Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Dicas de leituras e brincadeiras nas férias

Dicas de leituras e brincadeiras nas férias

11 jan 2022
3 min
Post modificado em:
6/6/2022

Neste post, vamos trazer algumas dicas de leituras e brincadeiras educativas para sugerir aos responsáveis dos alunos durante o período de férias. Tudo isso com muito afeto e diversão.

Importância da leitura

Durante a primeira infância, as crianças são pequenas contadoras de histórias. Para auxiliar no desenvolvimento pleno dos estudantes, incentive que eles criem narrativas sobre o mundo a sua volta. 

A imaginação, habilidade importante para o ato de brincar, está presente em todas as crianças. Sejam elas mais tímidas ou mais falantes. 

Assim, o desenvolvimento da competência leitora, da literacia visual, da criatividade e da imaginação passam por experiências de leitura diversificadas. 

Dicas para começar

- Momentos de leitura

A mediação da leitura é importante durante a primeira infância e deve ser um momento de muita troca e afeto entre as crianças e suas famílias.

Assim, nossa primeira sugestão é escolher um momento do dia para a leitura. Pode ser no fim da tarde, antes de dormir, durante o passeio diário para a biblioteca. 

Vale uma atenção especial para a leitura digital: para crianças de dois a cinco anos, o recomendado é uma hora de exposição diária em frente às telas.

- Alternando quem lê

Uma ótima atividade para engajar na leitura é separar momentos em que os responsáveis leem e em que os alunos leem. Assim, eles são incentivados a descobrir as palavras e interpretar a narrativa.

Para as crianças que ainda não passaram totalmente pelo processo de alfabetização, vale interpretar as imagens do livro ou inventar vozes para os personagens. Temos certeza que essas brincadeiras engajaram bastante as crianças na leitura!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Ideias de leitura e brincadeiras educativas

1 - O menino que queria virar vento

No livro O menino que queria virar vento, do autor Pedro Kalil Auad, a saudade por uma amiga que mora longe faz um menino se transformar em vento para visitá-la. Dessa forma, ela viaja pelo ar até encontrá-la.

Após a leitura, sugerimos uma atividade de desenho em família. Para começar, pergunte para a criança o que significa a palavra saudade para ela. As crianças podem surpreender com sua interpretação do mundo.

Em seguida, com papel e lápis de cor a postos, sugira que a criança desenhe a palavra saudade. Qual a cor que a saudade tem? Deixe que a criança crie livremente. Em seguida, mostre os desenhos feitos pelos pais e seus filhos para as pessoas que deixam saudade.

2 - ABCDinos

O livro ABCDinos, de Celina Boddenmuller e Luiz Eduardo Anelli, traz um abecedário poético sobre os dinossauros que habitaram as diferentes partes do planeta.

E se os pais e crianças juntos criassem seres parecidos com os dinossauros utilizando pregadores de varal? Para a brincadeira indicada, convide a criança a criar novos personagens para a história utilizando os pregadores.

É possível também utilizar canetinhas para decorar as esculturas que forem surgindo. Além disso, as crianças podem criar novas histórias com as esculturas e bonecos criados. Não esqueçam do cenário!

3 - A grande fábrica de palavras

Esse livro, escrito por Agnès de Lestrade, conta a história de um lugar onde as palavras só podem ser usadas depois de compradas. Assim, o personagem principal sofre por não ter o dinheiro suficiente para comprar todas as palavras que expressariam seu amor por outra personagem.

O texto mostra a magia das palavras e a força que as mesmas possuem no fortalecimento das relações humanas.

Após a leitura, indicamos uma roda de conversa com as crianças para refletirem juntos sobre o valor das palavras. Separem folhas de papel e peça para que as crianças escrevam nelas as palavras mais valiosas para elas.

Em seguida, transforme essas folhas com as palavras escritas em aviõezinhos de papel e brinque de corrida de aviões em um canto da casa. Qual palavra será que vai mais longe?

4 - Sulwe

Escrito por Lupita Nyong'o, a obra conta a história de uma menina que descobre sua beleza única e que seu brilho pode levá-la para qualquer lugar, além da aventura que é a auto-descoberta.

Inspirados na história de Sulwe, que tal propor para a criança a pintura de um auto-retrato? Você pode usar tinta, giz de cera, lápis de cor… 

Durante a conversa, é interessante mostrar para a criança que existem muitas cores para representar os tons de pele, valorizando a diversidade. Que cor de tinta a criança vai escolher para representar a própria pele? Incentive a reflexão sobre o assunto.

5 - Dentro do escuro mora um segredo

Um dos medos mais comuns durante a infância é o medo do escuro. Cabe aos pais ter paciência e acolhimento com as crianças nesses momentos. 

O livro Dentro do escuro mora um segredo, da autora Alessandra Roscoe, narra exatamente esse medo, de um modo sensível. Na história, duas gerações representadas pelo neto e seu avô mostram as diferentes relações com o escuro.

Ao final da leitura do livro, pegue uma lanterna (pode ser a do celular) e brinque de luz e sombra, criando seres com as mãos. É possível também realizar um teatro de sombras, indo até onde a imaginação permitir. 

Essas foram nossas dicas para as férias escolares! Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com as famílias neste período.

Ah, você também pode assistir esse conteúdo no formato de vídeo:

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Entenda o que são tecnologias educacionais e como implementar na escola

Descubra as tecnologias educacionais e sua implementação na escola. Benefícios, exemplos e como a Árvore pode impulsionar o superpoder da leitura. Confira agora

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar