Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Árvore chega à rede pública de Manaus com inovação

Árvore chega à rede pública de Manaus com inovação

6 ago 2018
2 min
Post modificado em:
6/8/2018

O auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus recebeu, na tarde desta segunda (23/07), o evento de lançamento da Árvore de Livros, plataforma de leitura digital, nas escolas da rede municipal. A parceria surgiu a partir do desejo da rede de ampliar o uso das novas tecnologias para o desenvolvimento de uma educação municipal de qualidade.

A Árvore foi apresentada juntamente com o site ‘Reconstruindo Saberes’, outra aposta tecnológica da Secretaria voltada para professores. Estavam presentes figuras importantes da área da educação local, como Kátia Schweickardt, secretária de educação, Euzeni Trajano, subsecretária de Gestão Educacional, e Marcionília Bessa, diretora do Departamento de Gestão Escolar de Manaus.

“Hoje é um dia bastante alegre para todos nós. A Árvore de Livros vem democratizar o acesso aos inúmeros títulos da literatura brasileira, desenvolvendo nos alunos o gosto pela leitura e da forma que eles estão mais acostumados, que é utilizando os meios digitais”, destacou Kátia.

Tecnologia Educacional: inovação para gerar acesso

Até este projeto, a Árvore Livros funcionava majoritariamente de forma online, isto é, as escolas parceiras precisavam de internet para acessar a plataforma em computadores. A solução até então era acessar o acervo através do nosso aplicativo oficial instalado nos celulares ou tablets, baixarem os livros e lerem sem internet.

Já em Manaus, criamos uma estrutura em conjunto com a secretaria para disponibilizar a Árvore nas escolas sem nenhuma necessidade de internet, ou seja, não será necessário o download de nenhum arquivo. Através da rede local, com os computadores ou tablets das escolas, os alunos poderão ler totalmente offline.

Como o sistema funcionará na prática?

A Árvore terá um aparelho receptor no servidor (parte física dos computadores que armazena os dados necessários para que tudo funcione) local. Este servidor receberá e transmitirá as informações de uso da plataforma diretamente dos dispositivos em uso para manter os relatórios de leitura atualizados e permitir o acesso aos livros por parte dos usuários.

A Árvore Livros nas escolas

Com esta iniciativa, a Árvore de Livros atenderá 115 escolas municipais, impactando aproximadamente 51 mil alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e aproximadamente 1000 professores. Além de realizar uma capacitação inicial com treinamento para todos, iremos acompanhar o projeto ao longo de todo ano, com apoio de uma equipe local fazendo o trabalho junto às escolas. A meta é ampliar o acesso logo que possível, abrangendo também todo o Ensino Fundamental I.

Um ponto de destaque é que serão atendidas 30 escolas rurais, isto é, em regiões ribeirinhas ou de beira de estrada. Esses locais enfrentam maiores dificuldades de acesso e por isso a chegada da Árvore representa uma grande salto no uso de tecnologia educacional local.

Nosso acervo, com mais de 10 mil títulos, estará à total disposição dos alunos e educadores para ser trabalhado em sala de aula e também em casa.

Leitura digital: uma nova porta se abre

Como conectividade ainda é um grande problema no Brasil, conforme aponta pesquisa do IBGE deste ano, a nova estrutura tecnológica aplicada na rede pública de Manaus abre uma nova porta.

A partir desta novidade, torna-se possível que esse modelo seja replicado para outros lugares com barreiras semelhantes, ampliando muito as possibilidades da Árvore de Livros de levar a leitura a locais que a internet ainda não chegou.


Que tal conferir nossa atuação também no município de São José dos Campos? Confira no artigo!

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Leitura

Entenda o que são tecnologias educacionais e como implementar na escola

Descubra as tecnologias educacionais e sua implementação na escola. Benefícios, exemplos e como a Árvore pode impulsionar o superpoder da leitura. Confira agora

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar