Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Qual é a importância da leitura e da escrita na era digital?

Qual é a importância da leitura e da escrita na era digital?

3 jan 2024
4 min
Post modificado em:
3/1/2024

A importância da leitura e da escrita na era digital é inegável. Gestor, você sabe o que é letramento digital? Descubra mais a seguir!

A importância da leitura e da escrita na era digital

O conceito de "letramento" refere-se à capacidade de ler e escrever, atendendo às exigências sociais relacionadas a essas práticas.

A tecnologia digital mudou nossa cultura e a forma como nos relacionamos com o mundo e a linguagem.

No contexto contemporâneo, a comunicação, a informação, a interação e o diálogo estão presentes no ambiente virtual. Ler na internet envolve interpretar imagens, vídeos e até analisar mais de um texto ao mesmo tempo.

A leitura digital ocorre em dispositivos eletrônicos, como tablets, computadores, smartphones e e-readers. Recursos como links, vídeos, busca fácil e personalização de formatação, iluminação, tamanho ou fonte afetam a interação do leitor com o conteúdo.

Já a escrita digital apresenta dinâmicas únicas. Ela pode ser realizada em redes sociais, plataformas eletrônicas, editores de texto online e outros ambientes digitais. A escrita digital é superior à escrita em papel por três motivos principais.

Primeiro, é fácil de editar, o que significa que é possível corrigir erros e fazer alterações rapidamente. A escrita digital permite colaboração em tempo real, várias pessoas podem trabalhar juntas em um documento ao mesmo tempo.

Por fim, a escrita digital também inclui recursos multimídia, como vídeos e imagens, o que torna a comunicação mais rica e envolvente.

Letramento digital e a escola

Na escola, é importante incentivar o desenvolvimento das habilidades necessárias para usar as tecnologias digitais de forma responsável.

O letramento digital é dominar as ferramentas e aprender em uma sociedade. Nessa sociedade, as práticas de leitura e escrita usam tecnologias digitais e mídias.

É somente através do letramento digital que os nossos estudantes estarão aptos a utilizar as mídias de maneira responsável e crítica. Conforme aponta a BNCC em sua competência geral 5, é importante:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Gestor, torne a leitura e a escrita mais importantes na era digital. Isso preparará os alunos para os desafios atuais e os capacitará a se destacarem em um mundo digitalizado.

1 - Adoção de plataformas digitais

Ao considerar a implementação de uma plataforma digital na sua instituição, é crucial mapear as necessidades específicas da escola. Isso envolve identificar áreas que demandam suporte digital e a avaliação das metas educacionais. A consulta frequente à equipe pedagógica é essencial para revelar desafios e oportunidades únicas no contexto escolar.

A análise de custo-benefício a curto, médio e longo prazo também é um passo importante na escolha de uma plataforma digital. Além disso, gestores devem priorizar a segurança e privacidade de dados de toda a comunidade escolar, em conformidade com regulamentações locais.

As ferramentas selecionadas devem, ainda, complementar o conteúdo programático, enriquecendo o aprendizado sem sobrecarregar professores e alunos.

Escolha recursos fáceis de usar. Esses recursos devem poder ser ampliados. Isso garantirá uma boa experiência para o usuário. Além disso, facilitará o uso da tecnologia na educação e a alfabetização digital.

2 - Formação de professores

Maria Teresa Freitas, autora do artigo “Letramento digital e formação de professores", destaca a importância da leitura e da escrita na era digital. Segundo a pesquisadora, o professor precisa usar a tecnologia de forma criativa e construtiva na escola, indo além do básico.

A pesquisadora ressalta que educadores devem transformar as suas salas de aula em ambientes de construção e aprendizagem compartilhada. Além de reconhecer que os alunos trazem consigo experiências dos ambientes digitais, seja por meio de música, vídeos, posts ou matérias jornalísticas.

Freitas destaca o papel indispensável do professor como mediador e problematizador do conhecimento. É preciso uma abordagem educacional em que o professor também aprende com o aluno.

A gestão escolar desempenha um papel importante ao apoiar e promover a formação contínua de seus professores. Uma prática eficaz é estimular a participação em cursos e facilitar a realização de palestras. Além de debates durante as reuniões de planejamento, integrando ativamente discussões sobre o tema no cotidiano escolar.

3 - Educação midiática e o currículo escolar

Não podemos falar sobre a importância da leitura e da escrita na era digital sem falar sobre o combate às fake news. Um estudo conduzido em 2018 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) revelou que as notícias falsas se propagam mais rápido.

Constatou-se que as fake news têm uma probabilidade 70% maior de serem retuitadas em comparação com as notícias verdadeiras. Além disso, verificou-se que uma notícia verídica leva seis vezes mais tempo para atingir uma audiência de cerca de 1.500 pessoas.

Em um contexto em que a informação circula online, a BNCC incorporou o que denominou de “Campo jornalístico-midiático” na área de Linguagens.

Este campo de conhecimento busca o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como escuta, leitura e produção de textos. Além de reconhecer a necessidade de preparar os estudantes para interagir de forma ética com o cenário midiático contemporâneo.

A aprendizagem no "Campo jornalístico-midiático" adquire uma relevância maior devido à urgência de capacitar os alunos a lidarem com as fake news.

É essencial que os estudantes desenvolvam a habilidade de discernir informações confiáveis de conteúdos enganosos. Isso irá fortalecer a sua capacidade de navegar de maneira informada e crítica no ambiente digital.


Gestor, esperamos que o texto de hoje tenha apoiado as suas reflexões sobre a importância da leitura e da escrita na era digital. Leia também o nosso artigo Educação Midiática e BNCC na sala de aula. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Quem nunca julgou um livro pela capa?

Se você já passou pela situação de julgar um livro pela capa, não é só com você! Este artigo aborda a temática e o porquê da interpretação do que vemos.

Continuar
Leitura

Veja como trabalhar leitura em diferentes disciplinas

Sabemos que pode ser desafiador incentivar a leitura em diferentes disciplinas. Mas se deseja encarar esse desafio, você está no lugar certo. Vem com a gente!

Continuar