Preparação para o ENEM: o que as escolas precisam saber nesta reta final

22 nov 2021
3 min

Em 1988, o ENEM foi criado com o intuito de avaliar os estudantes concluintes do ensino médio. Cerca de 500 universidades utilizam o exame como forma de ingresso em suas instituições. Atualmente as provas  acontecem em 2 dias, ocorrendo ao final de cada ano.

Além de oportunizar o ingresso nas maiores universidades públicas do país, ele também permite que os estudantes ingressem com bolsas e descontos em universidades privadas. Assim como, por intermédio de um acordo feito em 2014 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existe ainda a possibilidade de aproveitar os resultados do Exame para estudar em Coimbra ou em Algarve, universidades de Portugal.

A prova representa uma fase muito importante para os estudantes, na qual se veem ingressando em uma nova etapa da vida. E principalmente, para  muitos estudantes de baixa renda, matricular-se em uma universidade é uma oportunidade de mudança de vida. Por isso, é essencial que a escola e a família estejam ao seu lado e os apoiem em todo esse processo.

Considerando a tensão mental que atravessam neste momento, selecionamos algumas dicas para toda a comunidade escolar, veja abaixo!

Apoio psicológico

A escola tem um papel fundamental, não só de suporte teórico aos alunos, mas de apoio psicológico. Afinal, o socioemocional dos estudantes é muito importante em um exame tão denso. Por isso, ofereça apoio psicológico aos seus estudantes, uma vez que não é só o conteúdo que importa na hora da prova, mas a postura do aluno em relação ao desafio imposto.

A escola precisa atentar também aos responsáveis e estudantes pelo cuidado na alimentação e na regulação do sono. 

De olho no edital

A escola pode apoiar o corpo discente de modo a prepará- lo para compreender as especificidades desse exame. É muito importante que a escola discuta os pontos do edital e da matriz de referência junto aos alunos e destaque alguns cuidados com o exame, como o tipo de caneta necessário, o local da prova, o horário de antecedência e o documento de identificação, entre outras exigências.

Atenção na hora da prova!

Compartilhe com os estudantes a importância de uma leitura atenta aos textos, de modo a compreender a sua importância na resolução das questões. Os estudantes já se preparam ao longo de todo o ano letivo, talvez seja o momento de cuidar mais dos outros aspectos que compõem o exame.

Leia também: ENEM e Educação Midiática: competências e habilidades para enfrentar os desafios do mundo moderno

Companheirismo familiar

O mais importante é que os pais possam apoiar e dar suporte emocional aos seus filhos e filhas para que se sintam acolhidos num momento de tanta pressão. A escola pode promover reuniões e palestras para construir uma relação de confiança e companheirismo com os alunos, pais e escola.

Organização para o Enem

É muito importante que a escola ofereça palestras e  rodas de conversas que auxiliem na organização do tempo do estudante, ajudando-os a administrar as tarefas escolares e as demandas da prova, o que poderá auxiliá-los na administração da ansiedade e da tensão.

Inspiração

Convide profissionais de diversas áreas para palestrar sobre suas profissões, vivências e desafios exigidos pelas suas especializações. Para compartilhar também a experiência da prova, para que dúvidas sejam sanadas e dicas compartilhadas.

Atenção às dúvidas

A hora do resultado pode acarretar em dúvidas e dificuldades no estudante exigindo um cuidado especial com o cronograma e com as informações exigidas e compartilhadas de cada universidade. Por isso, a escola pode construir uma força tarefa de auxílio aos estudantes nessa etapa tão importante!

Conheça o método de avaliação

Ah! A consolidação dos resultados é feita por um processo chamado Teoria de Resposta ao Item – TRI, que leva em consideração o nível de dificuldade da questão. Assim, se o índice de acertos for alto, ela possuirá um valor menor.


Por fim, gestor(a) esperamos que aproveite nossas dicas e transforme essa fase tão importante na vida do estudante em um momento de confiança e acolhimento, preparando-o da melhor forma para enfrentar esse desafio. Desejamos excelentes provas para seus alunos. Até!

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

download de material ebook competências socioemocionais

E-book

Competências Socioemocionais

Confira nosso ebook com dicas de como a leitura pode ajudar a trabalhar as competências socioemocionais com seus alunos.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

game Assassin's Creed
Educação

Games e educação sob a perspectiva da neurociência

Confira o que a neurocientista Carla Tieppo traz sobre o tema dos games na educação.

Continuar
alunos em sala de aula
Educação

Como a escola ajuda o aluno a desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais?

Neste post, você entenderá o papel da escola no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, quais habilidades devem ser trabalhadas e como a tecnologia pode colaborar.

Continuar
alunos usando tecnologia educacional
Educação

Como a tecnologia educacional pode ajudar na sala de aula?

Você sabe os benefícios que a tecnologia educacional pode trazer para sua escola? Neste post, te contamos como!

Continuar