Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Saiba preparar seus alunos para o conteúdo digital

Saiba preparar seus alunos para o conteúdo digital

18 out 2018
2 min
Post modificado em:
5/9/2022

O conteúdo digital democratizou o acesso à informação. Ele permite que qualquer cidadão saiba dos fatos relevantes do dia a dia. Porém, não se pode negar que a alta disponibilidade traz alguns desafios, como a propagação das Fake News. Diante desse cenário, a responsabilidade da escola se torna ainda maior. Ela tem papel fundamental quanto à conscientização dos estudantes para uma cultura tolerante. Além disso, é seu dever ajudá-los no desenvolvimento do uso e estratégias para o uso consciente das tecnologias e de todo conteúdo digital.

Como a escola pode fazer isso e preparar seus alunos? Esse é o tema deste post. Confira!

Por que é importante levar o conteúdo digital para a escola?

Até pouco tempo atrás, grande parte da informação publicada era verificada de alguma forma. O livro didático, por exemplo, abordava as diferentes disciplinas escolares a partir da visão e conhecimento de especialistas. As notícias também passavam pelo processo de crivo dos meios de comunicação tradicionais.

Atualmente, qualquer pessoa pode produzir e disseminar conteúdo por meio de um blog ou até mesmo das redes sociais. Assim, existe potencialmente um risco maior de o leitor se deparar com informações equivocadas ou, no mínimo, não verificadas.

Considerando que os alunos entram em contato diariamente com conteúdo digital, é essencial que a escola os prepare para avaliá-lo a partir de uma perspectiva crítica. Dessa forma, ela contribui para que os estudantes não baseiem suas crenças em conteúdos sem fundamento.

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!

Como preparar os alunos para conteúdo digital?

Diante dessa necessidade, selecionamos algumas sugestões para que a escola prepare o aluno para o conteúdo digital.

Analise o conteúdo digital na sala de aula

Os alunos têm contato com os temas da atualidade de diversas formas e a partir de diversas fontes. Todas as temáticas atuais estão nas conversas familiares e nos programas de televisão, às vezes carregados de preconceitos ou posições não embasadas.

Cabe ao professor trazer esses temas para a sala de aula e mostrar estratégias para analisá-los. Vale lembrar que o educador não deve trazer uma avaliação pronta, mas comparar, junto com os alunos, as informações expostas nas postagens e comentários com aquelas publicadas por fontes verificadas.

Aborde o processo de produção jornalística

O conhecimento do processo de produção jornalística pode ajudar os alunos a consumirem o conteúdo digital com maior criticidade. É importante que eles saibam o que um meio de comunicação sério faz antes de divulgar uma notícia e como essas etapas são necessárias para não comprometer a qualidade da informação.

Desenvolva um projeto de alfabetização midiática

O aluno constrói um processo para avaliar criticamente as informações quando alguém o ensina a fazer isso. Por isso, a escola deve assumir esse papel e desenvolver projetos para ensinar a ele que, ao consumir conteúdo digital, é necessário:

  • reconhecer a diferença entre jornalismo e outros tipos de informação;
  • diferenciar notícias de opiniões;
  • analisar a diferença entre afirmação e verificação / evidência e inferência;
  • avaliar dados baseados na qualidade das evidências e confiabilidade das fontes;
  • aplicar esses princípios ao ter contato com qualquer conteúdo.

Ficou interessado em orientar seus alunos em relação a conteúdo digital? Confira ainda nosso vídeo no YouTube que falamos sobre como ensinar a leitura crítica de notícias.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Professores

8 livros de Paulo Freire para pensar educação

Entre em contato com os livros de Paulo Freire. Preparamos uma lista com os principais títulos para conhecer o trabalho do educador.

Continuar
Professores

6 dicas para aulas online engajadoras. Confira já!

Está com dificuldades de engajar seus alunos nas aulas online? Neste post, a gente dá dicas práticas de como manter o engajamento no ensino remoto.

Continuar