Blog da Árvore
Leitura
Leitura colaborativa: como usar em sala de aula?

Leitura colaborativa: como usar em sala de aula?

5 de fevereiro de 2019
5 minutos
Post modificado em:
9/9/2021

A leitura colaborativa ou compartilhada é um exemplo de estratégia que favorece o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. Por essa razão, a prática é destaque nas aulas de muitos professores. Se a leitura colaborativa ainda não faz parte da sua prática pedagógica em sala de aula, não perca este post!

Vamos falar sobre o conceito e sua importância, explicar o papel do professor no processo dialógico entre leitor e o texto e mostrar algumas dicas para que a mediação seja produtiva e alcance os objetivos propostos. Confira!

O que é leitura colaborativa?

A leitura colaborativa é uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema. Portanto, nesse caso, o foco é conscientizar os estudantes em relação ao processo necessário para compreender as ideias e intenções do autor.

Dessa forma, a leitura colaborativa tem um caráter mais reflexivo e as estratégias utilizadas devem observar essa característica. Elas podem incluir a avaliação de conhecimentos prévios da turma sobre um tema, levantamento de antecipações e inferências, identificação dos valores apresentados pelo autor e identificação de relações de intertextualidade e interdiscursividade, entre outras.

Qual é a importância da leitura colaborativa?

Como já foi dito, essa estratégia não está focada no produto, mas no processo. Portanto, o conteúdo explorado é a própria leitura e sua prática contribui para melhorar a proficiência dos alunos nesse requisito.

A leitura colaborativa tem, efetivamente, o papel de “ensinar o aluno a ler”. Por meio dessa atividade, o professor mostra quais são as estratégias para que o contato entre o leitor e o texto vá além da decifração do código. Ele precisa orientar os estudantes e prepará-los para utilizarem procedimentos e comportamentos leitores que os capacitem a atribuir sentido ao que foi escrito pelo autor.

Qual é o papel do professor na leitura colaborativa?

O professor tem um papel fundamental para o sucesso da leitura colaborativa. A mediação deve acontecer de forma consciente e sem improviso, orientada para que se atinjam os objetivos propostos para aquela atividade. É preciso que o professor elabore uma estratégia que não visa mediar apenas a leitura da obra em foco. É seu papel atuar como uma espécie de embaixador do mundo mágico criado pelo autor.

Nesse momento, o professor precisa ampliar a visão dos alunos em relação ao contexto necessário para compreender a obra. Ele deve familiarizá-los com as características do período histórico retratado, com o estilo do autor e com outras referências que favorecem a interpretação do texto. Porém, o grande desafio do professor é fazer com que os alunos realmente discutam o que foi lido, que comentem o que entenderam do texto e o sentido atribuído. Esse é o verdadeiro enfoque da proposta. É dessa forma que se constrói, coletivamente, um sentido mais amplo para a obra.

Quando o aluno lê um texto sozinho, atribui um sentido a ele. Para isso, mobilizou seus próprios conhecimentos prévios, saberes sobre o gênero utilizado ou sobre o autor, realizou inferências e antecipou fatos. O resultado dessa interação vai muito além das palavras escritas pelo autor, que são ressignificadas e avaliadas de acordo com a experiência do leitor.

No entanto, a leitura compartilhada amplia esse significado. O aluno ouve as interpretações de outros alunos, analisa os argumentos apresentados e forjados diante de experiências diferentes. Isso faz com que ele perceba outros pontos de vista, o que faz com que reveja seus próprios conceitos e obtenha um dos três resultados possíveis: modificação, ampliação ou reforço.

Portanto, o professor é o agente que, com sua intervenção planejada, promove todo esse intercâmbio de informações e provoca transformações. Cabe a ele instigar os alunos e estimulá-los à reflexão, tornando essa experiência realmente enriquecedora do ponto de vista pessoal e educacional.

Como fazer uma boa mediação durante a leitura compartilhada?

Algumas ações são muito importantes para garantir que a mediação durante a leitura compartilhada seja adequada e produtiva. Por isso, selecionamos as principais, a seguir.

Planeje cuidadosamente a atividade

O professor deve escolher com antecedência o texto e as perguntas de acordo com o objetivo proposto para aquela atividade. Se o educador planeja mostrar aos alunos a importância da inferência, por exemplo, uma das alternativas que ele tem é utilizar anedotas para essa leitura compartilhada.

Da mesma forma, é possível utilizar vários gêneros para atingir outros objetivos. Textos jornalísticos podem ser utilizados para destacar a articulação da linguagem verbal com outras, já que podem ser relacionadas com gráficos, fotografias, linhas do tempo, tabelas, entre outros.

Crie um clima que favoreça a liberdade

Como já comentamos, a atribuição de significado ao texto depende muito da experiência pessoal do leitor. O compartilhamento desses pontos de vista é essencial para que o grupo entenda as diferenças. Porém, esse tipo de diálogo só acontece em um ambiente em que os alunos se sentem seguros para expressar suas ideias, sem o receio de julgamentos ou recriminações.

Por isso, o professor deve criar um clima de liberdade, em que cada um sente que pode expressar livremente suas ideias e percepções. Dessa forma, eles não terão receio de demonstrar qual é a resposta afetiva provocada pelo texto, tornando o debate muito mais profundo e significativo.

Realize pausas protocoladas

Na pausa protocolada, o professor planeja interrupções estrategicamente para que o aluno faça inferências e previsões de acordo com as informações já vistas no texto. Com isso, ele apresenta um trecho de cada vez, interrompe a leitura e faz perguntas para avaliar se os estudantes compreenderam a parte em questão e o que eles acreditam que acontecerá a seguir.

Assim, ele retoma e interrompe a leitura em momentos cruciais. Cada parada tem uma série de perguntas, algumas trabalhando a questão da antecipação e outras que avaliam por que suposições anteriores se confirmaram ou não. Esse processo faz com que os alunos façam deduções sobre o texto, permite que prestem atenção em detalhes que passariam despercebidos no ato individual e favorece a análise textual.

Organize as falas

Nem sempre os alunos sabem expressar suas ideias da melhor maneira, mesmo que elas sejam muito interessantes. Crie estratégias para reformular, sintetizar ou recapitular o que eles dizem, ajudando-os a organizarem as falas.

Vale a pena destacar que a leitura colaborativa é uma estratégia fundamental para promover o entendimento do texto. Incorporá-la à prática pedagógica em sala de aula garante os mesmos benefícios quando se trata de estudar e compreender textos de todos os gêneros, principalmente porque desenvolve a compreensão leitora como um todo.

Gostou do post e acredita que ele contribuirá para melhorar sua prática pedagógica? Então, continue aqui no blog e confira um artigo que mostra o que é melhor para ensinar e entreter: leitura digital ou impressa? Leia e descubra a resposta!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Como trabalhar leitura na alfabetização?

Neste post, especialistas do time Pedagógico da Árvore falam sobre como e quais os melhores caminhos para trabalhar a leitura na etapa da alfabetização.

Continuar
Leitura

Como a leitura melhora a relação da família na escola?

Confira neste post como a leitura pode melhorar e engajar mais a participação da família na escola. Com dicas práticas!

Continuar