Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Preparação para o ENEM: o que as escolas precisam saber

Preparação para o ENEM: o que as escolas precisam saber

22 nov 2021
3 min
Post modificado em:
21/9/2022

Em 1988, o ENEM foi criado com o intuito de avaliar os estudantes concluintes do ensino médio. Cerca de 500 universidades utilizam o exame como forma de ingresso em suas instituições. Atualmente as provas  acontecem em 2 dias, ocorrendo ao final de cada ano.

Além de oportunizar o ingresso nas maiores universidades públicas do país, ele também permite que os estudantes ingressem com bolsas e descontos em universidades privadas. Assim como, por intermédio de um acordo feito em 2014 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existe ainda a possibilidade de aproveitar os resultados do Exame para estudar em Coimbra ou em Algarve, universidades de Portugal.

A prova representa uma fase muito importante para os estudantes, na qual se veem ingressando em uma nova etapa da vida. E principalmente, para  muitos estudantes de baixa renda, matricular-se em uma universidade é uma oportunidade de mudança de vida. Por isso, é essencial que a escola e a família estejam ao seu lado e os apoiem em todo esse processo.

Considerando a tensão mental que atravessam neste momento, selecionamos algumas dicas para toda a comunidade escolar, veja abaixo!

Apoio psicológico

A escola tem um papel fundamental, não só de suporte teórico aos alunos, mas de apoio psicológico. Afinal, o socioemocional dos estudantes é muito importante em um exame tão denso. Por isso, ofereça apoio psicológico aos seus estudantes, uma vez que não é só o conteúdo que importa na hora da prova, mas a postura do aluno em relação ao desafio imposto.

A escola precisa atentar também aos responsáveis e estudantes pelo cuidado na alimentação e na regulação do sono. 

De olho no edital

A escola pode apoiar o corpo discente de modo a prepará- lo para compreender as especificidades desse exame. É muito importante que a escola discuta os pontos do edital e da matriz de referência junto aos alunos e destaque alguns cuidados com o exame, como o tipo de caneta necessário, o local da prova, o horário de antecedência e o documento de identificação, entre outras exigências.

Atenção na hora da prova!

Compartilhe com os estudantes a importância de uma leitura atenta aos textos, de modo a compreender a sua importância na resolução das questões. Os estudantes já se preparam ao longo de todo o ano letivo, talvez seja o momento de cuidar mais dos outros aspectos que compõem o exame.

Leia também: ENEM e Educação Midiática: competências e habilidades para enfrentar os desafios do mundo moderno

Companheirismo familiar

O mais importante é que os pais possam apoiar e dar suporte emocional aos seus filhos e filhas para que se sintam acolhidos num momento de tanta pressão. A escola pode promover reuniões e palestras para construir uma relação de confiança e companheirismo com os alunos, pais e escola.

Organização para o Enem

É muito importante que a escola ofereça palestras e  rodas de conversas que auxiliem na organização do tempo do estudante, ajudando-os a administrar as tarefas escolares e as demandas da prova, o que poderá auxiliá-los na administração da ansiedade e da tensão.

Inspiração

Convide profissionais de diversas áreas para palestrar sobre suas profissões, vivências e desafios exigidos pelas suas especializações. Para compartilhar também a experiência da prova, para que dúvidas sejam sanadas e dicas compartilhadas.

Atenção às dúvidas

A hora do resultado pode acarretar em dúvidas e dificuldades no estudante exigindo um cuidado especial com o cronograma e com as informações exigidas e compartilhadas de cada universidade. Por isso, a escola pode construir uma força tarefa de auxílio aos estudantes nessa etapa tão importante!

Conheça o método de avaliação

Ah! A consolidação dos resultados é feita por um processo chamado Teoria de Resposta ao Item – TRI, que leva em consideração o nível de dificuldade da questão. Assim, se o índice de acertos for alto, ela possuirá um valor menor.


Por fim, gestor(a) esperamos que aproveite nossas dicas e transforme essa fase tão importante na vida do estudante em um momento de confiança e acolhimento, preparando-o da melhor forma para enfrentar esse desafio. Desejamos excelentes provas para seus alunos. Até!

Planilha gratuita

Planilha Novo Ensino Médio

Um único material para você desvendar a implementação da reforma em sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
link para baixar planilha sobre novo ensino médio

Planilha gratuita

Planejamento do Novo Ensino Médio nas Escolas

Um único material para você desvendar a implementação da reforma em sua escola.

Você pode gostar também

Educação

Pisa 2022: desempenho educacional do Brasil na avaliação

Confira os resultados do Brasil e do mundo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA 2022.

Continuar
Educação

Como trabalhar interpretação de texto em sala de aula?

Educador ou educadora, trabalhe a interpretação de texto com seus estudantes em sala de aula. Confira indicações para cada segmento escolar!

Continuar