Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Leitura no Brasil: qual o cenário atual?

Leitura no Brasil: qual o cenário atual?

7 dez 2021
3 min
Post modificado em:
1/9/2022

O hábito de ler é muito importante para o desenvolvimento criativo e intelectual de crianças e adultos. Pensando nisso, vale a pena buscar entender qual o cenário atual da leitura no Brasil.

Isso porque conhecer esse cenário e perceber que mudanças precisam ser feitas têm ajudado muitos professores a pensarem em estratégias inovadoras para despertar o interesse de seus alunos, bem como da comunidade na qual estão inseridos. Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o assunto!

Mudança de hábito do povo brasileiro

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2019 revelou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Entre os que mais deixaram de ler estão as classes altas da Região Sudeste. Em contrapartida, as crianças são as que têm se dedicado mais à leitura nesses últimos anos.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

Contribuição da tecnologia para a leitura no Brasil

Na era tecnológica, é cada vez mais comum a procura por meios inovadores para ler. Muitos têm optado por fazer isso usando livros digitais em seus smartphones e tablets. Há algum tempo, ler demandava disposição para ir a uma biblioteca, procurar o tema desejado, emprestar o livro, renovar o empréstimo e devolver. A tecnologia facilitou —  e muito  —  esse fluxo.

Atualmente, basta pesquisar na internet quais os livros adequados, de acordo com o seu interesse, e comprá-los em formato digital ou, em alguns casos, baixá-los sem custo.Dessa forma, o material estará sempre disponível em um dispositivo eletrônico, sem a necessidade de devolver ou mesmo renovar o empréstimo.

Perfil dos leitores mais frequentes

Ao observar os dados da população que lê, no Brasil, fica claro que os jovens leem com maior frequência do que as pessoas de mais idade. A faixa de 5 a 10 anos foi a única que teve um aumento em número de leitores.

Além disso, o gosto pela leitura é também influenciado pela renda familiar, o grau de escolaridade e o lugar onde a pessoa vive. Por exemplo, quem vive na zona urbana ou pertence às classes sociais A e B ainda lê mais do que os moradores da zona rural ou os que são das classes mais baixas, D e E, mesmo que o número total tenha caído nos últimos anos.

Gêneros mais lidos

O principal livro de interesse das pessoas é a Bíblia. Cerca de 42% dos entrevistados pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística  —  IBOPE —  leram pelo menos partes dela nos meses que antecederam a pesquisa. Livros de gênero religioso alcançam o interesse de 22% dos entrevistados, o que os deixa no mesmo patamar dos contos e romances, que têm porcentagem similar.

Leitores digitais: confira pesquisa sobre assunto

Uma pesquisa realizada pela Árvore, solução digital de leitura, mostra também alguns comportamentos em relação aos leitores nas escolas e com a mediação de plataformas digitais. A combinação da tecnologia e apoio dos educadores, por exemplo, mostram um maior engajamento na leitura.

Quer ler a pesquisa completa? Confira nosso post sobre o tema!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Leitura

Educação Adventista: como a leitura pode ser aliada

Como a leitura pode ser trabalhada na Educação Adventista e qual a sua importância para escolas da rede? Confira neste post!

Continuar
Leitura

Por que ler os clássicos da literatura?

Neste post, oferecemos para você cinco motivos para ler os clássicos da literatura e porque eles são importantes na formação de leitores. Confira!

Continuar