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Planejamento Escolar na BNCC: como alinhar a escola

Planejamento Escolar na BNCC: como alinhar a escola

3 min

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O planejamento escolar é uma das etapas fundamentais para potencializar os processos de ensino e aprendizagem de uma instituição. Afinal, ele inclui todas as estratégias, os objetivos e demais projetos relacionados ao funcionamento da escola e ao aprendizado dos alunos.

Neste post, reunimos algumas orientações que ajudam a adequar o planejamento escolar à BNCC. Nosso foco estará na leitura e na produção criativa dos seus alunos. Vamos lá?

O que é planejamento escolar?

O planejamento escolar é um processo que envolve a elaboração de um conjunto de ações para que a escola possa alcançar seus objetivos. Ele é um instrumento que permite a organização e a gestão dos recursos disponíveis, como tempo, espaço, pessoal e materiais.

Além disso, o planejamento escolar envolve a definição de metas e estratégias para que a educação seja oferecida de forma mais eficiente e adequada às necessidades dos estudantes.

O planejamento escolar deve ser um processo contínuo, que envolve todos os segmentos da escola. Ou seja, desde os gestores até os professores, alunos e pais.

É importante que todas as etapas do planejamento sejam definidas de forma clara e objetiva. Assim, todos os envolvidos saberão quais são as metas e as ações que serão desenvolvidas.

Qual a importância do planejamento escolar?

O planejamento escolar é de extrema importância para garantir a qualidade da educação oferecida. Ele permite que as escolas tenham uma visão clara das metas e dos objetivos. Além de permitir a organização e a gestão dos recursos disponíveis.

Além disso, o planejamento escolar permite a identificação de problemas e a definição de estratégias para superá-los.

O planejamento escolar é importante tanto para os professores quanto para os alunos. Para os professores, ele é fundamental para garantir que as aulas sejam planejadas e estruturdas de forma a atender as necessidades dos estudantes. Isso inclui a definição de objetivos claros para cada aula, a escolha dos materiais e recursos adequados e a organização do tempo disponível.

Para os alunos, o planejamento escolar é importante porque garante que eles tenham acesso a uma educação de qualidade. Com um planejamento bem estruturado, os alunos conseguem aprender de forma mais eficiente e organizada.

Além disso, o planejamento escolar permite que as escolas sejam mais eficientes na gestão dos recursos disponíveis. Com um planejamento bem estruturado, é possível garantir que o tempo, os materiais e os recursos humanos sejam utilizados da forma mais adequada possível.

Isso inclui a definição de horários para as atividades, a escolha dos materiais mais adequados para cada aula e a distribuição de tarefas entre os professores e outros profissionais da escola.

Como está o planejamento escolar na BNCC?

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o planejamento escolar é visto como um processo contínuo, que envolve toda a comunidade escolar. A BNCC define os conhecimentos, habilidades e competências que devem ser trabalhados em cada segmento escolar.

Nesse contexto, o planejamento escolar deve estar alinhado com a BNCC, de forma a garantir que as aprendizagens essenciais sejam contempladas. É importante que as escolas realizem uma análise cuidadosa da BNCC, para entender os objetivos e as competências que devem ser trabalhadas.

O planejamento escolar na BNCC deve levar em consideração as especificidades de cada escola e de cada turma.

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Como alinhar o planejamento escolar à BNCC?

A seguir, reunimos algumas dicas práticas de como você pode alinhar o planejamento escolar a diferentes segmentos escolares. O foco dos nossos exemplos está na formação leitora. Confira!

O planejamento escolar para os anos iniciais do ensino fundamental

Durante os anos iniciais do ensino fundamental, o planejamento escolar pode propor um trabalho que dure todo o ano letivo. Isso pensando na competência número 3 da BNCC, que trata do repertório cultural.

Essa competência está relacionada ao desenvolvimento do senso estético no processo de reconhecimento e valorização das diferentes manifestações artísticas e culturais. Além disso, ela trabalha o respeito à diversidade de saberes e identidades.

A leitura é uma ótima aliada para o trabalho com a diversidade em sala de aula. E a literatura infantil possibilita o trabalho com diferentes ilustrações para a apreciação estética.

Um exemplo de atividade trabalhada ao longo de todo o ano são as rodas de leitura. Elas podem acontecer semanalmente ou quinzenalmente e são ótimas estratégias para o trabalho com a oralidade.‍

  • Dica extra:

Incentive seus alunos a lerem trechos de livros em voz alta, discutirem a narrativa, apresentarem os personagens, entre outras atividades que valorizam o diálogo e a escuta de diferentes impressões.‍

Para essa atividade, nos anos iniciais do ensino fundamental, você pode utilizar livros como o Nós de Axé, de Janaína de Figueiredo. A obra aborda o tema da diversidade a partir das impressões de uma garotinha e sua avó.

Baixe gratuitamente: modelo de planilha para ajudar no seu planejamento escolar!

O planejamento escolar para os anos finais do ensino fundamental‍

Durante os anos finais do ensino fundamental, é possível trabalhar a competência 3 da BNCC. Ela trata da importância do desenvolvimento de diferentes linguagens, da corporal à digital.

