![Aluna utilizando Tablet](https://cdn.prod.website-files.com/61155c49f7b752051f9f05b0/62d9757fa30925111e695d03_038f210f-3d82-4414-9193-35ccdcf9e1f2.webp)
O conteúdo digital democratizou o acesso à informação. Ele permite que qualquer cidadão saiba dos fatos relevantes do dia a dia. Porém, não se pode negar que a alta disponibilidade traz alguns desafios, como a propagação das Fake News. Diante desse cenário, a responsabilidade da escola se torna ainda maior. Ela tem papel fundamental quanto à conscientização dos estudantes para uma cultura tolerante. Além disso, é seu dever ajudá-los no desenvolvimento do uso e estratégias para o uso consciente das tecnologias e de todo conteúdo digital.
Como a escola pode fazer isso e preparar seus alunos? Esse é o tema deste post. Confira!
Por que é importante levar o conteúdo digital para a escola?
Até pouco tempo atrás, grande parte da informação publicada era verificada de alguma forma. O livro didático, por exemplo, abordava as diferentes disciplinas escolares a partir da visão e conhecimento de especialistas. As notícias também passavam pelo processo de crivo dos meios de comunicação tradicionais.
Atualmente, qualquer pessoa pode produzir e disseminar conteúdo por meio de um blog ou até mesmo das redes sociais. Assim, existe potencialmente um risco maior de o leitor se deparar com informações equivocadas ou, no mínimo, não verificadas.
Considerando que os alunos entram em contato diariamente com conteúdo digital, é essencial que a escola os prepare para avaliá-lo a partir de uma perspectiva crítica. Dessa forma, ela contribui para que os estudantes não baseiem suas crenças em conteúdos sem fundamento.
![](https://cdn.prod.website-files.com/61155c49f7b752051f9f05b0/630cc14c81ab101e072faa30_thumb-planejamento-escolar-2023.webp)
Planilha pronta para uso!
Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.
Baixe agora!Como preparar os alunos para conteúdo digital?
Diante dessa necessidade, selecionamos algumas sugestões para que a escola prepare o aluno para o conteúdo digital.
Analise o conteúdo digital na sala de aula
Os alunos têm contato com os temas da atualidade de diversas formas e a partir de diversas fontes. Todas as temáticas atuais estão nas conversas familiares e nos programas de televisão, às vezes carregados de preconceitos ou posições não embasadas.
Cabe ao professor trazer esses temas para a sala de aula e mostrar estratégias para analisá-los. Vale lembrar que o educador não deve trazer uma avaliação pronta, mas comparar, junto com os alunos, as informações expostas nas postagens e comentários com aquelas publicadas por fontes verificadas.
Aborde o processo de produção jornalística
O conhecimento do processo de produção jornalística pode ajudar os alunos a consumirem o conteúdo digital com maior criticidade. É importante que eles saibam o que um meio de comunicação sério faz antes de divulgar uma notícia e como essas etapas são necessárias para não comprometer a qualidade da informação.
Desenvolva um projeto de alfabetização midiática
O aluno constrói um processo para avaliar criticamente as informações quando alguém o ensina a fazer isso. Por isso, a escola deve assumir esse papel e desenvolver projetos para ensinar a ele que, ao consumir conteúdo digital, é necessário:
- reconhecer a diferença entre jornalismo e outros tipos de informação;
- diferenciar notícias de opiniões;
- analisar a diferença entre afirmação e verificação / evidência e inferência;
- avaliar dados baseados na qualidade das evidências e confiabilidade das fontes;
- aplicar esses princípios ao ter contato com qualquer conteúdo.
Ficou interessado em orientar seus alunos em relação a conteúdo digital? Confira ainda nosso vídeo no YouTube que falamos sobre como ensinar a leitura crítica de notícias.