chegou para ficar e está modernizando o conhecimento cada dia mais.

Agora você já sabe que aproximar a realidade dos jovens com a sala de aula pode ser algo positivo, além de agregar mais conhecimento aos estudantes. Aproveite para aprender mais sobre o tema com o nosso Guia do Engajamento Escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Pisa 2022: desempenho educacional do Brasil na avaliação

Confira os resultados do Brasil e do mundo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA 2022.

Continuar
Educação

Como trabalhar interpretação de texto em sala de aula?

Educador ou educadora, trabalhe a interpretação de texto com seus estudantes em sala de aula. Confira indicações para cada segmento escolar!

Continuar