Uma boa alternativa para trabalhar essa competência com a sua turma é a produção de peças teatrais. Elas podem ser realizadas com a periodicidade que você achar mais adequada e o projeto pode se estender por todo o ano letivo.

Os professores de diferentes áreas podem trabalhar coletivamente, exercendo assim a interdisciplinaridade. Essas atividades coletivas desenvolvem as habilidades de vínculo, diálogo e cooperação. Afinal, os alunos trabalham juntos na elaboração de roteiros, cenários, diálogos, entre outros.‍

  • Dica extra:

Você pode sugerir aos seus alunos e alunas a adaptação de um texto famoso do teatro.‍ A obra Sonhos de uma noite de verão, de William Shakespeare, é uma boa opção para a produção.

O planejamento escolar para o ensino médio

O desenvolvimento da capacidade argumentativa e do senso crítico é ideal para essa faixa etária. Essa competência é a de número 3 da BNCC e prevê o uso de diferentes linguagens para defender diversos pontos de vista. Aliada aos direitos humanos, propõe um olhar crítico do mundo contemporâneo.

Pensando nisso, que tal organizar clubes de debates durante todo o ano letivo? Você pode propor leituras com temáticas de relevância social.

  • Dica extra:

‍Para essa atividade, a sugestão é realizar um trabalho interdisciplinar entre Língua Portuguesa, História e Geografia.‍ Podem ser utilizados livros que estejam na lista do Enem e de diferentes vestibulares pelo Brasil.

O livro 1984, de George Orwell, é uma boa escolha para começar o clube de leitura. Nessa distopia, o autor apresenta presságios de uma realidade bem próxima.

Gostou das nossas dicas de planejamento escolar? Esperamos que elas ajudem você a deixar sua escola alinhada à BNCC. Para saber mais sobre o tema, que tal baixar nosso ebook Gestão Educacional e BNCC? Clique e baixe agora!

Como alinhar o planejamento escolar à BNCC?

A seguir, reunimos algumas dicas práticas de como você pode alinhar o planejamento escolar a diferentes segmentos escolares. O foco dos nossos exemplos está na formação leitora. Confira!

O planejamento escolar para os anos iniciais do ensino fundamental

Durante os anos iniciais do ensino fundamental, o planejamento escolar pode propor um trabalho que dure todo o ano letivo. Isso pensando na competência número 3 da BNCC, que trata do repertório cultural.

Essa competência está relacionada ao desenvolvimento do senso estético no processo de reconhecimento e valorização das diferentes manifestações artísticas e culturais. Além disso, ela trabalha o respeito à diversidade de saberes e identidades.

A leitura é uma ótima aliada para o trabalho com a diversidade em sala de aula. E a literatura infantil possibilita o trabalho com diferentes ilustrações para a apreciação estética.

Um exemplo de atividade trabalhada ao longo de todo o ano são as rodas de leitura. Elas podem acontecer semanalmente ou quinzenalmente e são ótimas estratégias para o trabalho com a oralidade.‍

  • Dica extra:

Incentive seus alunos a lerem trechos de livros em voz alta, discutirem a narrativa, apresentarem os personagens, entre outras atividades que valorizam o diálogo e a escuta de diferentes impressões.‍

Para essa atividade, nos anos iniciais do ensino fundamental, você pode utilizar livros como o Nós de Axé, de Janaína de Figueiredo. A obra aborda o tema da diversidade a partir das impressões de uma garotinha e sua avó.

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Durante os anos finais do ensino fundamental, é possível trabalhar a competência 3 da BNCC. Ela trata da importância do desenvolvimento de diferentes linguagens, da corporal à digital.

Uma boa alternativa para trabalhar essa competência com a sua turma é a produção de peças teatrais. Elas podem ser realizadas com a periodicidade que você achar mais adequada e o projeto pode se estender por todo o ano letivo.

Os professores de diferentes áreas podem trabalhar coletivamente, exercendo assim a interdisciplinaridade. Essas atividades coletivas desenvolvem as habilidades de vínculo, diálogo e cooperação. Afinal, os alunos trabalham juntos na elaboração de roteiros, cenários, diálogos, entre outros.‍

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Você pode sugerir aos seus alunos e alunas a adaptação de um texto famoso do teatro.‍ A obra Sonhos de uma noite de verão, de William Shakespeare, é uma boa opção para a produção.

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O desenvolvimento da capacidade argumentativa e do senso crítico é ideal para essa faixa etária. Essa competência é a de número 3 da BNCC e prevê o uso de diferentes linguagens para defender diversos pontos de vista. Aliada aos direitos humanos, propõe um olhar crítico do mundo contemporâneo.

Pensando nisso, que tal organizar clubes de debates durante todo o ano letivo? Você pode propor leituras com temáticas de relevância social.

  • Dica extra:

‍Para essa atividade, a sugestão é realizar um trabalho interdisciplinar entre Língua Portuguesa, História e Geografia.‍ Podem ser utilizados livros que estejam na lista do Enem e de diferentes vestibulares pelo Brasil.

O livro 1984, de George Orwell, é uma boa escolha para começar o clube de leitura. Nessa distopia, o autor apresenta presságios de uma realidade bem próxima.

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Garanta o checklist da escola segura

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Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

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