.jpg)
Sabemos que estimular a prática da leitura na educação infantil pode ser definidor para a intimidade das crianças com os livros ao longo de seu desenvolvimento. Além disso, o exercício da leitura é essencial para o seu crescimento intelectual no decorrer da sua vida escolar.
Por isso, o contato com os livros deve ser incentivado bem antes de concluir a alfabetização, o que pode se tornar um grande desafio. Para te ajudar nessa empreitada, nesse artigo você vai encontrar 8 dicas para tornar o ato de ler uma prática cotidiana e muito amada pelos seus pequenos.
Dica 1: Crie vínculo com a história
O ato de ler deve ser encarado como um momento de diversão, então abuse da risada e das brincadeiras na hora da leitura. Para isso, traga elementos do dia a dia da criança, contextualizando a obra e incentivando que ela crie um vínculo identitário com a história e os seus personagens.
Além disso, não deixe de incentivar o contato com diversos tipos de textos e ilustrações. Os livros com desenhos coloridos e de cores fortes tendem a chamar mais atenção.
Dica 2: Dialogue com os responsáveis
Converse com os pais, peça que criem momentos regulares de leitura doméstica, destacando que o exemplo é um importante impulsionador. Incentive ainda que convidem outros membros para fazer parte desse momento, como os irmãos, primos, avós e amiguinhos.
Dica 3: Esteja atento aos interesses
Converse com as crianças! Esteja atento/a aos seus gostos, sobre o que falam e compartilham com os colegas. Além disso, perguntar aos pais sobre suas principais inclinações pode ser uma grande vantagem. A leitura orientada pelos seus interesses vai tornar a prática de ler muito mais encantadora!!
Dica 4: Dramatize caras e bocas
Na sala de aula, a leitura precisa ser interativa. Peça sempre sua opinião, impressões sobre os trechos da obra. Também aproveite para dramatizar vozes, expressão facial e os cenários que aparecem na história.
Além disso, por que não fazer uma peça teatral baseada no livro, em que cada um deles se torne um personagem? Os responsáveis vão adorar!
Dica 5: Convide contadores de histórias
Promova eventos literários na sua escola, misturando músicas e danças. Uma dica muito interessante é convidar contadores de histórias para o evento. Trazer pessoas de fora do ambiente escolar fantasiados e maquiados pode causar muita animação, interesse pela história e identificação com o ato de ler. Esse deve ser um momento festivo!
Dica 6: Combine leitura com passeios
Combinar a leitura com brincadeiras e passeios pode ser incrível, criando uma lembrança lúdica na criança. E, se não é possível levá-los para passear, a tecnologia pode ajudar muito.
Se o livro é sobre animais selvagens, mostre imagens reais dos lugares no mundo que possuem os bichos mais inusitados como a Amazônia e o continente africano, por exemplo, aproveitando para falar um pouco mais desses espaços geográficos.
Dica 7: Crie um ambiente de leitura
Criar um espaço de leitura pode ser uma ótima possibilidade. Ele pode ser um cantinho confortável e colorido com almofadas, gravuras de livros, imagens de personagens famosos e principalmente, desenhos que as próprias crianças fizeram ao longo do ano.
Dica 8: Incentive a imaginação
O momento da pós leitura deve ser aproveitado. Estimule que deem novas formas aos personagens, ou mesmo que criem suas próprias histórias com suas novas ilustrações. A intenção é fazer com que a criança desenvolva a imaginação e continue brincando.
Por fim, esperamos que aproveitem nossas dicas e que a prática da leitura dos pequenos na sua escola se transforme numa rotina encantadora e de muito aprendizado! Boas leituras!

Esse conteúdo foi produzido por: