Planejamento escolar: saiba como deixar sua escola alinhada à BNCC

O planejamento é uma das etapas fundamentais para a escola potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Neste post, vamos trazer algumas dicas para a área de linguagens alinhadas com a BNCC. Os focos principais do nosso conteúdo serão a leitura e a produção criativa dos seus alunos. Vamos lá?

Dica 1: anos iniciais do ensino fundamental

Nos anos iniciais do ensino fundamental, que tal propor um trabalho que ocorra durante todo o ano letivo pensando na competência número 5 da BNCC

O ponto central da competência número 5  tem a ver com o desenvolvimento do senso estético no processo de reconhecimento e valorização das diferentes manifestações artísticas e culturais. Além disso, trabalha o respeito à diversidade de saberes e identidades.

A leitura é uma ótima aliada para o trabalho com a diversidade em sala de aula. Além disso, a literatura infantil possibilita o trabalho com diferentes ilustrações para a apreciação estética.

Um exemplo de atividade trabalhada ao longo de todo o ano são as rodas de leitura, que podem acontecer semanalmente ou quinzenalmente e são ótimas estratégias para o trabalho com a oralidade.

Dica extra:

Incentive seus alunos a lerem trechos do livro em voz alta, discutirem a narrativa, apresentarem os personagens, entre outras atividades que valorizam o diálogo e a escuta de diferentes impressões.

Livro indicado:

Você pode usar para as suas atividades com os anos iniciais do ensino fundamental o livro Nós de Axé, de Janaína de Figueiredo. A obra traz questões sobre diversidade a partir das impressões de uma garotinha e sua avó.

Leia também: Planejamento escolar 2022: 3 dicas para apoiar esse processo

Dica 2: anos finais do ensino fundamental

Nos anos finais do ensino fundamental, a nossa dica é para a competência 3 da BNCC, que fala da importância do desenvolvimento de diferentes linguagens, que vão desde a corporal à digital.

Uma boa ideia para trabalhar com a sua turma esta competência pode ser a partir da produção de peças teatrais, que podem acontecer bimestralmente ou em diferentes períodos durante todo o ano letivo. 

Os professores de diferentes áreas podem trabalhar coletivamente, exercendo assim a interdisciplinaridade. Além disso, essas atividades coletivas desenvolvem as habilidades de vínculo, diálogo e cooperação. Afinal, os alunos trabalham juntos na elaboração de roteiros, cenários, diálogos, entre outros.

Dica extra:

Você pode sugerir aos seus alunos e alunas uma adaptação de um texto famoso do teatro.

Livro indicado:

A obra Sonhos de uma noite de verão, do William Shakespeares, pode ser uma boa opção para realizar essa adaptação. 

Dica 3: Ensino Médio

Para essa faixa etária, a gente elaborou o desenvolvimento de uma competência fundamental, que é a capacidade argumentativa e o senso crítico.

A competência número 3 da BNCC defende o uso de diferentes linguagens para defender diferentes pontos de vista e de frente com os direitos humanos, para atuar de forma crítica no mundo contemporâneo. 

Pensando nisso, que tal organizar clubes de debates, que aconteçam ao longo do ano letivo e tragam leituras com temáticas de relevância social. 

Dica extra:

A competência número 3 de Linguagens dialoga diretamente com a competência número 3 de Ciências Humanas. Por isso, sugerimos que seja realizado um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia.

Livro indicado:

Para essas atividades, a gente sugere a utilização de livros que estejam na lista do Enem e de diferentes vestibulares pelo Brasil. 

Nossa indicação é começar pelo livro 1984, do autor George Orwell. Nesta distopia, o autor nos apresenta presságios de uma realidade bem próxima. 

Gostou das nossas dicas? Você também pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo:

No items found.
Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

mulher mexendo nas redes sociais em telefone
Gestão Escolar

A imagem da escola na era das redes sociais: aprenda a se comunicar com os pais

Como sua escola pode manter uma ótima comunicação com as famílias na era das redes sociais? Confira neste post!

Continuar
professora realizando avaliação qualitativa com aluno
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continuar
professora realizando relatório de leitura
Gestão Escolar

Entenda a importância do relatório de leitura e como fazê-lo

Você sabe como elaborar um relatório de leitura dos alunos da sua escola? E a importância dele para o ensino? Confira neste post!

Continuar