Descubra como preparar seus alunos para o conteúdo digital

No items found.

O conteúdo digital democratizou o acesso à informação. Ele permite que qualquer cidadão saiba dos fatos relevantes do dia a dia. Porém, não se pode negar que a alta disponibilidade traz alguns desafios, como a propagação das fake news.Diante desse cenário, a responsabilidade da escola se torna ainda maior. Ela tem papel fundamental quanto à conscientização dos estudantes para uma cultura tolerante. Além disso, é seu dever ajudá-los no desenvolvimento do uso e estratégias para o uso consciente das tecnologias e de todo conteúdo digital.Como a escola pode fazer isso e preparar seus alunos? Esse é o tema deste post. Confira!

Por que é importante levar o conteúdo digital para a escola?

Até pouco tempo atrás, grande parte da informação publicada era verificada de alguma forma. O livro didático, por exemplo, abordava as diferentes disciplinas escolares a partir da visão e conhecimento de especialistas. As notícias também passavam pelo processo de crivo dos meios de comunicação tradicionais.Atualmente, qualquer pessoa pode produzir e disseminar conteúdo por meio de um blog ou até mesmo das redes sociais. Assim, existe potencialmente um risco maior de o leitor se deparar com informações equivocadas ou, no mínimo, não verificadas.Considerando que os alunos entram em contato diariamente com conteúdo digital, é essencial que a escola os prepare para avaliá-lo a partir de uma perspectiva crítica. Dessa forma, ela contribui para que os estudantes não baseiem suas crenças em conteúdos sem fundamento.

Como preparar os alunos para conteúdo digital?

Diante dessa necessidade, selecionamos algumas sugestões para que a escola prepare o aluno para o conteúdo digital.

Analise o conteúdo digital na sala de aula

Os alunos têm contato com os temas da atualidade de diversas formas e a partir de diversas fontes. Todas as temáticas atuais estão nas conversas familiares e nos programas de televisão, às vezes carregados de preconceitos ou posições não embasadas.Cabe ao professor trazer esses temas para a sala de aula e mostrar estratégias para analisá-los. Vale lembrar que o educador não deve trazer uma avaliação pronta, mas comparar, junto com os alunos, as informações expostas nas postagens e comentários com aquelas publicadas por fontes verificadas.

Aborde o processo de produção jornalística

O conhecimento do processo de produção jornalística pode ajudar os alunos a consumirem o conteúdo digital com maior criticidade. É importante que eles saibam o que um meio de comunicação sério faz antes de divulgar uma notícia e como essas etapas são necessárias para não comprometer a qualidade da informação.

Desenvolva um projeto de alfabetização midiática

O aluno constrói um processo para avaliar criticamente as informações quando alguém o ensina a fazer isso. Por isso, a escola deve assumir esse papel e desenvolver projetos para ensinar a ele que, ao consumir conteúdo digital, é necessário:

  • reconhecer a diferença entre jornalismo e outros tipos de informação;
  • diferenciar notícias de opiniões;
  • analisar a diferença entre afirmação e verificação / evidência e inferência;
  • avaliar dados baseados na qualidade das evidências e confiabilidade das fontes;
  • aplicar esses princípios ao ter contato com qualquer conteúdo.

Ficou interessado em orientar seus alunos em relação a conteúdo digital? Confira ainda nosso vídeo no YouTube que falamos sobre como ensinar a leitura crítica de notícias.

No items found.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

aluno participando de atividade em sala de aula
Professores

Como motivar os alunos a aprender: 6 dicas simples e infalíveis

Neste post, oferecemos seis dicas para engajar os alunos na própria aprendizagem e ter estudantes mais ativos, participativos e presentes nas aulas. Confira!

Continuar
aluno engajado em sala de aula
Professores

4 estratégias para melhorar o desempenho dos alunos!

Quer saber como melhorar o desempenho de seus alunos em sala de aula? Neste post, você confere dicas práticas de como fazer seus alunos se engajarem!

Continuar