Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Veja os 6 benefícios do tablet na educação

Veja os 6 benefícios do tablet na educação

12 ago 2016
3 min
Post modificado em:
13/6/2022

É inegável que a atual geração de estudantes já nasceu conectada e o uso de tablets na educação já vem de berço. A utilização da tecnologia em sala de aula se torna, então, uma necessidade para as escolas que não querem ficar para trás.

Não estamos falando em atender a uma demanda temporária, mas em adotar uma inovação que veio para ficar e que pode melhorar muito a dinâmica de ensino e aprendizagem, afinal o uso do tablet na educação escolar não é mais uma tendência e sim uma realidade.

Se, em um primeiro momento, os computadores foram os primeiros facilitadores, agora é a vez dos tablets nas escolas. Adquiridos em grande número pelo Ministério da Educação (MEC) para uso nas escolas públicas e uma tendência confirmada na rede particular de ensino, esses aparelhinhos oferecem inúmeras vantagens.

6 vantagens do uso do tablet na educação escolar

Facilidade na compreensão dos conteúdos

A multifuncionalidade dos tablets proporciona e incentiva diferentes formas de aprendizagem utilizando a tecnologia no ensino. Por sua capacidade de traduzir em diferentes formatos o conteúdo da grade curricular, eles são ferramentas capazes de ajudar o professor a lidar com a diversidade existente entre os estudantes.

Imagine o mesmo conteúdo disponível em áudio, em vídeos e ainda para leitura. É exatamente isso que o uso do tablet na educação escolar proporciona um aprendizado de forma didática e pedagógica. Ele ajuda o professor a enfrentar e a lidar com as particularidades de assimilação de conteúdo de cada aluno. A tecnologia na sala de aula é uma possibilidade de acompanhar mais de perto cada aluno, desde a educação infantil ao ensino médio.

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Baixe agora!

Desenvolvimento contínuo das habilidades digitais

A promoção da inclusão digital e a disponibilização de recursos tecnológicos e computadores em salas de informática para alunos de todas as idades foram os primeiros passos para promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos estudantes. Do quadro negro ao uso da tecnologia e de ferramentas digitais, essas ações podem ajudar a promover o ensino híbrido na educação básica e nas instituições de ensino.

Agora o uso do tablet na educação constitui uma segunda etapa desse processo. Com tamanho reduzido, eles são mais facilmente transportáveis e sua alta capacidade gráfica, de produção e interação, proporciona aos estudantes mais intimidade com a tecnologia da educação dentro de uma sala de aula comum.

Diferentemente dos computadores e notebooks, tudo isso acontece sem que seja necessário cortar o contato visual com os professores, ficar em salas fechadas, etc.

Saiba mais sobre como a tecnologia na educação está mudando as salas de aula nessa outra postagem do blog.

Autonomia no processo de aprendizagem

Esses gadgets impactam diretamente o rendimento e o desempenho dos alunos na escola (leia mais sobre o desempenho aqui). Com apenas um aparelho, o aluno pode:

  • receber o conteúdo;
  • fazer edições;
  • realizar pesquisas em livros, jornais e revistas;
  • conversar e reunir-se com outros alunos (mesmo que fisicamente distantes) para estudar o conteúdo.

Enfim, o tablet na edução escolar permite que o aluno se torne protagonista do seu processo de aprendizagem.

Veja também 7 vantagens do livro digital e como isso pode transformar sua vida.

Impacto nas estratégias didáticas dos professores

Esses aparelhos também têm um impacto positivo no trabalho dos professores, que:

  • passam a trabalhar com vídeos (escolha, edição e produção) para apresentação dos conteúdos;
  • ganham a possibilidade de promover seminários digitais com pessoas que são referência na disciplina trabalhada, sem gerar ônus para a instituição de ensino;
  • podem facilitar e mediar o ensino de idiomas, promovendo interação com falantes nativos do idioma em questão;
  • podem apresentar o conteúdo com gráficos, imagens e ilustrações animadas.

Desenvolvimento da criatividade dos alunos

Ao incorporar o uso desses aparelhos, a escola opta por conceder mais autonomia ao estudante e transformar o professor em um mediador, não mais um transmissor de conteúdo. Dessa forma, adota-se um modelo de construção conjunta do conhecimento.

Os tablets permitem que os estudantes abandonem o posicionamento estático e se tornem pesquisadores, leitores de obras complementares, desbravadores de curiosidades sobre diversos temas e, assim, desenvolvam a capacidade de serem criativos.

Custo-benefício dos tablets nas escolas

Outro beneficio é que, se comparado ao valor gasto com a compra de materiais escolares tradicionais, a aquisição desses aparelhos para uso em sala de aula e de um pacote de internet pode ser bem mais vantajosa.

Além, disso, o uso do tablet na educação escolar também pode ser um diferencial em termos de mobilidade e até na saúde dos alunos, pois diminui ou mesmo elimina o problema do peso nas mochilas.

Gostou do artigo? Conseguiu perceber a importância do uso do tablet na educação escolar? Compartilhe nas suas redes sociais!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da Gestão Escolar

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Eventos de Educação em 2023: o guia completo

Quer ficar por dentro sobre os eventos de educação em 2023? Confira no nosso post um compilado e dicas para aproveitar os eventos.

Continuar
Gestão Escolar

Recesso escolar: o checklist para a volta às aulas

Quer planejar sua volta às aulas? Confira nosso checklist especialmente desenvolvido para que o término do recesso escolar seja um momento de sucesso.

Continuar