Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Árvore na Escola
Por que a Árvore foi a solução de leitura escolhida pelo Colégio Marista?

Por que a Árvore foi a solução de leitura escolhida pelo Colégio Marista?

20 out 2022
2 min
Post modificado em:
20/10/2022

São muitas as soluções tecnológicas oferecidas para as escolas, mas qual é a ideal para a sua instituição? Se o que você procura é uma solução para apoiar a formação leitora dos alunos, a plataforma Árvore é a escolha certa.

E, para comprovar, trouxemos a palavra de uma escola que fez exatamente essa decisão. O Colégio Marista Medianeira, que fica em Erechim (RS), escolheu a Árvore entre outras plataformas para apoiar a leitura de 571 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que têm acesso aos módulos Árvore Livros e Árvore Atualidades. Confira o relato com os motivos desta escolha:

Porque a Árvore tem o acervo mais completo

“O Colégio escolheu a Árvore por ser uma plataforma com um acervo de ótima qualidade, pensando em novos formatos de mediação e formação de leitores, propondo assim uma biblioteca híbrida, alinhando os processos educativos desenvolvidos pela escola”. 

É assim que Matheus José Fagundes, Monitor de Tecnologias Educacionais do Colégio Marista Medianeira e pós-graduado em Tecnologias na Aprendizagem, começa a nossa entrevista. O colégio chegou a utilizar outras plataformas de leitura, mas escolheu a Árvore como solução única para seus alunos.

Matheus ressalta o quanto o módulo Árvore Livros, que possui mais de 40 mil livros no acervo, traz uma gama de títulos importantes para a aprendizagem na escola. 

“A Árvore possui um acervo diversificado com títulos muito relevantes e de autores renomados que contribuem com o ensino aprendizagem. Tornando a leitura um hábito prazeroso onde os estudantes têm total autonomia para pesquisar seus livros preferidos”, explica Matheus. 

Porque a Árvore apoia o ensino híbrido

Matheus ressalta ainda o quanto a biblioteca híbrida, ou seja, que conta com livros físicos e digitais, ajuda no cotidiano escolar e na dinamicidade do ensino. “Além de auxiliar professores, funcionários e a biblioteca escolar em suas atividades diárias, a plataforma disponibiliza acesso às leituras indicadas pelos professores quando muitas vezes o livro físico está emprestado”, conta o monitor.

Assim, os livros digitais do módulo Árvore Livros não substituem os livros físicos da biblioteca escolar, mas expande as opções e oferece um suporte importante para que as instituições desenvolvam o ensino híbrido e digital com seus alunos. 

Além disso, a escola conta ainda com os conteúdos autorais de atualidades do módulo Árvore Atualidades, que auxiliam na educação midiática dos alunos.

E essa hibridez traz muitos ganhos, como mostra Matheus: “por se tratar de um ambiente digital que desperta a curiosidade dos estudantes e demais usuários, percebo que cada vez mais os nossos estudantes estão interessados em ambientes digitais que facilitam a leitura de qualquer lugar e em qualquer dispositivo”.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

Porque a Árvore tem relatórios de leitura inteligentes

Em nossa entrevista, Matheus ressalta ainda a importância dos relatórios de leitura inteligentes emitidos de forma automática pela plataforma, que “auxiliam nos dados estatísticos de materiais lidos pelos respectivos usuários”.

“A escola utiliza os relatórios para verificar a compreensão leitora, a periodicidade que os alunos acessam a plataforma e também como um instrumento para colaborar na avaliação dos estudantes”, conta Matheus.

Porque a Árvore desenvolve projetos de leitura transformadores

O monitor de Tecnologias Educacionais do Colégio Marista Medianeira ressalta ainda os projetos de leitura desenvolvidos pela Árvore. No módulo Árvore Livros, é possível encontrar projetos prontos para uso que podem ser adaptados para a realidade de cada escola.

“Em parceria com os professores, biblioteca e Árvore, são desenvolvidos projetos que fomentam o gosto pela leitura. Dessa forma, procuramos buscar cada vez mais atividades que aprimoram e qualificam as mediações de leitura em nosso colégio”, conclui Matheus.

Porque a Árvore traz resultados de sucesso

Com todo o trabalho e dedicação dos educadores da escola, o Colégio Marista Medianeira tem colhido frutos incríveis desta parceria. Somente em 2022 já foram mais de 2,6 mil horas de leitura entre os alunos.

Na escola, a média de leitura fica em 6,8 livros lidos por cada estudante! São mais de 3,9 mil livros lidos pelos alunos e esse número segue subindo.

Quer também ter essa parceria de sucesso na sua escola? Conheça agora mesmo a Árvore, preenchendo o formulário abaixo ou acessando nosso site. Vamos juntos transformar a educação por meio da leitura!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Leitura e tecnologia: conheça as ações inspiradoras dos Semeadores nas escolas  

Conheça ações inspiradoras em leitura e tecnologia com os Semeadores de Leitura da Árvore.

Continuar
Árvore na Escola

Inovação na escola com a plataforma Árvore. Confira!

Que tal conferir o case real da Rede Santa Maria Minas e o uso da Árvore? Entrevistamos a gestora escolar da unidade de Betim.

Continuar